Saltar para o conteúdo

Duda Yankovich: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 83: Linha 83:
==Fontes e Referências==
==Fontes e Referências==
''Entrevista pessoal com a Equipe de Duda Yankovich (Dušica Janković,Miguel de Oliveira, Tavico Moscatello e Rubens Gama Filho)''
''Entrevista pessoal com a Equipe de Duda Yankovich (Dušica Janković,Miguel de Oliveira, Tavico Moscatello e Rubens Gama Filho)''
[[Usuário:Rgamafilho|Rubinho Gama]] ([[Usuário Discussão:Rgamafilho|discussão]]) 12h49min de 27 de junho de 2009 (UTC)


{{esboço-atleta}}
{{esboço-atleta}}

Revisão das 12h49min de 27 de junho de 2009

Duda Yankovich
Sérvia SérviaBrasil Brasileira

Duda Yankovich ou Duda Janković (Jagodina), 27 de setembro de 1976) é uma boxeadora sérvia radicada no Brasil desde o ano 2000, campeã mundial de boxe pela WIBA - Women's International Boxing Association. Seu nome completo é Dušica Janković (no alfabeto cirílico Душица Јанковић).

Biografia

Duda Yankovich nasceu no Leste Europeu, na Sérvia (antiga Iugoslávia), em uma pequena cidade chamada Jagodina. Desde cedo esteve envolvida com esportes, sempre se destacando dentro de grupo. Depois de ter vivido durante um ano a guerra civil na Sérvia, ela decidiu vir para o Brasil em 2000.

O discreto sotaque acusa que o português não é a língua materna e o passaporte aponta a nacionalidade sérvia, mas Duda Yankovich diz com todas as letras que é brasileira e é a bandeira verde e amarela que ela carrega com muito orgulho em todas as suas lutas.

Durante sua vivência na Sérvia sempre teve um espírito inquieto, buscando novos desafios. Isso a levou terminar um curso de 6 meses de formação de guarda-costas (escola “007”). Ao final do curso, trabalhava nas boates de luxo da capital Belgrado, como chefe de segurança. Além disso, trabalhou como guarda-costas para algumas celebridades do local.

Além destas atividades, fazia parte de uma equipe de dublês (zvonce) e atuou em vários vídeos-clipe, comerciais e um filme (Compre-me um Eliot).

Duda estava interessada nos esportes cedo, mas começou envolvida com artes marciais. Aos 11 anos de idade começou a treinar com afinco o karate estilo Shotokan-ITKF. Aos 14 anos recebeu a faixa preta e passou a ser a atleta mais nova entre todas as faixas pretas femininas do país. Era uma atleta júnior, mas competia em ambos, no júnior e no adulto naquele tempo. E depois disso se dedicou totalmente ao boxe, que hoje é uma especialidade de Duda. Durante 6 anos de competição conquistou vários títulos nacionais e internacionais.

Assim que parou de treinar Karate e começou com o Kick Boxing. Durante 5 anos consagrou-se 4 vezes a campeã nacional, foi campeã dos Balcãs e Mediterrâneo (ambos em 1998), participou também de dois campeonatos mundiais e dois europeus.

Um ano depois de ter vivido a guerra na Sérvia, em 1999, mudou-se para o Brasil. Duda continuou sua carreira de Kick Boxing e adquiriu em três anos a faixa preta (2001). Tornou-se campeã nacional brasileira por três vezes.

Trabalhou cerca de três anos em uma academia no Paraná, dando aulas de kick boxing. O boxe só começou a fazer parte integral de sua vida em 2002, com a estréia no amadorismo e o boxe se tornou o esporte primordial em sua vida, caminhando por rumos mais profissionais. Sagrou-se campeã nacional em 2002, 2003 e 2004. Conquistou medalha de bronze no campeonato pan-americano de boxe 2005.

No dia 23/07/2005 fez a sua estréia no boxe profissional, contra a argentina Guilhermina Fernandez. Venceu no quarto assalto por nocaute. Depois disso fez mais três combates, vencendo todos por nocaute, sendo que seu quarto combate, contra a brasileira Letícia Rojo, lhe valeu o cinturão brasileiro. Foi nesta época que optou por abandonar as competições de kick boxing e a se dedicar para chegar a uma disputa de título mundial.

