Contrato de futuros: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
O '''Mercado Futuro''' é constituído por [[contrato]]s em que as partes - compradora e vendedora - se comprometem a comprar ou vender determinada quantidade e qualidade de um [[ativo financeiro]] ou [[ativo]] real ([[bens]] tangíveis), em uma data futura, através de contratos padronizados para liquidação física ou financeira na data acordada.
O '''mercado futuro''' é constituído por [[contrato]]s em que as partes - compradora e vendedora - se comprometem a comprar ou vender determinada quantidade e qualidade de um [[ativo financeiro]] ou [[ativo]] real ([[bens]] tangíveis), em uma data futura, através de contratos padronizados para liquidação física ou financeira na data acordada. Contratos futuros são um tipo de contrato [[derivativo]].


Tal como no '''contrato a termo''', o contrato futuro estabelece a compra e venda de certa quantidade de um bem ([[mercadoria]] ou [[ativo financeiro]]) por um preço estipulado para liquidação em data futura. A principal diferença é que, no mercado a termo, os compromissos são liquidados integralmente nas datas de vencimento, enquanto no mercado futuro, esses compromissos são ajustados financeiramente às expectativas do mercado quanto ao preço futuro daquele bem, isto é, são feitos ajustes diários do [[valor]] dos contratos, o que permite a liquidação financeira também diária, apurando-se [[lucro]] ou [[prejuízo]]. Como os participantes podem entrar e sair do mercado a qualquer momento, os contratos futuros contribuem para aumentar a [[liquidez]] da economia. <ref>[http://www.investmax.com.br/iM/content.asp?contentid=795 O que é Mercado Futuro]</ref>
No Mercado Futuro, o valor dos contratos sofre ajustes diários, o que permite a liquidação financeira diária, com [[lucro]]s ou [[prejuízo]]s, e a mudança diária de posições.


=={{Ver também}}==
{{refsection}}
*[[Derivativo]]


{{esboço-economia}}
{{esboço-economia}}
Linha 20: Linha 19:
[[it:Future]]
[[it:Future]]
[[ja:先物取引]]
[[ja:先物取引]]
[[nl:Future]]
[[nl:Futures]]
[[pl:Futures]]
[[pl:Futures]]
[[ru:Фьючерс]]
[[ru:Фьючерс]]

Revisão das 22h26min de 30 de setembro de 2010

O mercado futuro é constituído por contratos em que as partes - compradora e vendedora - se comprometem a comprar ou vender determinada quantidade e qualidade de um ativo financeiro ou ativo real (bens tangíveis), em uma data futura, através de contratos padronizados para liquidação física ou financeira na data acordada. Contratos futuros são um tipo de contrato derivativo.

Tal como no contrato a termo, o contrato futuro estabelece a compra e venda de certa quantidade de um bem (mercadoria ou ativo financeiro) por um preço estipulado para liquidação em data futura. A principal diferença é que, no mercado a termo, os compromissos são liquidados integralmente nas datas de vencimento, enquanto no mercado futuro, esses compromissos são ajustados financeiramente às expectativas do mercado quanto ao preço futuro daquele bem, isto é, são feitos ajustes diários do valor dos contratos, o que permite a liquidação financeira também diária, apurando-se lucro ou prejuízo. Como os participantes podem entrar e sair do mercado a qualquer momento, os contratos futuros contribuem para aumentar a liquidez da economia. [1]

Predefinição:Refsection

Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.