Portal:Açores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal Coat of arms of the Azores.svg Açores
 ver · editar Açores  
Flag of the Azores.svg

Os Açores, oficialmente designados por Região Autónoma dos Açores, são um arquipélago transcontinental e um território autónomo da República Portuguesa, situado no Atlântico nordeste, dotado de autonomia política e administrativa consubstanciada no Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores. Os Açores integram a União Europeia com o estatuto de região ultraperiférica do território da União, conforme estabelecido nos artigos 349.º e 355.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia.


Ler mais...

 ver · editar Artigo em destaque
Interior selvagem da ilha Terceira

A Terceira é uma das nove ilhas dos Açores, integrante do chamado "Grupo Central". O seu nome pode ser uma alusão a ter sido esta a "terceira" das ilhas do arquipélago a ser descoberta, após as de Santa Maria e de São Miguel mas sabe-se que o seu nome inicial era ilha de Jesus Cristo e que os primeiros colonizadores eram de origem judaica e que esse facto poderá ter ditado a alteração do nome da ilha. A ilha desempenhou papel de grande importância no estabelecimento e manutenção do Império Português, devido à sua localização geográfica em pleno Atlântico Norte.

A ilha tem as dimensões aproximadas de 29 quilómetros de comprimento por 18 quilómetros de largura, medindo o seu perímetro 90 quilómetros. Tem uma área de 402,2 quilómetros quadrados. O seu ponto mais alto está a 1021 metros acima do nível do mar, localizado na serra de Santa Bárbara, no lado Oeste.


Ler mais...

 ver · editar Sabia que...


 ver · editar Categorias
 ver · editar Biografias
Teofilo Braga.jpg

Joaquim Teófilo Fernandes Braga (Ponta Delgada, 24 de Fevereiro de 1843Lisboa, 28 de Janeiro de 1924) foi um político, escritor e ensaísta português. Estreia-se na literatura em 1859 com Folhas Verdes. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, fixa-se em Lisboa em 1872, onde lecciona literatura no Curso Superior de Letras (actual Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). Da sua carreira literária contam-se obras de história literária, etnografia (com especial destaque para as suas recolhas de contos e canções tradicionais), poesia, ficção e filosofia, tendo sido ele o introdutor do Positivismo em Portugal. Depois de ter presidido ao Governo Provisório da República Portuguesa, a sua carreira política terminou após exercer fugazmente o cargo de Presidente da República, em substituição de Manuel de Arriaga, entre 29 de Maio e 4 de Agosto de 1915.


Ler mais...

 ver · editar Imagem em destaque
Montanha do Pico, aspectos 5 ilha do Pico, Açores, Portugal.JPG
Ilha do Pico
fotografia de Luissilveira
A Ilha do Pico é a segunda maior ilha do Arquipélago dos Açores, no Atlântico Norte. Dista 8,3 quilómetros da Ilha do Faial e 15 km da Ilha de São Jorge. Tem uma superfície de 447 km²; uma lista de costa com 151,84 km de comprimento, um número 31 ilhéus entre grandes e pequenos. Conta com uma população residente de 14 806 habitantes (em 2001). Mede 42 km de comprimento por 20 km de largura.
 ver · editar Tópicos


 ver · editar Wikimedia
Wikimedia-logo.svg
Açores no Commons Açores no Commons
Imagens e mídia
Açores no Wikcionário Açores no Wikcionário
Definições
Açores no Wikilivros Açores no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Açores no Wikinotícias Açores no Wikinotícias
Notícias
Açores no Wikiquote Açores no Wikiquote
Citações
Açores no Wikisource Açores no Wikisource
Biblioteca
Açores na Wikiversidade Açores na Wikiversidade
Recursos de aprendizado
 ver · editar Portais relacionados