Constituição de Weimar: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
333~ptwiki (discussão | contribs)
m
TXiKiBoT (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: nl:Grondwet van Weimar
Linha 27: Linha 27:
[[ko:바이마르 헌법]]
[[ko:바이마르 헌법]]
[[lt:Veimaro Konstitucija]]
[[lt:Veimaro Konstitucija]]
[[nl:Grondwet van Weimar]]
[[no:Weimarforfatningen]]
[[no:Weimarforfatningen]]
[[pl:Konstytucja weimarska]]
[[pl:Konstytucja weimarska]]

Revisão das 15h46min de 25 de agosto de 2009

A Constituição de Weimar em formato de livreto. A constituição em si exigia que fosse entregue aos estudantes no momento de sua formatura.

A Constituição de Weimar (alemão: Weimarer Verfassung) era o documento que governou a curta república de Weimar (1919-1933) da Alemanha. Formalmente era a Constituição do estado alemão (Die Verfassung des Deutschen Reiches).

O título da Constituição era o mesmo que a constituição imperial que a precedeu. A palavra alemã Reich é traduzida geralmente como “império”; entretanto, uma tradução mais exata seria “reino” ou “comunidade”. O termo persistiu mesmo após o fim da monarquia em 1918. O nome do oficial de estado alemão era Deutsches Reich até a derrota da Alemanha Nazista no final da Segunda Guerra Mundial.

A Constituição de Weimar representa o auge da crise do Estado Liberal do séc. XVIII e a ascensão do Estado Social do séc. XX. Foi o marco do movimento constitucionalista que consagrou direitos sociais, de 2ª geração/dimensão (relativos às relações de produção e de trabalho, à educação, à cultura, à previdência) e reorganizou o Estado em função da Sociedade e não mais do indivíduo.

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre história da Alemanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.