Holsácia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
LijeBot (discussão | contribs)
m clean up, Replaced: [[Image: → [[Imagem:
Idioma-bot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: lt:Holšteinas
Linha 22: Linha 22:
[[ko:홀슈타인]]
[[ko:홀슈타인]]
[[la:Holsatia]]
[[la:Holsatia]]
[[lt:Holšteinas]]
[[nds:Holsteen]]
[[nds:Holsteen]]
[[nl:Holstein (streek)]]
[[nl:Holstein (streek)]]

Revisão das 10h59min de 27 de novembro de 2008

Holstein

O Holstein (Holsteen, em baixo alemão e Holsten, em dinamarquês; em português também existe o exônimo Holsácia) é a parte meridional da região de Schleswig-Holstein e localiza-se na Alemanha, entre os rios Elba e Eider. Sua capital é Kiel.


Antigo principado alemão que forma, atualmente, com o sul de Schleswig, do qual é separado pelo Eider, o estado de Schleswig-Holstein.

História

Situada ao norte do domínio ocupado pelos saxões no século VII, a região foi conquistada por Carlos Magno, em 804, com a ajuda dos eslavos obodritos. A revolta destes (817) ocasionou sua expulsão em favor dos saxões. O Holstein foi elevado a condado (1110-[[1111) e seus condes, em conflito com os dinamarqueses, favoreceram sua cristianização e sua germanização. Geraldo III, o Grande (1304-1340), estabeleceu no trono da Dinamarca seu sobrinho, Valdemar III, em 1326 e seus filhos obtiveram o ducado do Schleswig em 1386. Em 1460, o Holstein e o Scheleswig foram concedidos a Cristiano I, rei da Dinamarca e o fundador da dinastia dos Oldenburg.

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Alemanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.