Efeito avalanche (criptografia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wiki letter w.svg
Por favor, melhore este artigo ou secção, expandindo-o(a). Mais informações podem ser encontradas na página de discussão. Considere também a possibilidade de traduzir o texto das interwikis.
A função SHA-1 é um exemplo de função com um bom efeito avalanche: quando um único bit é alterado, o resultado se torna completamente diferente.

Na criptografia, o efeito avalanche faz referência a uma propriedade desejável de algoritmos criptográficos, como cifras de bloco e funções de embaralhamento criptográfico. O efeito avalanche é evidente se uma pequena modificação na entrada (como a troca de um único bit, por exemplo), faz com que a saída do algoritmo seja significantemente diferente. No caso de algoritmos de cifra, uma pequena modificação na chave deve causar uma mudança drástica no texto cifrado. O termo foi usado por Horst Feistel[1], embora o conceito exista desde o artigo sobre difusão de Shannon[2].

Referências

  1. Horst Feistel (Maio de 1973). «Cryptography and Computer Privacy» (JPEG). Scientific American (em inglês). 228 (5). Consultado em 04 de abril de 2011  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  2. Claude Shannon (1949). «Communication Theory of Secrecy Systems» (PDF). Bell System Technical Journal (em inglês). 28 (4): 656--715