Sale el sol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sale el sol
Álbum de estúdio de Shakira
Lançamento 15 de Outubro de 2010
Gravação 2008 – 2010
Gênero(s) Pop latino, merengue, dance-pop, pop rock
Duração 46:04
Idioma(s) Inglês
Espanhol
Formato(s) CD, download digital, LP
Gravadora(s) Epic, Sony Music Latina
Cronologia de Shakira
Último
Último
She Wolf
(2009)
Live from Paris
(2011)
Próximo
Próximo
Singles de Sale el sol
  1. "Loca"
    Lançamento: 10 de Setembro de 2010
  2. "Sale el Sol"
    Lançamento: 4 de Janeiro de 2011
  3. "Rabiosa"
    Lançamento: 8 de Abril de 2011
  4. "Antes de las Seis"
    Lançamento: 24 de Outubro de 2011
  5. "Addicted to You"
    Lançamento: 13 de Março de 2012

Sale el sol é o terceiro álbum bílingue da cantora e compositora colombiana Shakira, lançado em 19 de Outubro de 2010 pela Epic Records.[1] O álbum foi produzido por Lester Mendez, que trabalhou com a cantora em canções como "La Tortura" e "Underneath Your Clothes"; e por Jim Jonsin, que já trabalhou com nomes como Eminem, Soulja Boy e The Neptunes.

O conteúdo do álbum está programado para ser principalmente em espanhol, com algumas músicas em inglês, sendo 3 delas versões de músicas em espanhol, além de "Islands", um cover da banda inglesa The XX, que Shakira cantou no Festival de Glastonbury de 2010[2] . Define-se o álbum a partir de três correntes: canções latinas, rock e baladas românticas. Shakira afirmou que este álbum lembra muito de seus álbum anteriores, Fijación oral vol. 1 e Oral Fixation Vol. 2, e que poderia ser chamado de uma síntese de todo o seu trabalho[3] .

Nos Estados Unidos, Sale El Sol debutou no Top 10 da Billboard 200, principal parada de álbuns do país, estreando na 7a posição. Porém, o seu melhor desempenho deu-se, como sempre, na tabela da Billboard Top Latin Albums, onde o álbum estreou diretamente na 1a posição, ocupando-a por 12 semanas consecutivas. Mundialmente o álbum já vendeu mais de 5 milhões de cópias.[4]

Histórico[editar | editar código-fonte]

Os primeiros rumores sobre a criação do novo álbum surgiram em meados de 2010[5] , e o nome do disco passou a se chamar extraoficialmente "Sale El Sol" a partir de uma entrevista feita com Shakira em 15 de julho de 2010, veiculada no site da Univisión[6] , na qual ela não só confirma a existência do álbum, como também: a quase finalização deste, bem como suas características musicais e as intenções ao criá-lo. Ainda no mesmo mês, sugeria-se que o nome do álbum em inglês seria "Sunrise"[7] , mas logo uma breve notícia no Twitter da filial brasileira da Sony Music, distribuidora oficial da gravadora Epic neste país (e em vários outros), no dia 25 de agosto[8] , deu conta de que o nome inglês é de fato "The Sun Comes Out". Quanto ao título "Sale El Sol", esse é o nome de uma música inédita que foi tocada ao vivo pela primeira vez na edição de 2010 do festival Rock in Rio, em Madri[9] , e dedicada ao amigo argentino Gustavo Cerati[10] , que em maio de 2010 sofreu um derrame e entrou em estado em coma, após um show que fez na Venezuela[11] .

Além de "Sale El Sol", mais uma parceria da colombiana con Luis Fernando Ochoa (co-responsável por faixas de Shakira como Si te vas, Inevitable, Que me quedes tú, La Tortura, Las de la intuición e "Animal City", esta última do disco Oral Fixation Vol. 2), Shakira previamente apresentou outra música inédita que vem a ser outra faixa do disco, intitulada "Gordita", criada e cantada em parceira com René, da dupla de reggaeton portorriquenha Calle 13, sendo tocada em eventos como as edições de 2010 dos festivais Rock In Rio de Lisboa e Madri e do Festival de Glastonbury.

