Diluição: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
FilRBot (discussão | contribs)
m -cat utilizando AWB
FilRB (discussão | contribs)
m Adicionando "Química ambiental" (usando HotCat)
Linha 37: Linha 37:


[[Categoria:Tecnologia]]
[[Categoria:Tecnologia]]
[[Categoria:Química ambiental]]

Revisão das 22h12min de 16 de abril de 2009

Acto físico-químico de tornar uma solução menos concentrada em partículas de soluto através do aumento da quantidade de solvente nesta. A diluição depende do factor de diluição (número de vezes que a concentração da solução vai diminuir).

Achamos o Factor de Diluição dividindo o Volume da solução depois de diluida pelo Volume da solução antes de ser diluida.

Para calcular os valores de uma diluição podemos usar a fórmula em seguinte: c1•V1 = c2•V2 onde: c1= concentração da solução antes de ser diluída (por exemplo, da solução de estoque); c2 = concentração da solução depois de ser diluída; V1 = volume da solução antes de ser diluída usada; V2 = volume final da solução diluída.

Na natureza a diluição é um fenômeno ambiental muito importante pois permite o lançamento adequado de poluentes gasosos ou líquidos, através de chaminés ou de emissários diminuindo o impacto da carga poluidora inicial. Estes tipos de lançamentos estão previstos, respectivamente, no Protocolo de Quioto e no Protocolo de Annapolis. Estes cálculos de diluição são efetuados na engenharia sanitária utilizando-se modelos matemáticos ou modelos físicos.

Ver também

  • Rios, Jorge L. Paes - "Estudo de um Lançamento Subfluvial.Metodologia de Projeto e Aspectos Construtivos do Emissário de Manaus" - Congresso Interamericano de AIDIS - Panamá, 1982.
  • Azevedo Netto et al. - Manual de Hidráulica - Editora Blucher - São Paulo, 2001.
  • Gonçalves, Fernando B. e Souza, Amarílio P. - "Disposição Oceânica de Esgotos" - ABES - Rio de Janeiro, 1997.

Predefinição:Ligações Externas