Erwin Ortner
Erwin Guido Ortner (Viena, 15 de dezembro de 1947) é um maestro austríaco . É fundador e diretor artístico do Arnold Schoenberg Chor.
Vida e Carreira
[editar | editar código-fonte]Estudou educação musical e música sacra na Universidade de Música e Artes Dramáticas de Viena. Em 1980, aos 33 anos, tornou-se professor titular de regência coral e técnica vocal coral nesta instituição, sucedendo seu professor, Hans Gillesberger. De 1996 a 2002, Erwin Ortner foi Reitor da Universidade de Música e Artes Dramáticas de Viena.
No dia 14 de dezembro de 2009 foi nomeado mestre-de-capela da Capela Real de Viena, sucedendo assim a Antonio Salieri e Hans Richter.[1]
Arnold Schoenberg Chor
[editar | editar código-fonte]Fundando em 1968, o Coro Arnold Schoenberg adquiriu fama a partir da colaboração longeva com Nikolaus Harnoncourt.
Sua gravação integral da obra secular de Franz Schubert ganhou o Prêmio da Crítica das Gravadoras Alemãs, o Diapason d'or na França, o Prix Caecilia na Bélgica e o Grand Prize of the Academy Awards no Japão. Em 2001 o coro recebeu o Grammy de Melhor Performance Coral por sua gravação da Paixão segundo São Mateus de Bach com Nikolaus Harnoncourt. Em 2010, recebeu com o CD "As quatro estações" (Joseph Haydn) o Prêmio Echo Klassik.
Prêmio Erwin Ortner
[editar | editar código-fonte]Desde 1988, a Fundação Erwin Ortner concede o Prêmio Erwin Ortner para promover a música coral e o trabalho de jovens maestros e compositores de destaque.
Referências
- ↑ «Geschichte: Wiener Hofmusikkapelle». www.hofmusikkapelle.gv.at. Consultado em 24 de março de 2022
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- Coro Arnold Schoenberg, Viena
- Literatura de e sobre Erwin Ortner (em alemão) no catálogo da Biblioteca Nacional da Alemanha
- Hohe Ehre für Wiens neue Musik: Auszeichnungen für Ortner und Knessl. Dentro: Correspondência da Câmara Municipal. Cidade Viena, 9. junho de 2010 ; recuperado em 4. fevereiro de 2020 .