Fraternidade Rosacruz: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Nebo319 (discussão | contribs)
Desfeita a edição 62800790 de Stego
Etiquetas: Redirecionamento removido Desfazer Revertida Expressão problemática
Desfeita a edição 62803817 de Nebo319 WP:SPAM, com possível WP:VDA
Etiquetas: Novo redirecionamento Desfazer
Linha 1: Linha 1:
#REDIRECIONAMENTO [[Rosacrucianismo]]
A Fraternidade Rosacruz ou [[Rosicrucian Fellowship]] - USA é uma organização não religiosa fundada por [[Max Heindel]] e têm centros em muitos países autorizados a divulgar e organizar a sua actividade. <ref>[https://www.rosacruz.pt Fraternidade Rosacruz de Portugal]</ref>

= [https://www.rosacruz.pt Fraternidade Rosacruz de Portugal] =
(Centro autorizado da [[ Rosicrucian Fellowship]] - USA)


A [https://www.rosacruz.pt Fraternidade Rosacruz de Portugal], não é uma organização religiosa, mas sim uma Escola de Pensamento, cuja finalidade é divulgar a admirável Filosofia dos Rosacruzes, tal como ela foi transmitida por intermédio de [[Max Heindel]], escolhido para esse efeito pelos Irmãos Maiores desta Ordem.

= O que é. A Missão =
Os seus ensinamentos projectam luz sobre o lado científico e o aspecto espiritual dos problemas emergentes da origem e da evolução do Homem e do Universo. Fazem igualmente sobressair que não reside aí todo o seu fim. O conhecimento há-de tornar-nos verdadeiramente religiosos, naquela acepção legítima de religar-nos (re-ligare) à essência espiritual que temos dentro de nós. O conhecimento desenvolverá, assim, o sentimento de altruísmo e do dever, para estabelecimento da Fraternidade Ideal.


A mensagem da [https://www.rosacruz.pt Fraternidade Rosacruz de Portugal] é:

'''Mente Sã, Coração Terno, Corpo Puro'''

E a sua divisa: '''SERVIÇO'''

Qualquer pessoa que esteja disposta a acatar os seus regulamentos e não seja, por profissão, Hipnotizador, Quiromante, Médium ou Astrólogo, encontrará entre nós o melhor acolhimento.

Para maiores esclarecimentos, queiram dirigir-se, por carta ou pessoalmente a esta Fraternidade.

'''Morada Sede Social:'''
[https://www.rosacruz.pt '''Fraternidade Rosacruz de Portugal''']

Rua de Manuel Múrias, 12, 5º E
1500 419  Lisboa
Portugal

Podendo vir a ser alterada até ao final do ano, porém, a morada postal seguinte ainda está activa e é uma boa alternativa à da morada social, acima indicada.


'''Endereço – Postal'''

[https://www.rosacruz.pt Fraternidade Rosacruz de Portugal]
Apartado 21093
1127-001 Lisboa
Lisboa

Portugal
e-mail:  rosacruz@mail.telepac.pt

= História recente. =
Em 21 de Março de 1926, os rosacrucistas dispersos por todo o território nacional, metropolitano, insular e ultramarino, deliberaram apresentar-se publicamente e, entre as decisões tomadas, constava a de editar uma revista, que reunisse parte dos documentos que circulavam internamente entre os membros. E assim nasceu a [https://www.rosacruz.pt/auditorio/index.php/institucional/revista-rosacruz Revista ROSACRUZ].

Na década de 60 as actividades rosacrucistas, mesmo as que envolviam actos de solidariedade social, eram cuidadosamente vigiadas. As obras destinadas à instrução e pesquisa, importadas do estrangeiro, se não vinham registadas desapareciam; se vinham sob registo não nos eram entregues. Quando reclamadas pelos remetentes eram então devolvidas com a declaração, humilhante para o prestígio do país: CIRCULAÇÃO INTERDITA POR CONTER LITERATURA ROSACRUZ.

Os rosacrucistas são encarados com respeito e admiração em todo o mundo, porque a sua actuação é benéfica para a disciplina e harmonia social. Por esse motivo são-lhes concedidas facilidades diversas, de natureza fiscal e outras.

Em Portugal, até ao dia 24 de Abril de 1974 os rosacrucistas não se podiam apresentar como tais!

