Nelly Furtado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nelly Furtado
Furtado em premiação da Radio Regenbogen Award em 7 de abril 2017 na Alemanha.
Informação geral
Nome completo Nelly Kim Furtado
Nascimento 2 de dezembro de 1978 (38 anos)
Local de nascimento Victoria, Columbia Britânica
 Canadá
Nacionalidade canadiana
portuguesa
Gênero(s) Pop, hip hop, R&B, folk
Ocupação(ões) Cantora
Instrumento(s) Vocal, piano, violão, teclado, guitarra
Extensão vocal Soprano
Período em atividade 1996—presente
Outras ocupações Dançarina, compositora e atriz
Gravadora(s) Geffen Records, Nelstar
Afiliação(ões) Michael Jackson, Timbaland, Justin Timberlake, Missy Elliott, Calle 13, Juanes, Di Ferrero, Da Weasel, Anne Murray, James Morrison, Flo Rida, Julieta Venegas, Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Tiësto, Sara Tavares, K'naan, Michael Bublé
Influência(s) Madonna, Michael Jackson, Céline Dion, Cyndi Lauper
Influenciado(s) Dua Lipa
Página oficial NellyFurtado.com

Nelly Kim Furtado ComIH [1] (Victoria, 2 de dezembro de 1978[2]) é uma cantora, compositora e atriz luso-canadiana[3] (Brasil: luso-canadense), filha de emigrantes portugueses, mais propriamente da freguesia de Ponta Garça, São Miguel, Açores.[4][5]

Entre as suas canções mais bem-sucedidas está o seus primeiros singles, "I'm Like a Bird" (pelo qual ganhou um Grammy) e "Turn Off The Light", "Promiscuous" e "Say It Right" além de "All Good Things (Come to an End)" e "Give It To Me".

No ano de 2001, ela cantou junto com Missy Elliot, a canção Get Ur Freak na comemoração dos 30 anos de carreira solo de Michael Jackson Em 2003, Furtado lançou Folklore, que produziu três singles internacionais: "Powerless (Say What You Want)", "Try" e "Força". Três anos depois, em 2006, ela lançou o "Loose", um sucesso comercial em todo o mundo que conseguiu boas posições nas paradas musicais em diversos países, e até outubro de 2009, o álbum já havia vendido mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo, se tornando assim, o álbum mais vendido entre 2006-2007 e o 22º na década de 2000.

Conseguiu colocar três singles, "Promiscuous", "Say It Right" e "Give It to Me", no topo da tabela americana Billboard Hot 100. Depois de uma pausa de três anos, ela lançou seu primeiro álbum em espanhol , o "Mi Plan", recebendo assim o Latin Grammy pelo melhor álbum Vocal Pop Feminino. No dia 24 de março de 2010 realizou um show especial no Brasil no reality show Big Brother Brasil. Na ocasião, ela estava no país para um conjunto de shows que faria em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro, quando foi convidada para cantar no programa.[6][7]

Em 2010 fez uma participação especial na gravação do DVD: Ivete Sangalo no Madison Square Garden (Multishow ao Vivo) ao cantar "Where it Begins" com a estrela brasileira. Em 2012, lançou o álbum "The Spirit Indestructible", que traz influências de todos seus trabalhos como cantora. O trabalho rendeu a ela inúmeros prêmios e distinções, incluindo um Grammy, 10 Juno Awards, 3 MuchMusic Video Awards, 1 Latin Grammy e entre vários outras premiações. Tendo ela também uma estrela na famosa "Calçada da Fama do Canadá" (Canada's Walk of Fame). No dia 28 de Fevereiro de 2014, em Toronto, Furtado foi condecorada na "Ordem do Infante D. Henrique" por Aníbal Cavaco Silva, então presidente de Portugal.

Estreou em março de 2017 seu sexto álbum de estúdio intitulado The Ride, o álbum ganhou doze faixas. Seu primeiro single, foi intitulado Pipe Dreams, contando com um estilo alternativo que remete à década de 1980. O álbum apesar de recente, já no primeiro semestre de 2017 alcançou bom desempenho em lugares como Reino Unido, como mostra o UK Independent Albums (OCC). The Ride também rendeu à Furtado, premiação no  Radio Regenbogen Award. 

