Tratado de Bruxelas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Alexbot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: ko:브뤼셀조약
Chobot (discussão | contribs)
m Bot: Modificando: ko:브뤼셀 조약
Linha 17: Linha 17:
[[it:Trattato di Bruxelles]]
[[it:Trattato di Bruxelles]]
[[ja:ブリュッセル条約 (1948年)]]
[[ja:ブリュッセル条約 (1948年)]]
[[ko:브뤼셀조약]]
[[ko:브뤼셀 조약]]
[[nl:Verdrag van Brussel]]
[[nl:Verdrag van Brussel]]
[[pl:Traktat brukselski]]
[[pl:Traktat brukselski]]

Revisão das 14h57min de 24 de janeiro de 2009

O Tratado de Bruxelas (da União Ocidental) foi assinado em 17 de março de 1948 entre Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, França e Reino Unido. A partir daí, abriu-se o caminho para a criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) que trabalha em missões de Gestão de Crises.

O Tratado de Bruxelas representou a primeira de todas as tentativas para organizar os estados da Europa ocidental no pós-Segunda Guerra Mundial. Sem surpresas, este passo na integração acontece mais ao nível da segurança e defesa do que no plano político-estratégico. O Tratado previu assim uma cláusula de assistência militar mútua no caso de um dos membros ser atacado.

Os países signatários foram os primeiros a aderir à primeira iniciativa de construção europeia e viriam mais tarde a tornar-se na União da Europa Ocidental, organização que chega aos dias de hoje, embora sem qualquer relevância política.

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.