Saltar para o conteúdo

São Bento Grande de Bimba: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Luta Regional Baiana: o primeiro nome dado a capoeira regional de Bimba nome dado por ele mesmo. E não era só um ritmo mas também um estilo de jogo
Linha 1: Linha 1:
'''São Bento Grande de Bimba''' ou '''São Bento Grande da Regional''' é um ritmo de [[berimbau]] criado por [[Mestre Bimba]], utilizado na [[Capoeira (artes marciais)|Capoeira]].
'''São Bento Grande de Bimba''' ou Luta Regional Baiana é um ritmo de [[berimbau]] e um ritmo de jogo criado por [[Mestre Bimba]], utilizado na [[Capoeira (artes marciais)|Capoeira]].


Tradicionalmente é tocado com um ''berimbau médio'', acompanhado por dois ''[[pandeiro]]s'', um em cada lado (formação instrumental denominada "charanga").
Tradicionalmente é tocado com um ''berimbau médio'', acompanhado por dois ''[[pandeiro]]s'', um em cada lado (formação instrumental denominada "charanga").

Revisão das 22h14min de 5 de abril de 2016

São Bento Grande de Bimba ou Luta Regional Baiana é um ritmo de berimbau e um ritmo de jogo criado por Mestre Bimba, utilizado na Capoeira.

Tradicionalmente é tocado com um berimbau médio, acompanhado por dois pandeiros, um em cada lado (formação instrumental denominada "charanga").

É um toque que transmite muita energia durante o jogo de capoeira, e exige dos capoeiristas muita técnica, velocidade e atenção.

É tocado no berimbau da seguinte forma com Duas batidas chiadas ou semi presas,duas soltas, e uma presa, ficando assim: txi txi, don don , tim.

Ícone de esboço Este artigo sobre capoeira é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.