Termoplástico: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Manuel Correia (discussão | contribs)
m
Manuel Correia (discussão | contribs)
m
Linha 1: Linha 1:
{{Reciclagem|data=Outubro de 2008}}
{{Reciclagem|data=Outubro de 2008}}


'''Termoplástico''' é um [[plástico]] ([[polímero]] artificial) que, a uma dada temperatura, apresenta alta [[viscosidade]] podendo ser conformados e moldados.<ref name="A.-M. M. Baker Joey Mead">[http://www.knovel.com/web/portal/basic_search/display?_EXT_KNOVEL_DISPLAY_bookid=1008|Modern Plastics Handbook] (1º capitulo) {{en}}</ref> Antes de atingir o estado fundido passam por uma [[transição vitria]]. Exemplos de termoplásticos são o [[polipropileno]], [[polietileno]], o [[PVC]], entre outros. É um material polimérico sintético, que, quando sujeito à ação de calor, facilmente se deforma podendo ser remodelado e novamente solidificado mantendo a sua nova estrutura. Isto significa que, os plásticos quando dividos em termoplásticos e termofixos, os primeiros são altamente [[Reciclagem|recicláveis]] ao contrário dos termofixos. Isto acontece porque as cadeias macromoleculares dos termoplásticos se encontram ligadas por [[Forças de van der Waals]] ou por [[Ponte de hidrogênio|Pontes de Hidrogênio]] que se quebram por acção do calor, fundindo-se o material. Ao ser novamente resfriado, voltam a ser restabelecidas as suas ligações intermoleculares, não havendo desta forma quebra das ligações covalentes dos [[monómero]]s que formam as [[macromolécula]]s.
'''Termoplástico''' é um [[plástico]] ([[polímero]] artificial) que, a uma dada temperatura, apresenta alta [[viscosidade]] podendo ser conformados e moldados.<ref name="A.-M. M. Baker Joey Mead">[http://www.knovel.com/web/portal/basic_search/display?_EXT_KNOVEL_DISPLAY_bookid=1008|Modern Plastics Handbook] (1º capitulo) {{en}}</ref> Antes de atingir o estado fundido passam por uma [[transição vitria]]. Exemplos de termoplásticos são o [[polipropileno]], o [[polietileno]], e o [[PVC|policloreto de vinil]] (vulgo [[PVC]]), entre outros. É um material polimérico sintético, que, quando sujeito à ação de calor, facilmente se deforma podendo ser remodelado e novamente solidificado mantendo a sua nova estrutura. Isto significa que, os plásticos quando dividos em termoplásticos e termofixos, os primeiros são altamente [[Reciclagem|recicláveis]] ao contrário dos termofixos. Isto acontece porque as cadeias macromoleculares dos termoplásticos se encontram ligadas por [[Forças de van der Waals]] ou por [[Ponte de hidrogênio|Pontes de Hidrogênio]] que se quebram por acção do calor, fundindo-se o material. Ao ser novamente resfriado, voltam a ser restabelecidas as suas ligações intermoleculares, não havendo desta forma quebra das ligações covalentes dos [[monómero]]s que formam as [[macromolécula]]s.


'''Os termofixos''', ao contrário, quando aquecidos não podem ser remodelados.
'''Os termofixos''', ao contrário, quando aquecidos não podem ser remodelados.

Revisão das 21h43min de 19 de julho de 2009

Termoplástico é um plástico (polímero artificial) que, a uma dada temperatura, apresenta alta viscosidade podendo ser conformados e moldados.[1] Antes de atingir o estado fundido passam por uma transição vitria. Exemplos de termoplásticos são o polipropileno, o polietileno, e o policloreto de vinil (vulgo PVC), entre outros. É um material polimérico sintético, que, quando sujeito à ação de calor, facilmente se deforma podendo ser remodelado e novamente solidificado mantendo a sua nova estrutura. Isto significa que, os plásticos quando dividos em termoplásticos e termofixos, os primeiros são altamente recicláveis ao contrário dos termofixos. Isto acontece porque as cadeias macromoleculares dos termoplásticos se encontram ligadas por Forças de van der Waals ou por Pontes de Hidrogênio que se quebram por acção do calor, fundindo-se o material. Ao ser novamente resfriado, voltam a ser restabelecidas as suas ligações intermoleculares, não havendo desta forma quebra das ligações covalentes dos monómeros que formam as macromoléculas.

Os termofixos, ao contrário, quando aquecidos não podem ser remodelados.

Início do século XX

O termoplástico já veio sendo usado na indústria de gravação como shellac---um termoplástico natural usado na produção de discos gramofones (disco de vinil plano) no início do Século XX.[2]

Veja também

Referências

  1. Plastics Handbook (1º capitulo) (em inglês)
  2. "A história do disco gramofone" (4º parágrafo) (em inglês)
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.