No dia 14 de outubro, cinco dias antes da data anunciada, foi divulgada no site oficial da cantora[12] uma notícia em que se poderia fazer uma audição de todas as músicas do álbum na conta do Facebook oficial de Shakira[13] , além de permitir uma pré-venda do álbum, à maneira de sites como Amazon.com[14] , sendo que a filial online alemã deste site inclusive foi uma das primeiras a exibir amostras das faixas[15] , as quais estavam disponíveis na íntegra para descarga desde o dia 15 de outubro. O álbum estreou nos Estados Unidos na 7ª posição na Billboard 200.Esse é considerado um dos melhores álbuns de shakira , pois mostra ela em um estilo mais clean , e mostra a sua grande mudança e amuderecimento pessoal e na carreira.

Críticas profissionais
Avaliações da crítica
Fonte Avaliação
allmusic 4.5 de 5 estrelas.Star full.svgStar full.svgStar full.svgStar half.svg [16]
Rolling Stone 3.5 de 5 estrelas.Star full.svgStar full.svgStar half.svgStar empty.svg [17]
Entertainment Weekly (A) [18]
The Washington Post (favorável) [19]
Symbol unlikely.svg Esta tabela precisa de ser acompanhada por texto em prosa. Consulte o guia.

Promoção[editar | editar código-fonte]

Shakira cantou a faixa-título do álbum em Junho de 2010 durante o Rock in Rio em Madrid.[20] Em 26 de Junho de 2010, ela também se apresentou na edição de 2010 do Festival de Glastonbury, cantando as músicas "Gordita" (com Calle 13) e "Islands".[21] Durante a etapa americana da turnê mundial de promoção do álbum, Shakira cantou "Loca" no The Late Show with David Letterman no dia 23 de Setembro de 2010[22] , e no Dancing with the Stars, no dia 19 de Outubro[23] , além de promover o álbum sem performar músicas no Today Show, no dia 22 de Setembro de 2010[24] , e no Lopez Tonight, no dia 19 de Outubro[25] .

Após a etapa norte-americana da turnê, Shakira se apresentará no MTV Europe Music Awards 2010, cantando ao lado do rapper Plan B[26] , e na final da temporada atual da edição alemã do programa de matriz inglesa X Factor, fato confirmado pela filial da Sony Music na Alemanha[27] .Shakira por enquanto está em turnê por vários países para promover o álbum Sale el sol.

Singles[editar | editar código-fonte]

O primeiro single do álbum "Loca" estreou no rádio em 1 de Setembro de 2010. De acordo com o site de Shakira, a canção é uma interpretação da música "Loca Con Su Tiguere" de El Cata. O single já entrou para o top40 da Billboard Hot 100.[28] . O single ate o momento é o de mais sucesso do seu álbum e também uma das mais tocadas nos anos de 2010 e 2011. Shakira cantou a musica em diversas apresentações em prêmios , como no EMA ( MTV european music awards). O clipe dessa musica foi gravado em Barcelona e mostra o lado divertido de shakira que corre pela cidade , ai sobe em uma fonte.Depois ela vai patinar e sobe em uma moto . No final ela toma um banho no mar . Esse clipe recebeu uma crítica pois shakira andava sem capacete na moto e tomava banho em fonte publica , que são ilegais.Mas apesar disso o clipe recebeu ótimas críticas.

O segundo single é a musica "Sale El Sol"[29] , foi lançado dia 4 de janeiro de 2011, Shakira gravou o videoclipe em Barcelona dia 10 de novembro de 2010 e foi lançado dia 3 de fevereiro de 2011.A faixa-título do álbum fala sobre emoçoes vindas de dentro e sobre um lembrança que ela nunca podera esquecer . Seu videoclipe alconçou muito sucesso e começa com shakira em um labirinto escuro que ela não consegue achar o fim e sai correndo . Ela chegou em um local que esta sua banda e de repente o sol se abre e ela chega no final do labirinto.

