Ciência dos materiais: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 25: Linha 25:


== {{Ver também}} ==
== {{Ver também}} ==

[[Engenharia dos materiais]]

[[Aço]]
[[Aço]]


[[Carbono]]
[[Carbono]]


[[Kevlar]]
[[Cristal líquido]]

[[Engenharia dos materiais]]


[[Laser]]
[[Laser]]


[[Cristal líquido]]
[[Kevlar]]


== {{Ligações externas}} ==
== {{Ligações externas}} ==

Revisão das 11h06min de 19 de abril de 2011

Ciência dos materiais é o ramo da ciência relativo ao estudo dos materiais e a relação entre as suas propriedades, estrutura, performance, formas de caracterização e processamento. Cada processamento modifica a estrutura do material, alterando suas propriedades, que por sua vez delimitam o seu desempenho. Um bom Livro sobre o assunto é Ciencia e Engenharia dos Materiais de William Callister Jr.

Histórico

Os materiais sempre tiveram um papel fundamental na vida da humanidade. As civilizações antigas foram designadas de acordo com o domínio dos materiais, Idade da pedra, Idade do Ferro, etc. No início o homem só tinha acesso aos materiais naturais, tais como pedras, madeira, ossos e peles. A noção inicial baseava-se na dureza; Tribos com lanças apenas de madeira tinham mais dificuldade em abater uma caça do que tribos utilizando pontas de pedra em suas lanças. Após o domínio do fogo, tomou-se noção dos materiais inflamáveis e não-inflamáveis bem como outras transformações decorrentes da temperatura. Com o passar do tempo foi se descobrindo a possilidade de criação de novos materiais, como cerâmica e outros metais. A criação de potes e vasos nos formatos desejados deu início a uma arte secular além de facilitar a estocagem e o transporte de objetos, especialmente comida e grãos.

Em seguida os tratamentos térmicos e outros processos tiveram grande importância. Durante o feudalismo no Japão, as espadas japonesas Katanas, produzidas manualmente através de um processo longo e muito cuidadoso, dava a um guerreiro Samurai grande estatus e poder. Bem como na Europa o forjamento de armaduras com a técnica correta de tempera evitava grandes deformações ou a total inutilização da peça em si. O domínio dos metais possibilitou a fabricação de mosquetes e canhões que denotavam grande superioridade bélica a algumas nações.

Sólidos

Dentre os sólidos existem duas divisões, a primeira por ligações químicas.

Sólidos:

e a segunda por propriedades fisico-químicas ou materiais de engenharia:

Ver também

Engenharia dos materiais

Aço

Carbono

Kevlar

Laser

Cristal líquido

Ligações externas


Entidades de Consultorias e Treinamentos


Ícone de esboço Este artigo sobre Ciência dos materiais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.