Erasmus Reinhold

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Erasmus Reinhold
Nascimento 22 de outubro de 1511
Saalfeld
Morte 19 de fevereiro de 1553 (41 anos)
Saalfeld
Nacionalidade Alemanha Alemão
Orientador(es) Jacob Milich[1]
Orientado(s) Johann Hommel, Valentin Naboth, Caspar Peucer
Campo(s) Astronomia

Erasmus Reinhold (Saalfeld, 22 de outubro de 1511 — Saalfeld, 19 de fevereiro de 1553) foi um astrônomo e matemático alemão. Nasceu e morreu em Saalfeld, Turíngia, Alemanha.

Educou-se na Universidade de Wittenberg, onde foi primeiramente eleito decano e mais tarde tornou-se reitor. Em 1536 obteve o cargo de professor de matemática superior por indicação de Philipp Melanchthon. Ao contrário da definição moderna de matemática, na época o termo também incluia matemática aplicada, especialmente astronomia. Seu colega George Joachim Rheticus, também estudou em Wittenberg e foi feito professor de matemática básica em 1536.

Reinhold catalogou um grande número de estrelas. Suas publicações incluiram um comentário sobre a obra Theoricae novae planetarum de Georg Purbach.

O duque Albert de Brandenburg apoiou Reinhold e financiou a publicação do Prutenicae Tabulae ou Tabelas Prússianas. Estas tabelas astronômicas ajudaram a disseminar os métodos de cálculo de Copérnico através do império. Tanto as tabelas como os estudos de Copérnico foram os fundamentos para a Reforma do Calendário feita pelo papa Gregório XIII em 1582. Entretanto, Reinhold (como outros astrônomos anteriores a Kepler e Galileu) traduziram os métodos matemáticos de Copérnico de volta para um sistema geocêntrico, rejeitando a cosmologia heliocêntrica nos campos físico e teológico.[2]

Reinhold era membro do Círculo de Melanchthon, um grupo de matemáticos luteranos associado com Melanchthon e que era geralmente simpático à astronomia de Copérnico.

Referências

  1. Erasmus Reinhold (em inglês) no Mathematics Genealogy Project
  2. Hanne Andersen, Peter Barker, and Xiang Chen. The Cognitive Structure of Scientific Revolutions. New York: Cambridge University Press, 2006. pp 138-148
Ícone de esboço Este artigo sobre um astrônomo/astrónomo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.