Galinheiras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada. Foi sugerido que adicionasse esta.


Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Fevereiro de 2008). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Galinheiras é um bairro da freguesia de Santa Clara, na cidade de Lisboa, em Portugal.[1][2]

Galinheiras é um bairro onde se misturam muitas etnias e culturas diferentes.

Um bairro periférico onde vivem pessoas, na sua maioria, economicamente desfavorecidas. Aqui habitam portugueses, indivíduos de origem africana e de etnia cigana, e mais recentemente, indivíduos de origem chinesa e Indiana. Este bairro inserido à margem de Lisboa tem uma riqueza cultural imensa e uma identidade inconfundível.

Embora o Bairro das Galinheiras seja conotado como perigoso, tem alguns traços culturais evidentes, como o espírito de bem receber reconhecido aos portugueses.

Pode-se conhecer a gastronomia nas tradicionais tascas e os muitos projectos desenvolvidos neste bairro. Como exemplo a Academia de Jiu-Jitsu e Vale Tudo (NARÉ FIGHTERS) inserida no coração do bairro, sob a direcção do mestre João Naré, que tem desenvolvido um trabalho de mérito com jovens problemáticos dos mais variados bairros das franjas de Lisboa.

Uma das características mais marcantes do bairro das Galinheiras é a feira realizada aos domingos de manhã, que inicialmente ocupava a principal artéria do bairro e, mais tarde, uma zona exclusiva para o efeito, neste caso a "famosa feira" das Galinheiras.

Referências

  1. sítio portugalio.com (Data desconhecida). «Largo das Galinheiras». Consultado em 15 de Novembro de 2012  Verifique data em: |data= (ajuda)
  2. cm-lisboa.pt (Setembro de 2009). «Plano de Pormenor das Galinheiras» (PDF). Consultado em 15 de Novembro de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre Lugares e Bairros, integrado no Projecto Grande Lisboa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.