Dodge Viper: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m VDA de http://quatrorodas.abril.com.br/reportagens/salao/dodge-viper-1-33-525248.shtml
texto trocado por 'porque apagaram meu artigo ja que apagaram aqui esta agora esta todo apagado satisfeitos agora!'
Linha 1: Linha 1:
porque apagaram meu artigo ja que apagaram aqui esta agora esta todo apagado satisfeitos agora!

{{reciclagem|data=agosto de 2009}}
{{Infobox automóvel
| nome = Dodge Viper
| imagem = [[Image:Draginline waiting.jpg|250px]]
| construtor = [[Dodge]], grupo [[Chrysler]]
| produção = [[1992]] — presente
| antecessor = Shelby Cobra
| classe = Super esportivo
| tipo de carroçaria = Coupe e Conversível
| layout = Motor dianteiro, tração traseira
| motor = V10
| caixa de velocidades = Manual de 6 marchas
| modelos similares = [[Chevrolet Corvette C6]]<br />[[Mustang Shelby GT500]]
| }}

O Dodge Viper é um super esportivo que começou com um motor V10 de '''405cv (400hp)''' a 4.600 rpm. O super esportivo fabricado pela divisão Dodge da Chrysler LLC. Produção no começou em Nova Mack Assembléia em 1992 e se mudou para sua atual casa na Conner Avenue Assembleia em Outubro de 1995. Todas as gerações tiveram a mesma marcha de 6-velocidade e transmissão manual. Segundo a investigação de 2009 pela Yahoo, o Viper é o segundo carro consumir mais combustível à venda no Reino Unido.

O Viper foi concebido como um histórico assumir o clássico americano. O AC Cobra, foi uma fonte de inspiração. Alguns viram alegações de parentesco com o Cobra como um exercício no mercado, ignorando que Carroll Shelby foi fortemente envolvido na concepção inicial do Viper, e posterior concepção do Viper Coupe GTS. O Viper GTS coupe tomou algumas pistas a partir da concepção Pete Brock concebidos do Shelby Cobra Daytona. Embora as proporções semelhantes parecem, à primeira vista, os desenhos são bastante singular. Carroll Shelby foi fundamental no desenvolvimento do RT/10, bem como ter uma mão no desenvolvimento do modelo GTS.

O Viper foi concebido inicialmente em 1988, no final da Chrysler Advanced Design Studios. Fevereiro do ano seguinte, Bob Lutz Chrysler presidente sugeriu a Tom Gale em Chrysler Design que a empresa deve considerar uma produção moderna do Cobra, um modelos de argila foi apresentado ao Lutz alguns meses mais tarde. Produzido em chapa por Metalcrafters , o carro apareceu como um conceito, o North American International Auto Show em 1989. Este conceito foi originalmente chamado de Copperhead devido à sua baixa, grande aparência, característica dos répteis. Todos os motores para o Viper, desde então conhecida como "copperhead." O nome viria a ser alterado para Viper. Reação pública foi tão entusiasmada, que o chefe de máquinas Roy Sjöberg foi direcionado para desenvolvê-la como uma norma de produção.

Sjöberg selecionou 85 engenheiros para ser "equipe Viper", com o desenvolvimento no início de março de 1989. A equipe pediu então a filiada, Lamborghini-Chrysler para lançar algumas protótipo de alumínio com base em blocos Dodge's V10 caminhão motor de carro esportivo utilização em maio. A produção do corpo foi concluída no Outono, com um chassis protótipo funcionar em dezembro. Embora um V8 foi utilizado pela primeira vez no teste mula, o V10, que a produção automóvel foi concebido para utilização, estava pronto em Fevereiro de 1990.

Jornal da aprovação do presidente Chrysler Lee Iacocca entrou em Maio de 1990. Um ano mais tarde, Carroll Shelby pilotou um carro de pré-produção como o ritmo veículo na pista de corrida Indianapolis 500. Em Novembro de 1991, o carro foi liberado para Comentadores com o primeiro retalho transferências a partir de janeiro de 1992.
==primeira geração (1992-1995)==
O primeiro protótipo foi testado em Janeiro de 1989. Ele estreou em 1991 com dois modelos de pré-produção . A Dodge quando foi forçado a substitui-lo no lugar do japonês-Stealth construído por causa de queixas dos Estados Unidos Auto Workers. O Viper saiu para a venda em Janeiro de 1992.

A peça central do carro era o seu motor. Foi baseado no Chrysler LA desenho, que foi um motor de caminhão. A configuração original tornou demasiado pesado para a prática de desporto, assim a Lamborghini, que foi propriedade da Chrysler. Fez um bloco de ferro fundido V10 do Viper pela reformulação do bloco e cabeça em liga de alumínio. Alguns dentro da Chrysler sentiu o pushrod duas válvulas de concepção, enquanto o caminhão adequado para a aplicação, foi inadequado para um carro e sugeriu um desempenho mais abrangente e redesenhar o que teria incluído quatro válvulas por cilindro. A Chrysler, no entanto, estava incerto sobre o Viper de custos de produção e de vendas potenciais e, portanto, recusou-se a fornecer o orçamento para a modificação.

