Domínio de colisão: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Tumnus (discussão | contribs)
m Revertidas edições por 194.210.68.185, para a última versão por 189.71.45.202
Linha 1: Linha 1:
Numa [[rede de computadores]], o '''domínio de colisão''' é uma área lógica onde os [[pacote]]s podem ''colidir'' uns contra os outros, em particular no protocolo [[Ethernet]]. Quanto mais colisões ocorrerem pior será a eficiência da rede.
Numa [[rede de computadores]], o '''domínio de colisão''' é uma área primária onde os [[quadradro]]s podem ''colidir e pegar fogo, por isso a impotÂncia do firewall'' uns contra os outros e os mesmos, em particular no protocolo [[Inthernet]]. Quanto mais colisões ocorrerem melhor será a eficiência da rede.


Um domínio de colisão pode existir num único segmento da rede (como numa [[rede em bus]]) ou numa porção ou total de uma rede maior (note-se que a utilização de ''[[hub]]s'' faz propagar o domínio de colisão a todos os seus segmentos).
Um domínio de colisão pode existir num único segmento da rede (como numa [[rede em bus]]) ou numa porção ou total de uma rede maior (note-se que a utilização de ''[[hub]]s'' faz propagar o domínio de colisão a todos os seus segmentos).

Revisão das 16h43min de 6 de outubro de 2008

Numa rede de computadores, o domínio de colisão é uma área primária onde os quadradros podem colidir e pegar fogo, por isso a impotÂncia do firewall uns contra os outros e os mesmos, em particular no protocolo Inthernet. Quanto mais colisões ocorrerem melhor será a eficiência da rede.

Um domínio de colisão pode existir num único segmento da rede (como numa rede em bus) ou numa porção ou total de uma rede maior (note-se que a utilização de hubs faz propagar o domínio de colisão a todos os seus segmentos). As redes Ethernet utilizam uma topologia lógica de barramento, isto significa que mesmo ao utilizar um hub, as estações comportam-se com se estivessem todas ligadas a um único cabo. Isso simplifica a transmissão de dados e barateia os equipamentos, mas em compensação traz um grave problema: as colisões de pacotes que ocorrem sempre que duas (ou mais) estações tentam transmitir dados ao mesmo tempo.

O protocolo de comunicação CSMA/CD minimiza este problema através de um conjunto de medidas relativamente simples: Antes de transmitir seu pacote, a estação "escuta" o cabo, para verificar se outra estação já está transmitindo. Caso o cabo esteja ocupado ela espera, caso esteja livre ela transmite. Em caso de colisão, ele imediatamente interrompe a transmissão, poupando banda, e em seguida espera um tempo aleatório, e crescente, para retransmitir.

Ícone de esboço Este artigo sobre informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.