Saltar para o conteúdo

Mycteroperca microlepis: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
expansão do esboço
Linha 19: Linha 19:
'''''Mycteroperca microlepis''''', conhecido pelo nome comum de ''badeijo'', é uma [[espécie]] de [[peixe ósseo]] do grupo das ''[[garoupa]]s'', de coloração inconspícua em manchas acastanhadas e acinzentadas, sem as características distintivas das garoupas. O seu padrão de marcações lembra as manchas em forma de caixa da [[garoupa-preta]] (''[[Mycteroperca bonaci]]''), mas não tem a marcação em forma de pontos coloridos na [[barbatana caudal]] típica de ''[[Mycteroperca phenax]]'' e de ''[[Mycteroperca interstitialis|M. interstitialis]]'', faltando ainda, em relação a esta última espécie, a coloração amarela em torno da boca.
'''''Mycteroperca microlepis''''', conhecido pelo nome comum de ''badeijo'', é uma [[espécie]] de [[peixe ósseo]] do grupo das ''[[garoupa]]s'', de coloração inconspícua em manchas acastanhadas e acinzentadas, sem as características distintivas das garoupas. O seu padrão de marcações lembra as manchas em forma de caixa da [[garoupa-preta]] (''[[Mycteroperca bonaci]]''), mas não tem a marcação em forma de pontos coloridos na [[barbatana caudal]] típica de ''[[Mycteroperca phenax]]'' e de ''[[Mycteroperca interstitialis|M. interstitialis]]'', faltando ainda, em relação a esta última espécie, a coloração amarela em torno da boca.


Saber de onde surgiu o badejo é algo que instiga a curiosidade dos amantes da culinária. Afinal de contas, é esse peixe que dá origem às moquecas feitas em restaurantes ao redor do mundo. Ele '''vive em costões e corais''', sendo encontrado nas águas salgadas e tem uma carne densa e saborosa.
{{Esboço}}

Geralmente, essa espécie gosta de águas no qual há um '''nível alto de salinidade'''. Ainda, gosta de estar escondida em tocas formadas pelas rochas. Por isso, sua pesca pode ser um pouco mais difícil do que as demais. No post de hoje, iremos falar de onde surgiu o badejo e quais as características desse peixe. Confira!

== Afinal, de onde surgiu o badejo? ==
Poucos sabem, mas o badejo é um peixe de fato muito nacionalista. Isto é, será muito difícil encontrá-lo em outro lugar que não seja o '''Brasil'''. Assim, ele está distribuído entre os mares brasileiros desde o Norte até o Sul. E como dissemos antes, adoram estar escondidos nos corais.

Além destes lugares, esse peixe também gosta de frequentar os estuários e locais onde pode encontrar tocas. Com isso, '''costuma andar sozinho''' ou em grupos pequenos. Por ser carnívoro, ele se alimenta de outros peixes menores, moluscos e crustáceos. E há uma curiosidade: essa espécie é hermafrodita!

Isso significa que o badejo nasce fêmea e depois de atingir a maturidade se torna macho. Quando está na época de reprodução, ele pode formar pequenos cardumes com outros de sua espécie. Assim, pode reproduzir em uma média de até '''500 mil ovos'''. Bastante, não é mesmo?

== Conhecendo essa espécie na culinária ==
Como dissemos antes, o badejo possui uma '''carne densa e muito saborosa'''. Sendo assim, é um dos peixes preferidos dos amantes de frutos do mar. Afinal, além de um sabor indiscutível, ele também proporciona altos valores nutricionais. Entre seus benefícios, é rico em ômega 3 e em sais minerais.

Mas não é só isso, essa carne branca e leve também entrega aos consumidores mais vantagens. Dentro do badejo há uma quantidade considerável de ferro, flúor, cobalto, potássio, magnésio e fósforo. Ainda, conta com '''vitaminas E, A e D'''. Por isso, serve como combatente para inúmeras doenças.

== Receitas com badejo ==
A sua preparação em restaurantes de frutos do mar é bastante variada. Isto é, pode incluir desde o frito, até o '''assado e grelhado'''. Em épocas como o verão, ele pode ser uma excelente pedida, uma vez que é suave e de fácil digestão.

Para ler mais sobre receitas do badejo, como o badejo à brasileira, confira nosso artigo “Receitas com Badejo: conheça alguns pratos irresistíveis“.

== Badejo: um peixe à sua altura ==
Agora que você conhece tudo sobre a origem do badejo, saiba que pode encontrá-lo aqui na '''Marettimo'''! Nós preparamos pratos especiais com esse peixe, utilizando somente ingredientes selecionados. Também contamos com outras opções de frutos do mar que podem lhe interessar. Acesse o nosso site e confira o nosso cardápio para saber mais.