No dia 17 de Junho de 1966, pelas 7 horas da manhã, foi a sede da [https://www.rosacruz.pt Fraternidade Rosacruz de Portugal], simultaneamente residência do seu Presidente, assaltada por um grupo de treze agentes da [https://pt.wikipedia.org/wiki/PIDE][[PIDE]]. Revolveram tudo à sua vontade, passando as largas centenas de livros da biblioteca um a um, na ânsia de encontrarem matéria que lhes permitisse efectuar detenções.

Terminaram a diligência a altas horas da noite. Levaram originais inéditos, mais de mil e duzentos estudos astrológicos de personalidades de destaque, vítimas de crimes ou doenças graves; livros, revistas, correspondência e até dinheiro!

Iniciaram-se imediatamente diligências para obter explicações e a devolução dos documentos subtraídos. O inspector que dirigiu o assalto acabaria por informar que a busca tinha sido motivada por suspeita de reuniões Maçónicas. Ao ser-lhe inquirida a razão de ter despojado a residência pessoal do Presidente de tantos objectos limitou-se a dizer:

- ''"O despacho que recebemos foi para fazer o que se fez. Mas, como os objectos que trouxemos não possuem o menor interesse para esta polícia, vão-lhe ser entregues. Dirijam-se ao subdirector José Sachetti e peçam-lhe a entregas das coisas. Ele ordenará a devolução".''

Alguns dias depois regressou o Presidente da Fraternidade Rosacruz, devidamente mandatado, à sede da [https://pt.wikipedia.org/wiki/PIDE][[PIDE]]. Foi recebido pelo subdirector José Sachetti, que não só recusou a devolução de tudo que mandou subtrair, como proibiu a publicação da [https://www.rosacruz.pt/auditorio/index.php/institucional/revista-rosacruz Revista ROSACRUZ]. E fê-lo com a ameaça de prisão por publicação clandestina.

Explicou-se ao subdirector J. Sachetti que a Revista se publicava há 40 anos, estava devidamente registada na Conservatória da Propriedade Literária, Científica e Artística, que nunca tinha sofrido qualquer sanção. E a resposta repetiu a ameaça inicial: "''o Presidente da [https://www.rosacruz.pt Fraternidade Rosacruz de Portugal] seria preso por publicação clandestina e iria responder no plenário''".

Depois de cerca de duas horas de explicações, sem nada conseguir, de nada valia argumentar mais. Perante as sucessivas ameaças de prisão, fez-se-lhe apenas um aviso: "''Não lhe daríamos esse prazer. Como estamos a perder tempo, se V. Exª nos dá licença, retiramo-nos. Mas não assumimos a responsabilidade pelo que depois se disser no país e no estrangeiro pelos actos cometidos''".

Insensível J. Sachetti respondeu:

- "''Sempre se disse mal de Portugal no estrangeiro. Por isso não importa. Se quiserem requerer a entrega das coisas apreendidas podem fazê-lo. Mas, se o requerimento vier às minhas mãos, mando-o somente juntar ao processo".''

Dias depois, embora sem esperanças, requereu-se, em forma legal, a devolução de todos os objectos e documentos. Não obtivemos mais do que o silêncio (Alguns livros foram readquiridos, anos mais tarde, em alfarrabistas).

Quando o Dr. Marcelo Caetano assumiu a Presidência do Governo, crentes de que iria fazer o regresso do país à liberdade, expusemos-lhe a situação. Recebemos um ofício da Presidência do Conselho comunicando que a exposição tinha sido enviada do Ministro do Interior, Dr. Gonçalves Rapazote. Dele também nada mais recebemos do que silêncio!

Tanto do auto de declarações que nos levantou o inspector da [[PIDE]] Fernando Alves, como no de levantamento de selos, dinheiro e documentos diversos, nas secretárias e noutros móveis que estavam fechados, foi cautelosamente evitada a mais leve referência a livros impressos, manuscritos inéditos, objectos do espólio do Museu, correspondência da [https://www.rosacruz.pt Fraternidade Rosacruz de Portugal], Revista Rosacruz, ou simplesmente Rosacruz, com a "''acariciante''" promessa de tudo nos ser devolvido, por não ter o menor interesse para a [[PIDE]].

''in'' Revista Rosacruz

= Os Cursos =

'''Estude Filosofia, Astrologia e a Bíblia por correspondência'''

Os cursos de instrução da [https://www.rosacruz.pt Fraternidade Rosacruz de Portugal] são gratuitos. As despesas de impressão, distribuição, etc., são cobertas por donativos voluntários.

