Salé (profeta): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
 
JLCA (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:
'''Saleh''' é um profeta no alcorão.
'''Saleh''' ([[língua árabe|Árabe]]: '''صالح''') é considerado um [[Profetas do Islão|profeta]] no [[Alcorão]].

De acordo com a tradição islâmica, Saleh nasceu nove gerações após Nuh e o delúvio. Ele viveu em uma região entre a Palestina e Hijaz, antiga cidade de Petra, atual Jordânia. As pessoas viviam em casas esculpidas em pedras, mas tambem espulpiam estátuas em pedra e as idolatravam. Saleh tentou alertar as pessoas para retornarem à Deus, mas eles não escutaram. Eles eventualmente provocavam Deus assassinando dois animais em vez de se alimentarem deles, sendo contra as palavras de Saleh. Sendo assim, deus ordenou que saleh desistisse de recuperar essas pessoas e que as deixasse, após isso um forte terremoto matou os incrédulos. Essas caratacteristicas são associadas ao bíblico Shaleh.
De acordo com a tradição [[Islão|islâmica]], Saleh nasceu nove gerações após [[Nuh]] (Noé) e o [[dilúvio]]. Ele viveu em uma região entre a [[Palestina]] e o Hijaz, provavelmente na antiga cidade de [[Petra]], na atual [[Jordânia]]. As pessoas da tribo Thamud viviam em casas talhadas na rocha e esculpiam estátuas em pedra que idolatravam. Saleh tentou alertar essas pessoas para que retornassem a [[Deus]], mas eles não o escutaram. Eles eventualmente provocaram Deus pelo facto de terem morto dois animais em vez de os terem alimentado, indo contra as palavras de Saleh. Sendo assim, Deus ordenou que Saleh desistisse de recuperar essas pessoas e que as deixasse; após isso um forte terremoto matou os incrédulos. Esta personagem é semelhante ao bíblico Chela, embora existam diferentes versões na [[Torá]] e na [[Septuaginta]] em torno da geração a qual ele pertencia.

[[en:Saleh]]
[[ru:Салих]]

Revisão das 22h23min de 30 de dezembro de 2005

Saleh (Árabe: صالح) é considerado um profeta no Alcorão.

De acordo com a tradição islâmica, Saleh nasceu nove gerações após Nuh (Noé) e o dilúvio. Ele viveu em uma região entre a Palestina e o Hijaz, provavelmente na antiga cidade de Petra, na atual Jordânia. As pessoas da tribo Thamud viviam em casas talhadas na rocha e esculpiam estátuas em pedra que idolatravam. Saleh tentou alertar essas pessoas para que retornassem a Deus, mas eles não o escutaram. Eles eventualmente provocaram Deus pelo facto de terem morto dois animais em vez de os terem alimentado, indo contra as palavras de Saleh. Sendo assim, Deus ordenou que Saleh desistisse de recuperar essas pessoas e que as deixasse; após isso um forte terremoto matou os incrédulos. Esta personagem é semelhante ao bíblico Chela, embora existam diferentes versões na Torá e na Septuaginta em torno da geração a qual ele pertencia.