Gostou de tudo o que leu até aqui? Então não deixe de nos contar o que achou em nossos comentários! Para continuar recebendo dicas e novidades sobre a culinária marítima, basta acompanhar as nossas postagens feitas aqui no blog{{Esboço}}


{{Referências|Notas}}
{{Referências|Notas}}

Revisão das 08h02min de 10 de agosto de 2021

Como ler uma infocaixa de taxonomiaMycteroperca microlepis
badeijo, badejo ou abadejo
Badeijo (Mycteroperca microlepis).
Badeijo (Mycteroperca microlepis).
Estado de conservação
Espécie vulnerável
Vulnerável
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Serranidae
Género: Mycteroperca
Espécie: M. microlepis
Nome binomial
Mycteroperca microlepis
Goode & Bean, 1879

Mycteroperca microlepis, conhecido pelo nome comum de badeijo, é uma espécie de peixe ósseo do grupo das garoupas, de coloração inconspícua em manchas acastanhadas e acinzentadas, sem as características distintivas das garoupas. O seu padrão de marcações lembra as manchas em forma de caixa da garoupa-preta (Mycteroperca bonaci), mas não tem a marcação em forma de pontos coloridos na barbatana caudal típica de Mycteroperca phenax e de M. interstitialis, faltando ainda, em relação a esta última espécie, a coloração amarela em torno da boca.

Saber de onde surgiu o badejo é algo que instiga a curiosidade dos amantes da culinária. Afinal de contas, é esse peixe que dá origem às moquecas feitas em restaurantes ao redor do mundo. Ele vive em costões e corais, sendo encontrado nas águas salgadas e tem uma carne densa e saborosa.

Geralmente, essa espécie gosta de águas no qual há um nível alto de salinidade. Ainda, gosta de estar escondida em tocas formadas pelas rochas. Por isso, sua pesca pode ser um pouco mais difícil do que as demais. No post de hoje, iremos falar de onde surgiu o badejo e quais as características desse peixe. Confira!

Afinal, de onde surgiu o badejo?

Poucos sabem, mas o badejo é um peixe de fato muito nacionalista. Isto é, será muito difícil encontrá-lo em outro lugar que não seja o Brasil. Assim, ele está distribuído entre os mares brasileiros desde o Norte até o Sul. E como dissemos antes, adoram estar escondidos nos corais.

Além destes lugares, esse peixe também gosta de frequentar os estuários e locais onde pode encontrar tocas. Com isso, costuma andar sozinho ou em grupos pequenos. Por ser carnívoro, ele se alimenta de outros peixes menores, moluscos e crustáceos. E há uma curiosidade: essa espécie é hermafrodita!

Isso significa que o badejo nasce fêmea e depois de atingir a maturidade se torna macho. Quando está na época de reprodução, ele pode formar pequenos cardumes com outros de sua espécie. Assim, pode reproduzir em uma média de até 500 mil ovos. Bastante, não é mesmo?

Conhecendo essa espécie na culinária

Como dissemos antes, o badejo possui uma carne densa e muito saborosa. Sendo assim, é um dos peixes preferidos dos amantes de frutos do mar. Afinal, além de um sabor indiscutível, ele também proporciona altos valores nutricionais. Entre seus benefícios, é rico em ômega 3 e em sais minerais.

Mas não é só isso, essa carne branca e leve também entrega aos consumidores mais vantagens. Dentro do badejo há uma quantidade considerável de ferro, flúor, cobalto, potássio, magnésio e fósforo. Ainda, conta com vitaminas E, A e D. Por isso, serve como combatente para inúmeras doenças.

Receitas com badejo

A sua preparação em restaurantes de frutos do mar é bastante variada. Isto é, pode incluir desde o frito, até o assado e grelhado. Em épocas como o verão, ele pode ser uma excelente pedida, uma vez que é suave e de fácil digestão.

Para ler mais sobre receitas do badejo, como o badejo à brasileira, confira nosso artigo “Receitas com Badejo: conheça alguns pratos irresistíveis“.

Badejo: um peixe à sua altura

Agora que você conhece tudo sobre a origem do badejo, saiba que pode encontrá-lo aqui na Marettimo! Nós preparamos pratos especiais com esse peixe, utilizando somente ingredientes selecionados. Também contamos com outras opções de frutos do mar que podem lhe interessar. Acesse o nosso site e confira o nosso cardápio para saber mais.

Gostou de tudo o que leu até aqui? Então não deixe de nos contar o que achou em nossos comentários! Para continuar recebendo dicas e novidades sobre a culinária marítima, basta acompanhar as nossas postagens feitas aqui no blog

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Notas

Referências