'''Filosofia'''

Os cursos de Filosofia dizem respeito aos vários planos da Natureza, às condições depois da morte, renascimento, à lei da causa e efeito, origem do Universo, a natureza e missão de Cristo, iniciação e desenvolvimento futuro do Homem, etc. São dois cursos e o seu estudo sincero e perseverante ajuda a despertar o sexto sentido latente na maioria dos indivíduos. A Filosofia Rosacruz é a Chave Mestra dos planos invisíveis e das forças ocultas em contactos connosco.

'''Curso Preliminar de Filosofia'''

Findo o Curso Preliminar de Filosofia, que se compõe de doze lições, serão os estudantes inscritos nos outros cursos, se assim o desejarem.

Para fazer estes cursos é indispensável a obra base de toda a Filosofia Rosacruz – Conceito Rosacruz do Cosmo.

Todo o ensino ministrado pela [https://www.rosacruz.pt Fraternidade Rosacruz de Portugal] é gratuito (excepto os livros).

'''Astrologia'''

Os cursos de Astrologia tratam da ciência das estrelas à luz da filosofia oculta. Mostram os aspectos cósmicos da astrologia e a sua aplicação na vida diária em harmonia com a lei espiritual. Ensinam-se como uma fase do Cristianismo Místico e não devem ser confundidos com a aprendizagem da leitura da "buena dicha". Este curso divide-se em três partes: a primeira tem 26 lições; a segunda de 12 lições; e a terceira de 13 lições. A inscrição nestes cursos é apenas autorizada a quem tiver completado o Curso de Filosofia (Preliminar e Suplementar).


'''A Bíblia'''

O Ensino Bíblico da Sabedoria Ocidental tem por base um Curso composto de 28 lições compiladas da obra de Max Heindel. Este Curso, ao estabelecer com clareza o significado esotérico das Escrituras Sagradas, revela os princípios subjacentes nos quais se baseia a Ciência e a Religião. Max Heindel, um iniciado da Ordem Rosacruz, dá uma análise científica do Génese, a qual tem restituído a Bíblia a milhares de pessoas.

= O Serviço de Cura =

'''Aos que sofrem'''

Uma das mais importantes características dos Rosacruzes é o carinho e o desinteresse material que põem nos seus esforços decididos para instruir os seus pupilos e cuidar dos que sofrem; é o sinal inconfundível da sua altíssima estatura! Eles pertencem ao número dos que conduzem a evolução dos seres existentes na Terra; são divinos e por isso mesmo invisíveis para as pessoas vulgares, que só podem ver o que os seus olhos físicos podem abarcar, e se encontra entre determinados graus de vibração; o que está para cima ou para baixo desses graus já não pode ser detectado! Não atendem os assuntos fúteis.

As pessoas que buscam no Apoio destes Grandes Seres o alívio e a cura dos seus males do corpo ou da alma, se o fazem com sinceridade, têm a sua Protecção durante a vida e até depois da morte! Para isso bastará pedir o seu Auxílio e depois manter com eles o contacto.

Todo o Auxílio aos que sofrem é prestado gratuita e amorosamente. Para o receber é necessário apenas pedi-lo por escrito, mas fazê-lo com a maior sinceridade e confiança nos Divinos Seres que os vão atender.

O pedido tem de ser feito com tinta líquida, feita com água, a tinta vulgar; não servem as esferográficas, os lápis nem a máquina, pois a água pode fixar no papel o magnetismo do corpo do enfermo, no qual esses Grandes Seres, a quem também chamamos Irmãos Maiores, encontram uma amostra nítida do estado da saúde e o meio de se encontrarem com o doente e lhe ministrarem os cuidados necessários.

Para merecer a continuação deste grande Auxílio é necessário que nos dias e horas indicados semanalmente para o Serviço de cura, seja renovado o pedido. Para isso recolherá ao silêncio, fará a sua súplica mentalmente e em seguida fará a sua oração, que não é necessário ser muito longa, mas sentida, agradecida; seguidamente escreverá uma breve informação sobre o estado de saúde; por baixo porá a data, por extenso, e o seu nome. Ao terminar este serviço, em cada mês, levará logo para o correio as referidas informações, para que cheguem depressa ao seu destino, com a maior quantidade de magnetismo; e, até estar curado fará o mesmo, todos os meses.

