Escritório de projetos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Escritório de projetos (EP) ou PMO (Project Management Office)  nada mais é do que um departamento dentro das organizações que tem por missão de manter uma visão integrada do plano estratégico em toda a cadeia de valor da organização e o objetivo de garantir a implementação dentro do prazo e custo definidos no plano estratégico.

Ele é responsável por reunir todo o portifólio da empresa e conduzir, planejar, organizar, controlar e finalizar as atividades dos projetos da melhor forma possível assim como aprovar novos projetos de acordo com o plano estratégico da empresa. 

Ele abriga pessoas com conhecimento de Gerência de Projetos com capacidade para prestarem todo o suporte necessário aos responsáveis por cada projeto assim como para suas equipes.

As atribuições  dos escritórios de projetos variam de acordo com a maturidade organizacional, com suas necessidades e com a estrutura organizacional onde será inserido. Seu porte também varia conforme a necessidade e a complexidade dos projetos atendidos, e de acordo com as funções e responsabilidades designadas ao EP.

Mas podemos afirmar que em sua maioria as principais atribuições do PMO são: padronização, assessoria a alta administração, assessoria aos gerentes de projeto, auditoria, treinamento, garantia de qualidade e comunicação.

Ícone de esboço Este artigo sobre Administração é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.