errno.h

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Biblioteca padrão do C

errno.h é um arquivo cabeçalho da biblioteca padrão da linguagem de programação C que fornece macros para identificar e relatar erros de execução através de códigos de erro[1].

Os erros podem ser obtidos através da macro errno que fornece um número inteiro positivo contendo o último código de erro fornecido por alguma função ou biblioteca que faz uso do errno. Há definições para nomes simbólicos que facilitam o reconhecimento dos erros[2].

Por exemplo, a função sqrt altera o valor de errno para o valor simbolizado por EDOM caso o argumento seja um número negativo[3] e a função unlink altera o valor de errno para o valor simbolizado por EROFS caso o arquivo fornecido como argumento esteja em um sistema de arquivos que permite apenas leitura[4].

Duas funções que usualmente acompanham o uso da macro errno são perror definida em stdio.h para impressão da mensagem associada ao erro na saída padrão de erro e strerror definida em string.h que fornece a string de caracteres com a mensagem de erro.

Referências

  1. «errno(3) - Linux man page» (em inglês). Linux Documentation. Consultado em 18 de fevereiro de 2010 
  2. «errno.h(3HEAD)» (em inglês). Sun Microsystems Documentation. Consultado em 18 de fevereiro de 2010 
  3. «sqrt(3) - Linux man page» (em inglês). Linux Documentation. Consultado em 18 de fevereiro de 2010 
  4. «unlink(2) - Linux man page» (em inglês). Linux Documentation. Consultado em 18 de fevereiro de 2010 
Ícone de esboço Este artigo sobre programação de computadores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.