Estação Radio Base

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de ERB)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Exemplo de uma Estação Radio Base
Estação camuflada em Cascais

Estações Radio Base ou ERBs são equipamentos que fazem a conexão entre os telefones celulares e a companhia telefônica, ou mais precisamente a Central de Comutação e Controle (CCC).

Estação Rádio Base (ERB) ou “Cell site” é a denominação dada em um sistema de telefonia celular para a Estação Fixa com que os terminais móveis se comunicam.

A ERB está conectada a uma Central de Comutação e Controle (CCC) que tem interconexão com o serviço telefônico fixo comutado (STFC) e a outras CCC’s, permitindo chamadas entre os terminais celulares e deles com os telefones fixos comuns.[1]

Na arquitetura de alguns sistemas celulares existe a figura do Base Station Controller (BSC) que agrupa um conjunto de ERBs antes da sua conexão com a CCC.

Elementos de composição de uma ERB[editar | editar código-fonte]

  • Local onde será implantada.
  • Infraestrutura para a instalação dos equipamentos de telecomunicação incluindo a parte civil, elétrica, climatização e energia CC com autonomia em caso de falta de energia através de baterias e, em alguns casos, grupo motogerador (GMG).
  • Torre para colocação de antenas para comunicação com os terminais móveis e enlace de rádio para a CCC.
  • Equipamentos de telecomunicações.

Tipos de ERBs[editar | editar código-fonte]

Basicamente existem dois tipos de ERB, comumente chamados de:

  • Greenfield – aqueles que são instalados em terrenos, ou seja, no solo.
  • Roof Top – aqueles instalados em pavimentos de cobertura de edifícios.

Ambos podem utilizar equipamentos de telecomunicação “indoors” (dentro de compartimentos), cujas características de fabricação determinam a necessidade de uma infraestrutura de climatização, como equipamentos “outdoors” (fora de compartimentos), que são unidades autônomas, previamente concebidas para exposição ao ar livre e dimensionadas para obter uma ventilação apropriada.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Nortel Networks. «Technical Specifications of the GSM Base Transceiver Station (BTS) 18000» (em inglês). Consultado em 15 de setembro de 2009. Arquivado do original em 13 de novembro de 2006. Up to 18 TRX in one single cabinet, Up to 3 radio cabinets