Empate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Empates)
Ir para: navegação, pesquisa

Empate, no conceito desportivo, é quando alguma equipe permanece igual com outra equipe nos quesitos que determinam a vitória. Estes quesitos variam de esporte para esporte. No futebol amador, onde mais de duas equipes participam de um torneio popularmente conhecido com "10 ou 2" caso a partida termina em empate, a vantagem será da equipe que entrará para a partida subsequente.

Pontuação[editar | editar código-fonte]

Cada esporte possui sua própria forma de marcação de pontos, e cada competição esportiva pontua o empate de uma maneira. Há duas maneiras mais comuns:

Sistema 2-1-0[editar | editar código-fonte]

Dois pontos para o vencedor, zero para o perdedor e um ponto para cada equipe em caso de empate. Foi o sistema universalmente utilizado pelos certames de futebol até os anos 1990. É adotado até hoje nos torneios oficiais de damas e xadrez, porém no xadrez com a contagem reduzida à metade (1-½-0).

Sistema 3-1-0[editar | editar código-fonte]

Três pontos para o vencedor, zero para o perdedor e um ponto para cada equipe em caso de empate. Sistema adotado pela Fifa para os certames de futebol a partir dos anos 1990, com o objetivo de estimular a busca pela vitória e diminuir a porcentagem de empates. No Campeonato Brasileiro de Futebol e no Campeonato Português de Futebol, este sistema foi adotado a partir de 1995.