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nelly Furtado é filha de Maria Manuela e António José Furtado, açorianos[8] da Ilha de São Miguel - nomeadamente da freguesia de Ponta Garça, concelho de Vila Franca do Campo - que se estabeleceram no Canadá. Nelly fala, além do inglês, o português e o espanhol.[9]

Aprendeu a tocar trombone quando tinha nove anos de idade e o teclado quando tinha onze. Começou a compor as suas próprias canções quando tinha apenas treze anos.

Após terminar o ginásio, Furtado mudou-se para Toronto, definida pela cantora como "…o lugar onde se encontra tudo, onde se pode ser tudo". Lá onde formou o duo Nelstar* em 1997 com o músico local Tallisman. "Like", uma das canções do Nelstar* recebeu uma garantia do VideoFACT de que seria gravado um videoclipe, mas Furtado sentiu que o estilo musical do duo não apresentava a sua verdadeira personalidade e talento e o clip nunca foi lançado. Foi cantando no clube nocturno da cidade, o Lee's Palace, que Furtado conheceu o vocalista dos Philosopher Kings, Gerald Eaton. Este tornou-se um importante colaborador e co-produtor no álbum de estréia da cantora, Whoa, Nelly!, quando assinou contrato com a DreamWorks Records. Em 20 de setembro de 2003, Furtado deu à luz sua primeira filha, Nevis. O pai da criança é o seu ex-namorado Jasper Gahunia (conhecido por Lil'Jaz).

Casou-se a 19 de julho de 2008 com o engenheiro de som Demacio «Demo» Castellon. [10]

Em 2011, quando veio à tona que ela, bem como estrelas como Beyoncé, Usher e Mariah Carey, entre outros, haviam feito shows milionários para membros da família Kadafi, a pressão da opinião pública a fez ser a primeira a declarar oficialmente em seu twitter que fará doação da soma: "Em 2007, recebi um milhão do clã Kadafi para cantar por 45 minutos num show para convidados em um hotel na Itália (…) Vou doar essa soma."[11]

Nelly Furtado tem dupla nacionalidade: canadiana e portuguesa. No dia 13 de abril de 2017 confirmou a separação com o seu marido que mantinha uma relação amorosa já há 8 anos.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Whoa, Nelly![editar | editar código-fonte]

Whoa, Nelly! foi um dos álbuns Pop mais vendidos da sua categoria, com os singles "I'm Like a Bird", "Turn Off the light", "...On the Radio (Remember the days" e "Hey, man!". Este álbum valeu-lhe um Grammy pela melhor cantora Pop com a música "I'm Like a Bird" acompanhada do guitarrista Steve Vai. O mesmo álbum valeu-lhe também várias colaborações, sendo entre elas a mais famosa "Fotografía" com Juanes, onde Nelly pôde revelar o seu espírito latino.

Álbum de estréia, Whoa, Nelly!

Folklore[editar | editar código-fonte]

O segundo álbum de Furtado, Folklore, foi lançado em 25 de novembro de 2003. É o álbum mais alternativo da cantora, com elementos do folk, instrumentos indígenas canadenses, trechos em Português (em "Fresh Off the Boat" e "Força") e melodias menos convencionais. O cantor brasileiro Caetano Veloso compôs e cantou a faixa "Island of Wonder" ao lado de Nelly. O álbum também conta com a presença ilustre do Kronos Quartet, na faixa "One-Trick Pony", primeiro single de seu álbum. Os singles bem sucedidos foram "Powerless (Say What You Want)" e "Try". O álbum inclui, igualmente, a música "Força", escrita metade em Português e metade em Inglês, que foi escrita para ser o Hino Oficial do Campeonato Europeu de Futebol de 2004, que ocorreu em Portugal. No dia 4 de julho de 2004, Furtado interpretou a canção no Estádio da Luz em Lisboa para finalizar o Campeonato.

Nelly Furtado Mi Plan Tour na Alemanha.

