Portal:Açores/Biografia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Biografia/1

Portal:Açores/Biografia/1

Pedro Miguel Carreiro Resendes OIH, mais conhecido como Pauleta, (Ponta Delgada, 28 de Abril de 1973) é um jogador português de futebol, nascido no arquipélago de Açores. Em Agosto de 2010, dois anos depois de se retirar oficialmente, Pauleta anunciou que regressaria aos relvados em Setembro de 2010 para representar o Desportivo de S. Roque, clube local, onde nasceu, da Ilha de São Miguel, Açores.

Pauleta tornou-se no primeiro internacional português a nunca ter jogado no campeonato português (Primeira divisão de Portugal) a representar a Selecção Portuguesa. Tornou-se o recordista histórico de golos pela selecção, ultrapassando a marca de 41 golos de Eusébio, a 12 de Outubro de 2005 contra a Letónia. Representou as Quinas no UEFA Euro 2000, no Campeonato do Mundo de 2002 , no UEFA Euro 2004 e no Campeonato do Mundo de 2006, na Alemanha.


Ler mais...

 ver · editar Biografia/2

Portal:Açores/Biografia/2

Natália de Oliveira Correia (Fajã de Baixo, São Miguel, 13 de Setembro de 1923Lisboa, 16 de Março de 1993) foi uma intelectual, poetisa e activista social açoriana, autora de extensa e variada obra publicada, com predominância para a poesia. Deputada à Assembleia da República(1980-1991), interveio politicamente ao nível da cultura e do património, na defesa dos direitos humanos e dos direitos das mulheres. Autora da letra do Hino dos Açores. Juntamente com José Saramago (Prémio Nobel de Literatura, 1998), Armindo Magalhães, Manuel da Fonseca e Urbano Tavares Rodrigues foi, em 1992, um dos fundadores da Frente Nacional para a Defesa da Cultura (FNDC).

A obra de Natália Correia estende-se por géneros variados, desde a poesia ao romance, teatro e ensaio. Colaborou com frequência em diversas publicações portuguesas e estrangeiras. Foi uma figura central das tertúlias que reuniam em Lisboa nomes centrais da cultura e da literatura portuguesas nas décadas de 1950 e 1960. Ficou conhecida pela sua personalidade livre de convenções sociais, vigorosa e polémica, que se reflecte na sua escrita. A sua obra está traduzida em várias línguas.


Ler mais...

 ver · editar Biografia/3

Portal:Açores/Biografia/3

Joaquim Teófilo Fernandes Braga (Ponta Delgada, 24 de Fevereiro de 1843Lisboa, 28 de Janeiro de 1924) foi um político, escritor e ensaísta português. Estreia-se na literatura em 1859 com Folhas Verdes. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, fixa-se em Lisboa em 1872, onde lecciona literatura no Curso Superior de Letras (actual Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). Da sua carreira literária contam-se obras de história literária, etnografia (com especial destaque para as suas recolhas de contos e canções tradicionais), poesia, ficção e filosofia, tendo sido ele o introdutor do Positivismo em Portugal. Depois de ter presidido ao Governo Provisório da República Portuguesa, a sua carreira política terminou após exercer fugazmente o cargo de Presidente da República, em substituição de Manuel de Arriaga, entre 29 de Maio e 4 de Agosto de 1915.


Ler mais...