"Rabiosa" é o terceiro Single de Sale el Sol, com a participação de Pitbull e El Cata, nas versões em inglês e espanhol, respectivamente, lançado oficialmente em 16 de abril de 2011.O single Rabiosa que quer dizer raivosa fala sobre um amor quente que vai ficando sensual e o clipe quando lançado atingiu um recorde de acessos sendo 3 milhões por dia e foi um dos clipes mais acessados de shakira na França, Suíça , e Colômbia . No clipe shakira se encontra numa festa, e chamou atenção por ela está com uma peruca channel preta . Ela começa a andar e vai mostrando uma festa agitada na qual ela dança, canta, joga bolinhas nos amigos e também a uma cena na qual ela dança em um poli-dance e faz movimentos sensuais. O single teve um ótimo desempenho nos charts e fez bastante sucesso.

Antes de las seis foi divulgado oficialmente em 26 de outubro de 2011 como quarto single do álbum e tem toques nos seus acordes de música chinesa.

Addicted to you foi confirmado oficialmente em 14 de março de 2012 como quinto single do álbum.

The Sun Comes Out world Tour[editar | editar código-fonte]

A mais nova turnê de Shakira, The Sun Comes Out world Tour, é uma turnê que promove os álbuns "She Wolf" de 2009 e "Sale El Sol" de 2010. Teve início no dia 15 de Setembro de 2010 em Montreal no Canadá sendo uma turnê mundial. A turnê está com datas marcadas para a América do Norte e Europa. Segundo a cantora colombiana, após o giro pela Europa que se encerra em 20 de dezembro em Londres na Inglaterra, a turnê deve seguir para a América Latina no início de 2011. Os shows são os mais longos da carreira da cantora, duram em média cerca de duas horas cada, consequência do aumento do repertório de Shakira, a turnê também tem uma grande característica a qual é interagir com o público. Na apresentação de "Waka Waka", por exemplo, a cantora convida vários fans para ir ao palco.A cantora terminou sua turne no dia 15 de outubro de 2011 em Porto Rico, completando mais de um ano de turnê.Essa turnê alcançou bastante sucesso e mostrou que a cantora ainda esta com sua forma e suas belas curvas.

Faixas[editar | editar código-fonte]

  • Shakira escreveu ou co-escreveu todas as músicas do álbum exceto "Islands" que é uma versão cover da banda The XX. As pessoas que trabalharam nas canções estão sendo citadas abaixo.[30]
N.º Título Compositor(es) Outros artistas Duração
1. "Sale el Sol"   Luis Fernando Ochoa   3:21
2. "Loca" (versão em espanhol) Edward Bello, Armando Pérez com El Cata 3:05
3. "Antes de las Seis"   Lester Mendez   2:56
4. "Gordita"   Réne Pérez com Calle 13 3:26
5. "Addicted to You"   Bello, John Hill, Ochoa   2:28
6. "Lo Que Más"   Albert Menéndez   2:29
7. "Mariposas"   Menéndez   3:47
8. "Rabiosa" (versão em espanhol) Bello, Pérez com El Cata 2:52
9. "Devoción"   Sam Endicott, Gustavo Cerati, Jorge Drexler   3:31
10. "Islands"   Romy Madley Croft, Oliver Sim, Jamie Smith   2:45
11. "Tu Boca"   Tim Mitchell, Cerati, Menéndez, Drexler   3:27
12. "Waka Waka (Esto es África)" (K-Mix) Hill, Emile Kojidie, Jean Paul Ze Belle, Eugene Victor Dooh Belly   3:07
13. "Loca" (versão em inglês) Bello, Dylan Mills, Pérez com Dizzee Rascal 3:13
14. "Rabiosa" (versão em inglês) Bello, Pérez com Pitbull 2:52
15. "Waka Waka (This Time for Africa)" (K-Mix) Hill, Kojidie, Paul, Victor   3:21

Desempenho[editar | editar código-fonte]

Precessão e sucessão[editar | editar código-fonte]

