Diferenças entre edições de "Contrato de futuros"

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
738 bytes adicionados ,  22h26min de 30 de setembro de 2010
sem resumo de edição
O '''Mercadomercado Futurofuturo''' é constituído por [[contrato]]s em que as partes - compradora e vendedora - se comprometem a comprar ou vender determinada quantidade e qualidade de um [[ativo financeiro]] ou [[ativo]] real ([[bens]] tangíveis), em uma data futura, através de contratos padronizados para liquidação física ou financeira na data acordada. Contratos futuros são um tipo de contrato [[derivativo]].
 
Tal como no '''contrato a termo''', o contrato futuro estabelece a compra e venda de certa quantidade de um bem ([[mercadoria]] ou [[ativo financeiro]]) por um preço estipulado para liquidação em data futura. A principal diferença é que, no mercado a termo, os compromissos são liquidados integralmente nas datas de vencimento, enquanto no mercado futuro, esses compromissos são ajustados financeiramente às expectativas do mercado quanto ao preço futuro daquele bem, isto é, são feitos ajustes diários do [[valor]] dos contratos, o que permite a liquidação financeira também diária, apurando-se [[lucro]] ou [[prejuízo]]. Como os participantes podem entrar e sair do mercado a qualquer momento, os contratos futuros contribuem para aumentar a [[liquidez]] da economia. <ref>[http://www.investmax.com.br/iM/content.asp?contentid=795 O que é Mercado Futuro]</ref>
No Mercado Futuro, o valor dos contratos sofre ajustes diários, o que permite a liquidação financeira diária, com [[lucro]]s ou [[prejuízo]]s, e a mudança diária de posições.
 
=={{Ver tambémrefsection}}==
*[[Derivativo]]
 
{{esboço-economia}}
[[it:Future]]
[[ja:先物取引]]
[[nl:FutureFutures]]
[[pl:Futures]]
[[ru:Фьючерс]]

Menu de navegação