Loose[editar | editar código-fonte]

O seu terceiro álbum, Loose, entrou nas lojas a 20 de junho de 2006. "Promiscuous" (em colaboração com o mentor de Justin Timberlake e Keri Hilson, Timbaland), "Maneater", "Te Busqué" (com Juanes) e "No Hay Igual" são os primeiros singles extraídos do álbum e foram lançados ao mesmo tempo, em diferentes partes do mundo. Loose veio com influência acentuada do hip hop e R&B e trouxe uma Nelly com uma imagem mais sensual, o que o deixou um pouco distante dos trabalhos anteriores da cantora, fazendo com que essa perdesse, para alguns fãs, a sua identidade artística. No entanto, os singles desse disco alcançaram os topos das paradas, tanto norte-americanas, como européias, brasileiras e asiáticas.

Em março de 2007 a prefeitura/Câmara Municipal de Victoria, na Colúmbia Britânica, decretou o dia 21 de março de 2007 como o "Dia de Nelly Furtado", em homenagem ao sucesso artístico conseguido pela cantora, nascida nessa cidade.[12]

[13]

Mi Plan & Mi Plan Remixes[editar | editar código-fonte]

Furtado no Rock im Park Festival 2006, Alemanha

É o nome do novo álbum de Nelly Furtado, quarto álbum de estúdio, produzido totalmente em espanhol.

Mi Plan foi lançado dia 15 de setembro de 2009. Até o momento o álbum já vendeu mais de 1 milhão de exemplares em tudo o mundo, sendo 220.000 só nos Estados Unidos. Em Mi Plan, Nelly mostra boa parte de seu lado latino. Mi Plan é um CD com letras bem românticas e ótimos ritmos. O nome do primeiro single já foi divulgado e será "Manos Al Aire". Foi lançado nas rádios no dia 30 de junho.

O segundo single é "Más" e o terceiro, "Bajo Otra Luz". No passado dia 11 de novembro a artista ganhou um Latin Grammy do melhor pop álbum do ano.

Já o Mi Plan Remixes, é um álbum de remixes de Furtado, lançado no dia 25 de outubro de 2010 pela gravadora Universal Music Latino. O álbum consiste em doze faixas remixadas do quarto álbum de estúdio de Furtado e o primeiro totalmente em espanhol.

The Best of Nelly Furtado[editar | editar código-fonte]

The Best of Nelly Furtado é um álbum de compilação da cantora, lançado em 16 de novembro de 2010.[1]

O álbum irá incluir todos os maiores sucessos da cantora, bem como três novas canções: "Night Is Young", "Stars", e "Girlfriend in the City". O álbum estará disponível em ambas as edições Standard e Deluxe, com este último incluindo dois CDs e um DVD completo com todos os videoclipes da cantora. A lista de faixas do álbum e capa do CD foram revelados em 14 de outubro de 2010.

Capa promocional do single de estréia do Spirit Indestructible.

The Spirit Indestructible[editar | editar código-fonte]

Após 6 anos desde o seu último álbum lançado em inglês, Furtado lançou The Spirit Indestructible. Para a produção de seu novo álbum, Nelly chamou grandes produtores, como Salam Remi, Darckchild e Tiesto. No entanto, o álbum não obteve o mesmo sucesso comercial de Loose, em parte devido à fraca promoção tanto dos singles como do álbum em si pela própria editora. As críticas a este álbum também foram mistas. Enquanto alguns críticos elogiaram o ecleticismo do álbum, outros comentaram que, ao contrário do que muitos esperavam, The Spirit Indestructible não foi igual a Loose em termos sonoros.

O nome do primeiro single do novo álbum foi anunciado no dia 26 de março de 2012 através do Twitter oficial de Nelly e chama-se Big Hoops (Bigger The Better), produzido pelo famoso Darkchild. O álbum teve sua estreia prevista em Junho de 2012, mas foi adiada para 18 de setembro de 2012. A capa do primeiro single foi divulgada no dia 6 de abril de 2012. As capas da versão standard e deluxe foram divulgadas no dia 3 de maio de 2012.

O 2º single do The Spirit Indestructible na Europa é a canção título Spirit Indestructible. Já na América Nelly trabalharou a música Parking Lot, tendo alcançado o top 30 na tabela Tropical Songs e o pico máximo no 12º lugar na tabela Dance/Club Songs na Billboard.[14] O 4º single geral do disco a ser trabalhado foi Waiting For The Night, lançado como 3º single europeu, primeiramente na Alemanha, depois o resto da Europa e por fim no Canadá. O 5º, e último, single lançado do álbum foi Bucket List.

The Ride[editar | editar código-fonte]

O sexto álbum de estúdio da cantora foi lançado no dia 31 de março de 2017, com o selo da sua própria gravadora, Nelstar, sendo o segundo álbum da cantora enquanto artista independente. Segundo a cantora, trata-se um "álbum de ressaca"[15]e, ao contrário dos anteriores, a promoção não será feita com foco apenas em um single em específico ou na elevada reprodução das faixas do álbum nas rádios. Em vez disso, Nelly deverá focar a promoção nos serviços de streaming como o Spotify e no lançamento faseado de diversas faixas.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Nelly Furtado

Álbuns[editar | editar código-fonte]

2000: Whoa, Nelly!

2003: Folklore

2006: Loose

2009: Mi Plan

2012: The Spirit Indestructible

2017: The Ride

Turnês[editar | editar código-fonte]

DVD Nelly Furtado, Loose - The Concert
  • 2001: Burn in the Spotlight Tour
  • 2004: Come as You Are Tour
  • 2007-2008: Get Loose Tour
  • 2010: Mi Plan Tour
  • 2012: The Spirit Indestructible Tour

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2001 Roswell Ela mesma Cantou "I'm Like a Bird"
2006 Floribella Ela mesma Cantou "Maneater"
2007 One Life to Live Ela mesma Cantou "Say It Right" e "Promiscuous"
2007 CSI: NY Ava Brandt Fez Ava, uma criminosa profissional.
2007 Punk'd Ela mesma Vítima de uma bomba
2008 Max Payne Christa Balder Esposa do ex-parceiro do protagonista
2010 Big Brother Brasil 10 Ela mesma Performance ao vivo
Score: A Hockey Musical Uma fã ardente de Hockey Filme canadense
2012 90210 Ela mesma Cantou "Parking Lot"
2016 A Date with Miss Fortune Nelia Filme canadense

Ver também[editar | editar código-fonte]

Lista de músicos recordistas de vendas em Portugal

Referências

  1. Nelly Furtado recebeu comenda e tem projeto com António Zambujo
  2. «allmusic ((( Nelly Furtado > Biography)))» (em inglês). allmusic. Consultado em 8 de março de 2011 
  3. MY LIFE IN TRAVEL: Nelly Furtado ; `I'll Never Forget Waking Up and Not Knowing Where I Was. It's the Best Feeling in the World'. Aoife O'riordain. The Independent in Questia
  4. «30 Famous people of Portuguese descent». Senhor Cabo. 11 de janeiro de 2016. Consultado em 14 de junho de 2016 
  5. «Nelly Furtado - DMG Interviews» (aspx) (em inglês). Daily Music Guide. 21 de fevereiro de 2012. Consultado em 14 de junho de 2016 
  6. [1]
  7. «Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010». Wikipédia, a enciclopédia livre. 14 de maio de 2017 
  8. «Lusomotores» 
  9. Biografia na lastfm.pt
  10. Nelly Furtado revela que está casada há três meses. Diário digital, 17 de outubro de 2008.
  11. www.cnn.com
  12. «Dia da Nelly Furtado» 
  13. «History - Rock im Park 2017». Rock im Park (em alemão). Consultado em 26 de junho de 2017 
  14. «Nelly Furtado - Chart history | Billboard». www.billboard.com (em inglês). Consultado em 27 de janeiro de 2017 
  15. «Nelly Furtado on Dev Hynes, Going Indie & Why 'The Ride' Is Her 'Hangover Album'». Billboard 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Nelly Furtado