As doenças agudas curam-se mais facilmente; as crónicas levam mais tempo! Se a doença estiver relacionada com o fim da existência não se curara; mas o enfermo receberá grandes alívios, será amparado até ao fim. Por isso deixará a vida terrena conscientemente e continuará a ser amparado por esses Grandes Seres, até que esteja inteiramente seguro da nova situação e possa, sozinho, seguir o seu novo destino.

Do exposto se pode concluir da transcendência deste Auxílio, que tão amorosa como desinteresseiramente é prestado.

O Auxílio dos Irmãos Maiores não exclui a intervenção dos médicos e do pessoal de enfermagem! Pelo contrário, esses Grandes Seres utilizam o serviço de todos esses funcionários, em cujos cérebros colocam as ideias mais convenientes ao tratamento das enfermidades e ajudam a encontrar as causas da doença. Durante o sono, porque o espírito está fora do corpo, é quando os Irmãos Maiores, ajudados pelos médicos e pessoal de enfermagem, cuja conduta moral lhes inspira confiança, vão tratar dos doentes. Se houver anomalias internas os Irmãos ensinam médico e os seus auxiliares a materializar as mãos dentro dos corpos dos enfermos e a praticarem os serviços que forem necessários à sua cura!

Portanto, os médicos e os enfermeiros e enfermeiras, dotados duma boa formação moral, encontram nestes grandes Seres Amizade, e com eles estão durante a vigília e durante o sono, para os ajudarem a bem cumprir a sua Missão. Desta Camaradagem com os Divinos Seres resulta um grande avanço na senda evolutiva para os que mereceram essa distinção.

As despesas com as organizações genuinamente Rosacruzes são pagas com o que os seus Membros e os simpatizantes agradecidos lhes dão, pois tudo quanto é verdadeiramente Rosacruz é gratuito, não pode ter quotas nem qualquer outro sistema de contribuição monetária.

Os pedidos de Auxílio serão dirigidos pelos que sofrem à:

  [https://www.rosacruz.pt '''Fraternidade Rosacruz de Portugal''']

Apartado 21093

1127-001 Lisboa

= A Sede Social =

Qualquer pessoa que esteja disposta a acatar os seus regulamentos e não seja, por profissão, Hipnotizador, Quiromante, Médium ou Astrólogo, encontrará entre nós o melhor acolhimento.

Para maiores esclarecimentos, queiram dirigir-se, por carta ou pessoalmente a esta Fraternidade.

Morada Sede Social:

[https://www.rosacruz.pt Fraternidade Rosacruz de Portugal]
Rua de Manuel Múrias, 12, 5º E
1500 419  Lisboa
Portugal


Endereço – Postal

[https://www.rosacruz.pt Fraternidade Rosacruz de Portugal]
Apartado 21093
1127-001 Lisboa
Lisboa
Portugal

e-mail:[[Mailto:rosacruz@mail.telepac.ptc.pt|rosacruz@mail.telepac.pt]]

Hiperligações:

Página Web:  [https://www.rosacruz.pt Fraternidade Rosacruz de Portugal]

Revista ROSACRUZ: [https://www.rosacruz.pt/auditorio/index.php/institucional/revista-rosacruz Revista ROSACRUZ]

Auditório:  [https://www.rosacruz.pt Fraternidade Rosacruz de Portugal]

= [https://www.rosacruz.pt/auditorio/index.php/institucional/revista-rosacruz Revista ROSACRUZ] =

A [https://www.rosacruz.pt/auditorio/index.php/institucional/revista-rosacruz Revista ROSACRUZ] é o órgão oficial da [https://www.rosacruz.pt Fraternidade Rosacruz de Portugal].

Através das suas secções (Editorial, Filosofia, Astrologia, Saúde e Nutrição, Educação Infantil, Estudos Bíblicos, etc.) atende aos anseios intelectuais e ao sentimento religioso e desperta o entendimento dos mais profundos mistérios da origem e evolução do Homem.

Conheça o trabalho da Fraternidade Rosacruz no Ocidente. Assine e ofereça assinatura da [https://www.rosacruz.pt/auditorio/index.php/institucional/revista-rosacruz Revista ROSACRUZ].

Redacção:
Rua de Manuel Múrias, 12 - 5º Esq
1500-419 Lisboa - Portugal


Copyright © [https://www.rosacruz.pt Fraternidade Rosacruz de Portugal]. Todos os direitos reservados.

Revisão das 00h29min de 12 de janeiro de 2022

Redireciona para: