Saltar para o conteúdo

Amenirdis I: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
KLBot2 (discussão | contribs)
m Bot: A migrar 9 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q270393
Linha 1: Linha 1:
{{Sem-fontes|data=julho de 2013}}

'''Amenirdis I''', também conhecida como '''Amenirdis, a Antiga''' foi a primeira adoradora divina de Amon de origem cuchita. Ocupou o cargo entre 740 e 720 a.C.
'''Amenirdis I''', também conhecida como '''Amenirdis, a Antiga''' foi a primeira adoradora divina de Amon de origem cuchita. Ocupou o cargo entre 740 e 720 a.C.



Revisão das 20h13min de 31 de julho de 2013

Amenirdis I, também conhecida como Amenirdis, a Antiga foi a primeira adoradora divina de Amon de origem cuchita. Ocupou o cargo entre 740 e 720 a.C.

Era filha do rei núbio Kachta e de Pabatma. O seu irmão, Pié, invadiu o Egipto nos anos de 716 e 715 a.C., tendo obrigado Chepenuepet I, filha de Osorkon III a adoptá-la como sua filha e consequentemente a ser sua sucessora no cargo de adoradora divina. Este cargo não teve apenas funções espirituais, mas também políticas. A ocupação por parte de Amenirdis desta posição foi uma garantia de controlo da região de Tebas por parte do seu irmão Pié.

Amenirdis ocupou o cargo não só durante o tempo do seu irmão, mas dos seus sobrinhos Chabaka e Chabataka. Para a suceder, adoptou como filha a sua sobrinha Chepenuepet II.

Em 1858 o arqueólogo francês Auguste Mariette encontrou em Karnak uma estatueta que a representa ao colo do deus Amon.

A capela funerária de Amenirdis encontra-se no interior do templo funerário de Medinet Habu, onde se podem observar vários relevos que a mostram a realizar oferendas a Amon em nome do rei.

Amenirdis serviu como inspiração para a personagem homónima na ópera de Verdi Aida, cujo cenário foi escrito por Mariette, embora a personagem não corresponda historicamente à verdadeira Amenirdis.


Precedida por
Chepenuepet I
Adoradora divina de Amon
740 - 720 a.C.
Sucedida por
Chepenuepet II