Saltar para o conteúdo

Envoltório nuclear: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 187.59.113.74 para a última versão por LucienBOT (Huggle)
Linha 1: Linha 1:
{{sem-fontes|data=Dezembro de 2008}}
{{sem-fontes|data=Dezembro de 2008}}
[[Ficheiro:Diagram human cell nucleus pt.svg|thumb|350px]]O '''envoltório nuclear''', também conhecido como '''invólucro nuclear, envelope nuclear, carioteca, cariomembrana''' ou '''membrana nuclear''' (este termo não é muito apropriado, pois é formado na verdade por duas membranas), é uma estrutura que envolve o [[núcleo celular|núcleo]] das células [[Eukaryota|eucarióticas]], responsável por separar o conteúdo do núcleo celular (em particular o [[DNA]]) do [[citosol]].
[[Ficheiro:Diagram human cell nucleus pt.svg|thumb|350px]]O '''envoltório nuclear''', também conhecido como '''invólucro nuclear, envelope nuclear, carioteca, cariomembrana''' ou '''membrana noclear''' (este termo não é muito apropriado, pois é formado na verdade por duas membranas), é uma estrutura que envolve o [[núcleo celular|núcleo]] das células [[Eukaryota|eucarióticas]], responsável por separar o conteúdo do núcleo celular (em particular o [[DNA]]) do [[citosol]].


É formada por dois folhetos ou membranas (constituídos por uma [[bicamada lipídica]]), um interno e um externo, com um espaço entre eles de 20 a 100 [[nanómetro|nm]] de [[espessura]]. O folheto externo é contínuo com o [[retículo endoplasmático rugoso]].
É formada por dois folhetos ou membranas (constituídos por uma [[bicamada lipídica]]), um interno e um externo, com um espaço entre eles de 20 a 100 [[nanómetro|nm]] de [[espessura]]. O folheto externo é contínuo com o [[retículo endoplasmático rugoso]].

Revisão das 14h19min de 26 de abril de 2011

O envoltório nuclear, também conhecido como invólucro nuclear, envelope nuclear, carioteca, cariomembrana ou membrana noclear (este termo não é muito apropriado, pois é formado na verdade por duas membranas), é uma estrutura que envolve o núcleo das células eucarióticas, responsável por separar o conteúdo do núcleo celular (em particular o DNA) do citosol.

É formada por dois folhetos ou membranas (constituídos por uma bicamada lipídica), um interno e um externo, com um espaço entre eles de 20 a 100 nm de espessura. O folheto externo é contínuo com o retículo endoplasmático rugoso.

No envoltório nuclear, estão presentes os chamados poros nucleares, que facilitam e regulam a troca de material (como proteínas e RNAm) entre o núcleo e o citoplasma. Esses poros nucleares são estruturas grandes e complexas, muito diferentes de outras estruturas relacionadas ao transporte transmembrânico, como canais iônicos e outros transportadores de membranas.

No folheto interno do envoltório nuclear existem proteínas que se associam a uma rede de filamentos intermediários feito de lamina que por sua vez está ligada a cromatina. Esta estrutura, conhecida como lâmina nuclear, é responsável pela desorganização do envoltório nuclear durante a prófase e sua reorganização durante a telófase.

Durante a mitose, ocorre a desintegração do envoltório nuclear, que se inicia no período da prófase e está completo no período da metáfase, quando os cromossomos começam a separar-se. Neste período, as proteínas laminares são fosforiladas e mantidas dentro de vesículas na forma de dímeros. Após a separação dos cromossomos, o envoltório nuclear é novamente formado nos núcleos resultantes, durante a telófase.

Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia celular é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.