Casal Ventoso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Casal Ventoso é um bairro da cidade de Lisboa, que envolve as freguesias de Alcântara, Prazeres e Santo Condestável. Fundado nos princípios do século XX, este local adquiriu destaque no seio da sociedade portuguesa devido ao facto de possuir diversos problemas de delinquência, tais como o tráfico e consumo de drogas e prostituição.

O ambiente degradante do bairro marcado por edifícios desgastados, desalojados a morar em barracas, ausência de higiene e condições sociais insuportáveis levaram a um processo de realojamento da população, que veio a concluir-se no ano de 1999, para que se pudesse iniciar uma reconstrução do bairro, de modo a criar uma zona habitável agradável, com espaços verdes, arruamentos, ruas abertas ao trânsito e com uma redução dos problemas relacionados com a criminalidade e insegurança, que se finalizou já no século XXI.

A questão dos problemas com as drogas não se extinguiu, porém reduziu-se após a reconstrução deste bairro e o reforço do policiamento.

Cultura[editar | editar código-fonte]

  • Ricardo Quaresma é um futebolista português que cresceu no bairro do Casal Ventoso.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Fernandes, J. (2014). Casal Ventoso Há 15 anos Lisboa exterminou o hipermercado da droga. Retrieved 29 March, 2020, from https://ionline.sapo.pt/artigo/379048/casal-ventoso-ha-15-anos-lisboa-exterminou-o-hipermercado-da-droga-?seccao=Portugal
  2. Fcsh +lisboa. (2017). O estigma do Casal Ventoso: paradigma de uma maleita social. Retrieved 29 March, 2020, from https://maislisboa.fcsh.unl.pt/o-estigma-do-casal-ventoso-paradigma-de-uma-maleita-social/