The xx

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de The XX)
Ir para: navegação, pesquisa
The xx
Informação geral
Origem Londres,  Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) Dream pop
Synthpop
Indie rock
Indie pop
Rock alternativo
Período em atividade 2005 - Presente
Gravadora(s) Young Turks
Integrantes Romy Madley Croft
Oliver Sim
Jamie Smith
Ex-integrantes Baria Qureshi
Página oficial www.thexx.info

The xx é uma banda Indie britânica do sudoeste de Londres, Inglaterra. Formada originalmente por Romy Madley Croft (vocais e guitarra) Oliver Sim (vocais e baixo), Jamie Smith (beats e produção) e Baria Qureshi (teclado), em 2005. Os membros originais reuniram-se na Elliott School, escola do sul de Londres notável por seus ex-alunos, incluindo músicos como Hot Chip, Burial e Four Tet.[1] [2]

Em 2009, apareceram no 6.º lugar da lista NME The Future 50 list,[3] destacando-se entre os novos e promissores grupos britânicos.

Em 11 de Novembro de 2009, foi confirmado que a tecladista Baria Qureshi deixaria a banda após perder vários espetáculos agendados, alegando cansaço. Por outro lado, a cantora alega que foi expulsa da banda por preconceito pela sua ascendência muçulmana que não seria bem vista pelo público americano já que a banda estava em ascensão naquele país. O fato é que ela não será substituída, e a banda vai continuar como um trio.[4]

A banda alcançou bastante popularidade no Brasil, depois de ter incluída uma de suas canções (Angels) como tema da minissérie Amores Roubados da Rede Globo em 2014, faixas do trio de indie pop inglês chegaram a liderar as vendas no iTunes.[5] Em 2015, a banda, junto com o single 'Together', faz parte da trilha sonora internacional da segunda fase da novela Além do Tempo. Também tendo a musica 'Intro' usada em um dos trailer feitos por fans do filme '50 tons de cinza'.

A faixa intitulada de Intro também foi usada por Rihanna em sua música Drunk on Love do álbum Talk That Talk.

Também apareceu na Trilha Sonora Original (OST) de "The Great Gatsby (2013)" em português, "O Grande Gatsby", na Faixa 16 "Together" do "The Great Gatsby (Deluxe Edition)", que toca no final do longa.

The XX se apresentou em Glastonbury, SXSW, Coachella e Isle of Wight Festivals.[6]

Em novembro de 2016, a banda anunciou que o lançamento do seu terceiro album será em 13 de janeiro de 2017. Eles também lançaram o primeiro single do album "On Hold".

Em 19 de novembro de 2016 a banda apareceu como convidada no programa Saturday Night Live. Eles tocaram seu single "On Hold" e "I Dare You" pela primeira vez ao vivo.


Estilo e influências[editar | editar código-fonte]

Os membros da banda citam vários artistas em suas influências. "Jamie começou muito para Soul e depois de lá se mudou para hip-hop e Dance-music baseada no Reino Unido.Ele traz algumas freqüências muito baixas de baixo para a banda.E então eu cresci ouvindo Siouxsie and the Banshees e the Cure.[7] Nós somos realmente um grande pote de fusão de coisas diferentes. " Ela também mencionou seu gosto por Jimi Hendrix, The Slits, Joy Division, Yazoo, Eurythmics e New Order.[8]

Integrantes[editar | editar código-fonte]


Discografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título do Álbum
2009 xx
2012 Coexist
2017 I See You

Referências

  1. The XX (em inglês) no Allmusic
  2. [1]
  3. NME: "The Future 50 - The Innovators Pushing Music Forward"
  4. NME: "The xx's Baria Qureshi quits band permanently"
  5. The xx lidera lista de vendas no Brasil com músicas de 'Amores roubados'
  6. Aprensentação de The XX em Eurochannel
  7. Savlov, Marc (8 October 2010). «UK melodrama blessed from above». austinchronicle.com. Consultado em 15 October 2015  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  8. Capart, Nicolas (9 October 2009). «The Smile of XX (an interview with singer Romy) (original title: Le Sourire de XX)». La Libre Belgique. Consultado em 21 August 2013  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)

Ligações externa[editar | editar código-fonte]

Flag of the United Kingdom.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Reino Unido, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.