Península de Camecháteca: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
SieBot (discussão | contribs)
Alexbot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: cy:Gorynys Kamchatka
Linha 24: Linha 24:
[[cs:Poloostrov Kamčatka]]
[[cs:Poloostrov Kamčatka]]
[[cv:Камчатка]]
[[cv:Камчатка]]
[[cy:Gorynys Kamchatka]]
[[da:Kamtjatka]]
[[da:Kamtjatka]]
[[de:Kamtschatka]]
[[de:Kamtschatka]]

Revisão das 07h53min de 22 de março de 2010

 Nota: Se procura o filme com mesmo nome, veja Kamchatka (filme).
Topografia da península de Kamchatka
Em Kamchatka há numerosos vulcões, como o Avachinsky

A Península de Kamchatka (em russo: полуо́стров Камча́тка) é uma enorme península com cerca de 1250 km de extensão, localizada na região oriental da Rússia, e cujo ponto mais elevado é o Klyuchevskaya Sopka. Fica a leste do Mar de Okhotsk e Golfo de Shelikhov.

Durante a Guerra Fria, a península foi utilizada como alvo pelos soviéticos para testes de alcance e precisão de mísseis.

Um sismo de 6,5 graus na escala de Richter atingiu no dia 17 de junho de 2003 a região, segundo afirma o Observatório de Ciência da Terra de Estrasburgo (leste da França).

O epicentro deste tremor que aconteceu às 22h07m (no fuso horário de Brasília), localizado a 53,88 graus de latitude norte e 157,5 graus de longitude Leste. Até esse dia, o maior tremor da região desde 2000 havia acontecido no dia 19 de outubro de 2001 e alcançado 5 graus na escala de Richter.

Em agosto de 2005, um submarino da classe Priz AS-28 da marinha russa sofreu um acidente próximo a Kamchatka e afundou no oceano. O resgate da tripulação foi realizado com ajuda internacional.