Duas vitórias em território internacional bastaram para Duda disputar o título mundial da categoria superleves da Women's International Boxing Association - WIBA, com uma vitória por decisão unânime dos árbitros contra a veterana colombiana, Darys Pardo. Ao longo de sua carreira Duda acumula um cartel de 12 lutas, 11 vitórias das quais 5 por nocautes, 1 derrota e nenhum empate.

Com este título começou a treinar com mais afinco, pretendendo chegar a uma disputa de título mundial. Depois de mais dois combates internacionais vencidos, foi confirmada a disputa para o título mundial da WIBA, na categoria de superleves Duda venceu esta disputa de título mundial com decisão unânime dos árbitros. Trouxe nesta época o título mundial para o Brasil, primeira consagração nacional desta categoria.

Após o título mundial conquistado em novembro de 2006, Duda faz sua primeira luta pela defesa do Título Mundial em 17 de março de 2007 contra a americana Belinda Laracuente, vencendo por pontos mais um desafio que durou 10 assaltos. Logo após venceu a colombiana Paola Rojas em São Paulo e em seguida venceu a também colombiana Liliana Palmera em Campo Grande - MS. Em abril de 2008 cedeu uma revanche a Darys Pardo e novamente venceu a colombiana.

Em 05 de Julho de 2009, Duda Yankovich lutou com a norte-americana e campeã mudial WIBA Holly Holm (1 categoria acima do seu peso) e sofreu sua 1ª derrota pela interrupção do combate pelos médicos do evento, realizado na "casa" da desafiada, Albuquerque, NM, Estados Unidos da America.

Em processo de nacionalização, hoje representa uma líder no mundo de boxe feminino em um país que conta, a cada dia, com atletas de qualidade. Duda perdeu essa luta...

Apesar da paixão pelas lutas, ela também pratica esportes radicais, assim como: mergulho, snowboard, patinação, mountain bike, paragliding, rappel, bungee jumping, entre outros.

Em decorrência da sua fácil adaptação, maneira diferente de ser, autenticidade, paixão pelas lutas, agressividade no ringue, e gênio forte, Duda Yankovich foi apelidada de “camaleão” [o nome "camaleão" significa "leão da terra", e é derivado das palavras gregas chamai (na terra, no chão) e leon (leão)].

Atualmente, utiliza o codinome de Duda "Diamond" Yankovich

Duda Yankovich reside em São Paulo,Brasil, onde terminou sua graduação em Educação Física na treina e trabalha como personal trainer na academia Companhia Athletica. Cursou faculdade de Educação Física na FMU. Durante os anos vivendo e treinando no Brasil, administra vários treinamentos de Kick Boxing e Boxe, além de clínicas esportivas e suporte em palestras e eventos motivacionais em empresas.

Duda pega pesado: treina de segunda a sexta, 3 x na semana faz uma série especial de musculação e corre duas vezes na semana. Toda essa disciplina e determinação se reflete em cada curva da sua silhueta.

Sempre vaidosa,sabe valorizar o cabelo e tirar proveito da moda. Participou de vários ensaios fotográficos, mostrando que uma atleta de um esporte tão masculino, pode ser feminina também, com todas as suas curvas e muita sensualidade.

Cartel

  • 12 lutas
  • 11 vitórias
  • 1 derrota
  • 5 nocautes

Conquistas

  • Vice-campeã Européia (1994)
  • Medalha de bronze no Campeonato Mundial Juvenil (1994)
  • Campeã pan-americana (2000)
  • Bi-campeã sul-americana (2001 e 2003)
  • Campeã Nacional (2003)
  • Campeã Nacional (2004)
  • Medalha de Bronze no Pan Americano (2005)
  • Campeã Brasileira de Boxe Feminino (2005)
  • Campeã Mundial de Boxe Feminino WIBA (2006)

Equipe

  • Treinador: Professor Miguel de Oliveira
  • Preparador Físico: Professor Tavico Moscatello.
  • Empresário: Rubens Gama Filho - Contato + 55 11 3578-2190.

Predefinição:Ligações Externas

Fontes e Referências

Entrevista pessoal com a Equipe de Duda Yankovich (Dušica Janković,Miguel de Oliveira, Tavico Moscatello e Rubens Gama Filho) Rubinho Gama (discussão) 12h49min de 27 de junho de 2009 (UTC)

Ícone de esboço Este artigo sobre desportista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.