O motor pesava 711 libras (323&nbsp;kg) e produzia 405cv (400hp) a 4.600 rpm e 465 lb ft (630 N m) a 3.600 rpm, e graças à longa gearing permitida pelo motor, desde que aja economia de combustível. O corpo foi uma armação tubular de aço. Seguindo o manual de utilização do "primeiro motor" mantra, foram adquiridas a partir da Dodge Dakota captador. Tinha um refrear peso de 1.490&nbsp;kg (3.284 libras) e não todas as comodidades modernas, como controle de tracção ou de travões anti-bloqueio.A revista car and drive refere a esta geração como "o maior do mundo Harley Fat Boy", e assimilado dirigindo-o para "jogar pingue-pongue com um taco de baseball Louisville Slugger". Apesar disso, em linha reta desempenho, que completou um quarto milha em 12,6 segundos e tinha uma velocidade máxima de de 164 mph (264&nbsp;km / h). Sua grande pneus permitiu que o carro em média cerca de 1 g em cantos laterais, colocando-os entre a elite dos seus carros de dia. No entanto, o carro revelou complicado de conduzir a altas velocidades, em particular para os trabalhadores não qualificados.

O carro foi espartano, embora caracterizado inflável apoio lombar e bancos ajustáveis. Juntamente com a ausência de macaneta exteriores, o veículo faltava janelas laterais e um telhado. Embora uma suave cobertura estava disponível, foi concebida principalmente para exterior veículo armazenamento. Na lateral, cortinas de tecido e plástico claro operados por zíperes poderia ser inserido na porta ,sendo parafusados, quando necessário. Todas estas decisões foram tomadas para redução de peso. A bateria está localizada no compartimento selado durante a roda traseira para aumentar a retaguarda bem-finais de peso e de tração. O carro vem com uma tampa e TONNEAU fita de vídeo em soft-top montagem (o soft top é removível e dobras para caber no porta-malas). Em 1994, A / C, foi adicionado como uma opção.

==Segunda geração (1996-2002)==

Em 1996 surgiu o Viper GTS (modelo coupe) . Vipers pode ser visto participando muitas vezes em corridas de arrancada, corridas, e deriva. O GTS, como seu antecessor, foi escolhido como o ritmo carro para o Indianapolis 500 de 1996.

Apesar de sua aparência semelhante, o carro foi distinto o suficiente para ser considerado um modelo de nova geração. Extensas modificações, como um motor retrabalhado com maior potência e menor peso, um chassis quase completamente redesenhado que foi feito há 60 lb (27 kg ) mais leve e mais rígida de 25% na rigidez torcional computador através de uma análise meticulosa, uma suspensão totalmente redesenhada, e reduziu as distâncias de travagem, a 1996-2002 Viper GTS tinha cerca de 456'''cv''' (450'''hp''') do motor, que poderia completar o quarto de milha em 12,3 segundos, 0,3 segundo e 8 mph (13 km / h) mais rápido do que seu antecessor, e aumentou a velocidade máxima de 11 mph (18 km / h) ou assim. A suspensão revisada, chassi mais rígido, eo corpo lateral grip aerodinâmico levantou a 0,98 g (9,6 m / s ²), embora outros relatos mostram o modelo 1992 com 1,0 g. Pneus contemporâneos têm melhorado significativamente esta medida. Poderia muitas vezes funciona Slalom atingir ou exceder 70 mph (110 km / h). Mais uma vez faltou freios ABS, inicialmente, e provou ser o ponto mais fraco do carro. Os travões de ferir o carro em testes de comparação de numerosos, como a comparação supercarro 1997 "pela revista Motor Trend, em que o Viper GTS colocado no topo contra carros como o Ferrari 550, Chevrolet Corvette, Porsche 911, Honda NSX e em todos os execução dos exercícios, exceto de travagem. O carro não só a última colocada, mas teve de parar as distâncias consideravelmente mais longo do que os outros veículos. ABS foi introduzido ainda na fase de produção, embora o desempenho de frenagem não era necessariamente melhorou significativamente. Em uma comparação Sports Car International, realizada em 2002, o Viper ACR (com ABS) foi comparado com o 911 GT2 em Thunderhill Raceway Park. Ambos os carros estavam muito capaz, e rápido ao redor da pista de teste, mas o Viper foi mais difícil de conduzir, eo sistema de travagem foi responsabilizado muito especificamente para a diferença nos tempos de volta (cerca de GT2: 2 minutos, ACR: 2:04) entre os dois carros.

Junto com o desempenho atualizado, veio a inclusão de alguns equipamentos de luxo como Airbags frontais duplos que foram adicionados à lista de veículos de equipamentos de segurança em 1996. O carro também foi exportado para a Europa, onde foi renomeado como Chrysler, e vendidos sob esta marca 1997-2003. Modelos europeus tiveram uma versão detuned do Viper V10.

