Abelardo Luján Rodríguez: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Rei-bot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: sv:Abelardo L. Rodríguez
AlleborgoBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: nah:Abelardo Rodríguez
Linha 27: Linha 27:
[[fr:Abelardo L. Rodríguez]]
[[fr:Abelardo L. Rodríguez]]
[[it:Abelardo Luján Rodríguez]]
[[it:Abelardo Luján Rodríguez]]
[[nah:Abelardo Rodríguez]]
[[nl:Abelardo Luján Rodríguez]]
[[nl:Abelardo Luján Rodríguez]]
[[no:Abelardo L. Rodríguez]]
[[no:Abelardo L. Rodríguez]]

Revisão das 23h16min de 18 de abril de 2008

Abelardo Luján Rodríguez.

Abelardo Luján Rodríguez (Guaymas, Sonora, 12 de Maio de 1889 - La Jolla, Califórnia, 13 de Fevereiro de 1967), foi presidente interino do México entre 1932 e 1934, na sequência da demissão de Pascual Ortiz Rubio.

Nascido no seio de uma família pobre, desde que era bastante jovem trabalhou numa loja de ferragens, numa mina de cobre e mais tarde foi jogador profissional de baseball. Participou na Revolução Mexicana a partir de 1913 ascendendo rapidamente na hierarquia, sendo promovido a coronel em 1916. Após o seu envolvimento no plano de Agua Prieta foi nomeado comandante militar da Baixa Califórnia em 1921. Em 1923 tornou-se governador da Baixa Califórnia cargo que acumulou com o de comandante militar desta região até 1929. Em 1932 ocupou duas posições ministeriais no governo de Ortiz Rubio.

Após a demissão de Ortiz Rubio, assumiu a presidência do México em 4 de Setembro de 1932. Entre as medidas mais relevantes tomadas durante o seu mandato incluem-se a fundação de várias instituições financeiras, a reposição da educação socialista, e a implementação de leis relacionadas com instituições privadas de caridade e monopólios. O mandato presidencial foi aumentado de 4 para 6 anos.

Terminado o seu mandato em 30 de Novembro de 1934, retirou-se da vida pública até 1943, ano em que foi eleito governador de Sonora com grande impacto na política educativa deste estado com a fundação da Universidade de Sonora. Alegando motivos de saúde, demitiu-se do cargo de governador em Abril de 1948.

O aeroporto de Tijuana tem o seu nome.

Precedido por
Pascual Ortiz Rubio
Presidente do México (interino)
4 de Setembro de 1932 - 30 de Novembro de 1934
Sucedido por
Lázaro Cárdenas del Río