Portal:Nelly Furtado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao portal Nelly Furtado, sinta-se livre para editar o seu conteúdo, seguindo sempre os requisitos necessários.
 ver · editar 


Nelly Kim Furtado (Victoria, 2 de dezembro de 1978) é uma cantora e compositora canadiana, filha de pais emigrantes portugueses de Ponta Garça, São Miguel, Açores. A sua carreira musical foi iniciada com o lançamento simultâneo do seu álbum e single de estreia. Whoa, Nelly! marcou a sua entrada nas tabelas musicais mundiais, atingindo as primeiras dez posições de vários países. O mesmo sucedeu-se com "I'm Like a Bird", a faixa de avanço, que ganhou notoriedade ao vencer um Juno Award na categoria Single of the Year e Grammy Award para Best Female Pop Vocal Performance. O seu primeiro trabalho vendeu mais de sete milhões de unidades em torno do globo. As suas vendas discográficas são avaliadas em mais de quarenta milhões de registos vendidos mundialmente.

Após Folklore, no verão de 2006, o seu terceiro disco de originais foi lançado a 7 de junho através da editora discográfica Mosley Music Group, intitulado Loose. Além de ter liderado as tabelas musicais de oito países, tornou-se o trabalho comercialmente mais bem sucedido da carreira de Furtado ao vender mais de doze milhões de unidades no mundo. Em 2009, Nelly lançou o seu primeiro álbum totalmente em espanhol, Mi plan. "Night Is Young" marcou o lançamento da sua primeira compilação de grandes êxitos, The Best of Nelly Furtado, uma década após o início da sua carreira musical.

"Big Hoops (Bigger the Better)" e "Spirit Indestructible" precederam a promoção de The Spirit Indestructible, o seu quinto disco de originais com lançamento a 11 de setembro de 2012. Furtado tem uma estrela na Calçada da Fama do Canadá e foi condecorada com a Ordem do Infante D. Henrique a 28 de fevereiro de 2014.

Leia mais...
 ver · editar Artigo destacado


Live Session (iTunes Exclusive) é um extended play (EP) ao vivo de Nelly Furtado, lançado a 26 de setembro de 2006 através da Geffen Records. O projeto foi editado três meses após o lançamento de Loose e apenas em formato digital nas lojas iTunes da Austrália e dos Estados Unidos.

Leia mais...
 ver · editar Imagem destacada


Nelly Furtado na cerimónia da sua condecoração na Calçada da Fama do Canadá.

 ver · editar Atuação destacada


Loose: The Concert é o segundo álbum de vídeo e primeiro ao vivo de Nelly Furtado, lançado a 4 de dezembro de 2007 nos Estados Unidos através da Universal Music Group. Com dezassete faixas, três delas possuem duas músicas e conta ainda conta com um documentário surpresa de trinta minutos.

Leia mais...
 ver · editar Categorias
 ver · editar Canção destacada


"Força" é uma canção de Nelly Furtado, gravada para o seu segundo álbum de estúdio Folklore. Lançada em junho de 2014, a obra foi escolhida como hino oficial do Campeonato Europeu de Futebol de 2004 que ocorreu em Portugal. A sua letra fala sobre a paixão pelo futebol e a força que move as pessoas a concretizar aquilo do que mais gostam, sendo que é cantada maioritariamente em inglês mas com um refrão em português.

Leia mais...
 ver · editar Álbum destacado


Loose é o terceiro álbum de estúdio de Nelly Furtado. Foi maioritariamente produzido pelo rapper norte-americano Timbaland, que também faz uma participação na canção "Promiscuous", além de tratar dos arranjos vocais de vários dos temas inclusos. Foi lançado a 7 de junho de 2006, através da Mosley Music Group, e vendeu mais de doze milhões de cópias mundialmente.

Leia mais...
 ver · editar Lista destacada


Ao longo da sua carreira, Nelly Furtado venceu sessenta prémios de música das 160 indicações que recebeu. A cantora recebeu um Grammy Award, dez Juno Awards, um Brit Award, três Teen Choice Awards, um MuchMusic Video Awards, entre outros galardões em categorias de cerimónias de entrega de prémios que prezam a excelência na indústria musical.

Leia mais...
 ver · editar Sabia que...


 ver · editar Tarefas
 ver · editar Tópicos


 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Outros projetos na Wikimedia