Economia do Alasca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A extração de petróleo é atualmente a principal fonte de renda do Alasca.[1]

A Economia do Alasca, um estado norte-americano dos Estados Unidos, é baseada principalmente na extração de petróleo e gás natural.[1] Representa mais de 80% das receitas do Estado, fazendo do Alasca o maior produtor de petróleo nos Estados Unidos.[2] Entretanto, o principal produto de exportação (exceto petróleo e gás natural) é o pescado, especialmente frutos do mar, como o salmão, bacalhau, pollock e caranguejo.

A agricultura representa apenas uma fração da economia do Alasca. A produção agrícola é principalmente para consumo do próprio estado e inclui viveiro, produtos lácteos, vegetais e animais. A fabricação é limitada, com a maioria dos produtos alimentares e outros bens importados de outros lugares.

O emprego gerado é principalmente no governo e indústrias especializadas na extração de recursos naturais, na navegação e transporte. As bases militares são um componente significativo da economia. Subsídios federais também são uma parte importante da economia, permitindo para o estado manter os impostos baixos. Suas exportações no geral, incluem o petróleo bruto, gás natural, carvão, ouro, metais preciosos, zinco e outros produtos de mineração, frutos do mar e madeira. Há também um relevante aumento do setor de turismo, com a participação cada vez mais ativa de turistas na economia.

O Produto interno bruto (PIB) do Alasca em 2010 foi de 49,2 bilhões de dólares.[3] A renda per capita do estado, por sua vez, foi de 44 174 dólares, o terceiro maior do país.[3]

Referências

  1. a b «Alasca - Estados Unidos». Sua pesquisa. Consultado em 27 de junho de 2012 
  2. Empresas e finanças. «Suprimentos domésticos». Consultado em 14 de janeiro de 2012 
  3. a b «Graph: Total Gross Domestic Product by State for Alaska (AKNGSP) (em língua portuguesa». Economic Research  Texto "português]]: Gráfico: Produto Interno Bruto total do Estado de Alasca " ignorado (ajuda); Parâmetro desconhecido |acessoata= ignorado (|acessodata=) sugerido (ajuda)

Ver também[editar | editar código-fonte]