Precedido por
O Coliseus de João Pedro Pais
Primeira posição na Portuguese Albums Chart
26 de Outubro de 2010 -
Sucedido por
Indefinido
Precedido por
Guerra Fría de Malú
Primeira posição na Spanish Albums Chart
24 de Outubro de 2010 -
Sucedido por
Indefinido
Precedido por
Come Back de Eddy Mitchell
Primeira posição na French Albums Chart
31 de Outubro de 2010 -
Sucedido por
Indefinido
Precedido por
En Total Plenitud de Marco Antonio Solís
Primeira posição na Top Latin Albums
6 de Novembro de 2010 -
Sucedido por
Indefinido
Precedido por
En Total Plenitud de Marco Antonio Solís
Primeira posição na Latin Pop Albums
6 de Novembro de 2010 -
Sucedido por
Indefinido

Referências

  1. Anunciamos nuevo sencillo y nuevo álbum. Shakira.com - Noticias. Página visitada em 01 de Setembro de 2010.
  2. Shakira brilha no Glastonbury Festival. Portal Shakira. Página visitada em 01 de Setembro de 2010.
  3. Ouça um trecho da nova música de Shakira, "Loca". Cifra Club News. Página visitada em 02 de Setembro de 2010.
  4. Shakira:Sun Mes Out World Tour En DVD. NRJ. Página visitada em 14 de Dezembro de 2011.
  5. Shakira's new Album! ¡Nuevo Álbum!. Mac Foruns. Página visitada em 03 de Setembro de 2010.
  6. Shakira responde perguntas dos fãs para o site Univision. Portal Shakira. Página visitada em 03 de Setembro de 2010.
  7. "Sale El Sol" e "The Sun Rises": Novo álbum da Shakira vai ter canções em espanhol e inglês. Popline MTV. Página visitada em 02 de Setembro de 2010.
  8. Sale El Sol é The Sun Comes Out. Shakira Portugal. Página visitada em 03 de Setembro de 2010.
  9. Shakira agita 85 Mil Pessoas no Rock in Rio Madrid. Portal Shakira. Página visitada em 01 de Setembro de 2010.
  10. Shakira - Sale El Sol. Last.fm. Página visitada em 03 de Setembro de 2010.
  11. Gustavo Cerati sufrió derrame en Venezuela - MAY.18, 2010. Gente - Entretenimento - El Universo. Página visitada em 03 de Setembro de 2010.
  12. Eschuchen el nuevo álbum, Sale El Sol. Shakira.com. Página visitada em 16 de Outubro de 2010.
  13. Facebook/Shakira. Facebook. Página visitada em 16 de Outubro de 2010.
  14. Amazon.com: Sale El Sol: Shakira: Music: Reviews, Prices & more. Amazon.com. Página visitada em 16 de Outubro de 2010.
  15. Amazon.de: shakira sale el sol: MP3-Downloads. Amazon.de. Página visitada em 16 de Outubro de 2010.
  16. Sale El Sol. Allmusic. Página visitada em 22 de Outubro de 2010.
  17. Shakira - Sale El Sol. Rolling Stone. Página visitada em 22 de Outubro de 2010.
  18. Sale El Sol (2010). EW. Página visitada em 22 de Outubro de 2010.
  19. Allison Stewart reviews 'Sale El Sol' by Shakira. Washington Post. Página visitada em 22 de Outubro de 2010.
  20. Shakira plans November release for 'Sale El Sol'. Independent. Página visitada em 22 de Outubro de 2010.
  21. Shakira covers The xx at Glastonbury festival. NME. Página visitada em 14 de Outubro de 2010.
  22. Shakira Performs 'Loca' On Letterman. Terra. Página visitada em 13 de Outubro de 2010.
  23. Shakira perfoms 'Loca' on Dancing with the Stars Results Show' (Video). Examiner.com. Página visitada em 23 de Outubro de 2010.
  24. NBC TODAY Show - Shakira Shakes It up With ‘Sale El Sol’. Zimbio.com. Página visitada em 23 de Outubro de 2010.
  25. Shakira Teaches George 'The Loca'. Lopez Tonight Official Blog. Página visitada em 23 de Outubro de 2010.