Nos primeiros seis anos de produção de quase 10.000 Vipers foram vendidos. Pequenas mudanças evolucionárias, incluindo novas rodas 18 "de diâmetro e os pneus foram introduzidas no modelo 1999. Versões posteriores consiste leve hipereutética pistões e um sistema de escape melhorada, do lado de escape ter caído a meio ano de produção de 1996 para o RT/10; todos produção Viper GTS Coupes tinha saída de escape traseira. 1999 viu a introdução da embalagem interior Cognac Connolly couro. Continuando o requinte, o ABS foi introduzido em 2001. Em 2002, o fim da produção de segunda geração foi comemorado com o lançamento do 360 comemorativa "Final Edition "modelos. Estes modelos foram pintados de vermelho com listras brancas, em homenagem à famosa corrida de carros vencedores Oreca. O RT/10 foi substituído pelo SRT-10 Roadster em 2003, o GTS ficou fora de produção e foi substituído em 2005 (porem como modelo 2006) pelo SRT-10 Coupe .

==Primeira geração (1992 - 1995)==
;Viper RT/10 (roadster)

'''Motor:''' V10 8.0 20v OHV

'''Potência:''' 405cv (400hp) a 4600 rpm

'''Torque:''' 62,3 kgfm a 3600 rpm

'''Cambio:''' Manual de 6 marchas

'''Velocidade máxima: 264&nbsp;km/h

'''0-60 MPH (0-96,5&nbsp;km/H):''' 4,5 Segundos

==Segunda geração (1996 - 2002)==
;Viper RT/10 (roadster) (1996 - 1997)

'''Motor:''' V10 8.0 20v OHV

'''Potência:''' 421cv (415hp) a 5200 rpm

'''Torque:''' 67,5 kgfm a 3600 rpm

'''Cambio:''' Manual de 6 marchas

'''Velocidade máxima: 270 km/h

;Viper RT/10 (roadster) (1998 - 2002)

'''Motor:''' V10 8.0 20v OHV

'''Potência:''' 456cv (450hp) a 5200 rpm

'''Torque:''' 67,8 kgfm a 3700 rpm

'''Cambio:''' Manual de 6 marchas

'''Velocidade máxima: 280 km/h

;Viper GTS (coupe)

'''Motor:''' V10 8.0 20v OHV

'''Potencia:''' 456cv (450hp) a 5200 rpm

'''Torque:''' 67,8 kgfm a 3700 rpm

'''Cambio:''' Manual de 6 marchas

'''Velocidade máxima:''' 290&nbsp;km/h (dados da própria Dodge)

==Terceira geração (2003 - 2006)==
;Viper SRT/10 Roadster

'''Motor:''' V10 8.3 20v OHV

'''Potência:''' 507cv (500hp) a 5600 rpm

'''Torque:''' 72,7 kgfm a 4200 rpm

'''Cambio:''' Manual de 6 marchas

'''Velocidade máxima:''' 305&nbsp;km/h

;Viper SRT/10 Coupe (2005, porem como linha 2006)

'''Motor:''' V10 8.3 20v OHV

'''Potência:''' 517cv (510hp) a 5600 rpm

'''Torque:''' 74,09 kgfm a 4200 rpm

'''Cambio:''' Manual de 6 marchas

'''Velocidade máxima: --

==Quarta geração (2008 - atualmente)==
;Viper SRT/10 Roadster

'''Motor:''' V10 8.4 20v OHV

'''Potência:''' 608cv (600hp) a 6000 rpm

'''Torque:''' 75,8 kgfm a 5600 rpm

'''Cambio:''' Manual de 6 marchas

'''Velocidade máxima:''' 325&nbsp;km/h

;Viper SRT/10 Coupe

'''Motor:''' V10 8.4 20v OHV

'''Potência:''' 608cv (600hp) a 6000 rpm

'''Torque:''' 75,8 kgfm a 5600 rpm

'''Cambio:''' Manual de 6 marchas

'''Velocidade máxima:''' 325&nbsp;km/h

{{Dodge}}

[[Categoria:Veículos da Dodge|Viper]]

[[cs:Dodge Viper]]
[[de:Dodge Viper]]
[[en:Dodge Viper]]
[[es:Dodge Viper]]
[[fa:داج وایپر]]
[[fi:Dodge Viper]]
[[fr:Dodge Viper]]
[[gl:Dodge Viper]]
[[it:Dodge Viper]]
[[ja:ダッジ・バイパー]]
[[lb:Dodge Viper]]
[[lt:Dodge Viper]]
[[nah:Dodge Viper SRT-10 ZB]]
[[nl:Dodge Viper SRT-10]]
[[no:Dodge Viper]]
[[pl:Dodge Viper]]
[[ru:Dodge Viper]]
[[sv:Dodge Viper]]

Revisão das 20h29min de 14 de janeiro de 2010

porque apagaram meu artigo ja que apagaram aqui esta agora esta todo apagado satisfeitos agora!