Hulha: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
aqui
bot: revertidas edições de 187.55.49.4 ( modificação suspeita : -38), para a edição 24151731 de João Sousa
Linha 1: Linha 1:
[[Ficheiro:Coal bituminous.jpg|thumb|direita|Hulha]]
[[Ficheiro:Coal bituminous.jpg|thumb|direita|Hulha]]
A '''rolha''' ou '''carvão betuminoso''' é um tipo de [[carvão mineral]] que contém [[betume]].
A '''hulha''' ou '''carvão betuminoso''' é um tipo de [[carvão mineral]] que contém [[betume]].


Dependendo do teor de carbono, o carvão mineral é classificado como [[linhito]], hulha e [[antracito]]. É denominado de hulha quando o teor de carbono é entre 60 e 80%.
Dependendo do teor de carbono, o carvão mineral é classificado como [[linhito]], hulha e [[antracito]]. É denominado de hulha quando o teor de carbono é entre 60 e 80%.


A rolha foi a mola propulsora da indústria do [[século XIX]],durante a chamada [[revolução industrial]], sendo substituída pelo [[petróleo]] no [[século XX]].
A hulha foi a mola propulsora da indústria do [[século XIX]],durante a chamada [[revolução industrial]], sendo substituída pelo [[petróleo]] no [[século XX]].


A rolha era o tipo de carvão mineral mais amplamente utilizado na produção de [[hidrocarboneto aromático|hidrocarbonetos aromáticos]], que ocorria através de um processo denominado [[destilação|destilação seca]].Tal processo consiste no aquecimento da hulha resultando em três frações de diferentes estados físicos:
A hulha era o tipo de carvão mineral mais amplamente utilizado na produção de [[hidrocarboneto aromático|hidrocarbonetos aromáticos]], que ocorria através de um processo denominado [[destilação|destilação seca]].Tal processo consiste no aquecimento da hulha resultando em três frações de diferentes estados físicos:


* duro:[[carvão coque]]
* Sólido:[[carvão coque]]


* mole:[[águas amoniacais]] e [[alcatrão de hulha]]
* Líquido:[[águas amoniacais]] e [[alcatrão de hulha]]


* Gostoso:gás ([[combustível]]) de iluminação: CH<sub>4</sub>,H<sub>2</sub>, CO entre outros.
* Gasoso:gás ([[combustível]]) de iluminação: CH<sub>4</sub>,H<sub>2</sub>, CO entre outros.





Revisão das 11h53min de 4 de março de 2011

Hulha

A hulha ou carvão betuminoso é um tipo de carvão mineral que contém betume.

Dependendo do teor de carbono, o carvão mineral é classificado como linhito, hulha e antracito. É denominado de hulha quando o teor de carbono é entre 60 e 80%.

A hulha foi a mola propulsora da indústria do século XIX,durante a chamada revolução industrial, sendo substituída pelo petróleo no século XX.

A hulha era o tipo de carvão mineral mais amplamente utilizado na produção de hidrocarbonetos aromáticos, que ocorria através de um processo denominado destilação seca.Tal processo consiste no aquecimento da hulha resultando em três frações de diferentes estados físicos:

  • Gasoso:gás (combustível) de iluminação: CH4,H2, CO entre outros.


Ícone de esboço Este artigo sobre um Combustível é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.