  26. EMA 2010: MTV confirma apresentações de Shakira e do rapper Plan B. Portal POPLine. Página visitada em 23 de Outubro de 2010.
  27. 01.10.10 Auftritt beim "X Factor"-Finale am 9. November. Sonymusic.de. Página visitada em 23 de Outubro de 2010.
  28. Single and album announcement!. Shakira.com. Página visitada em 01 de Setembro de 2010.
  29. Sale El Sol é o segundo single de Shakira. popvibe.blogspot.com. Página visitada em 26 de Novembro de 2010.
  30. Credits - Sale El Sol. Allmusic. Página visitada em 22 de Outubro de 2010.
  31. Sale El Sol. Sony Music. Página visitada em 17 de Outubro de 2010.
  32. Shakira - Sale El Sol (Pre-Order). iTunes. Página visitada em 17 de Outubro de 2010.
  33. Sale El Sol【CD】-Shakira. HMV. Página visitada em 07 de Setembro de 2010.
  34. Shakira discography in Austriancharts. Austrian Charts. Página visitada em 27 de Outubro de 2010.
  35. a b c d e Shakira — Sale El Sol. Ultratop. Página visitada em 22 de Outubro de 2010.
  36. Canadian Albums. Billboard. Página visitada em 28 de Outubro de 2010.
  37. Czech Albums Chart:- Week 42. IFPI.CZ. Página visitada em 27 de Outubro de 2010.
  38. Danish Albums Chart:- Week 42. IFPI. Página visitada em 30 de Outubro de 2010.
  39. Shakira — The Sun Comes Out. Dutch Chart. Página visitada em 22 de Outubro de 2010.
  40. Kings of Leon, Eminem Rule European Charts. Billboard. Página visitada em 29 de outubro de 2010.
  41. Finnish Albums Chart - Week 43, 2010. IFPI. Página visitada em 29 de Outubro de 2010.
  42. Top Albums : Shakira prend la tête !. Chartsin France. Página visitada em 03 de Novembro de 2010.
  43. Kings of Leon gelingy durchbruch in Deutschland. Media Control. Página visitada em 28 de Outubro de 2010.
  44. Top 50 Ξένων Aλμπουμ - Werk 2010_42. IFPI Greece. Página visitada em 26 de Outubro de 2010.
  45. MAHASZ - Magyar Hanglemezkiadók Szövetsége. Mahasz. Página visitada em 28 de Outubro de 2010.
  46. Classifica settimanale dal 18/10/2010 al 24/10/2010. FIMI. Página visitada em 29 de Outubro de 2010.
  47. Official List of Charts. FIMI. Página visitada em 29 de outubro de 2010.
  48. Russian charts 41-2010. 2M Online. Página visitada em 29 de Outubro de 2010.
  49. PROMUSICAE - TOP 100 ALBUMES WEEK 42/2010. Promusicae. Página visitada em 27 de Outubro de 2010.
  50. Shakira — Sale El Sol. Swedish Charts. Página visitada em 22 de Outubro de 2010.
  51. [1]
  52. Sugarland Tops Kings of Leon on Billboard 200. Billboard. Página visitada em 27 de Outubro de 2010.
  53. Top Latin Albums. Billboard. Página visitada em 28 de Outubro de 2010.
  54. Latin Pop Albums. Billboard. Página visitada em 28 de outubro de 2010.
  55. "Loca", en voz de Shakira, primer lugar en radio de EEUU. Servicios de Noticias. Página visitada em 16 de Novembro de 2010.
  56. " Quer Ter o Disco de Platina da Shakira na Sua Parede? Participe da Promoção da @SonyMusic ",. Servicios de Noticias. Página visitada em 22 de março de 2013.
  57. “Sale el sol” está a la venta en todo el país. Epic. Página visitada em 21 de Outubro de 2010.
  58. SHAKIRA 'The Sun Comes Out. Sony Music Greece. Página visitada em 23 de Outubro de 2010.
  59. Shakira consigue Disco de Platino en México en menos de un mes. Terra. Página visitada em 17 de Novembro de 2010.
  60. "Sale El Sol" de Shakira gana disco de platino en Venezuela. Sinflash. Página visitada em 17 de Novembro de 2010.