Matilde de Inglaterra: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
FMTbot (discussão | contribs)
m Checkwiki + ajustes
Linha 51: Linha 51:
[[Categoria:Rainhas católicas]]
[[Categoria:Rainhas católicas]]
[[Categoria:Príncipes católicos romanos]]
[[Categoria:Príncipes católicos romanos]]
[[Categoria:Nascidos em 1102]]


[[af:Matilda van Engeland]]
[[af:Matilda van Engeland]]

Revisão das 15h08min de 24 de fevereiro de 2012

Matilde
Imperatriz do Sacro Império. Pela graça de Deus, Rainha de Inglaterra, Senhora dos Ingleses e Condessa de Anjou
Imperatriz Matilde de http://en.wikipedia.org/wiki/Empress_MatildaInglaterra.
Imperatriz Matilde de http://en.wikipedia.org/wiki/Empress_MatildaInglaterra.
Reinado 11351141 (disputado)
Consorte Henrique V (1114–25)
Godofredo Plantageneta (1128–51)
Antecessor(a) Henrique I de Inglaterra
Sucessor(a) Estêvão I de Inglaterra
Henrique II de Inglaterra
Nascimento 7 de Fevereiro de 1102
  Winchester, Inglaterra
Morte 10 de setembro de 1167 (65 anos)
  Ruão, França
Sepultado em Ruão, França
Dinastia Normanda
Pai Henrique I de Inglaterra
Mãe Matilde da Escócia
Filho(s) Henrique II de Inglaterra
Geofredo VI, Conde de Anjou
Guilherme, Conde de Poitou

Matilde (em inglês: Matilda ou Maud), conhecida como Imperatriz Matilda (Empress Matilda; Winchester, 7 de Fevereiro de 1102Ruão, 10 de Setembro de 1167) foi imperatriz consorte do Sacro Império, Condessa de Anjou e candidata ao trono de Inglaterra durante A Anarquia. Era filha de Henrique I de Inglaterra e da princesa Matilde da Escócia. Depois do naufrágio do White Ship, que vitimou o irmão Guilherme Adelin, Matilde tornou-se na única descendente legítima de Henrique I.

Matilde casou pela primeira vez em 1114 com Henrique V, Imperador do Sacro Império. O casamento não produziu descendência e Matilde ficou viúva em 1125, com apenas 23 anos. Em 1128, casou de novo com Geoffrey V, Conde de Anjou, alcunhado o Plantageneta, no âmbito da política de consolidação do poder de Henrique I no continente. Geoffrey era 11 anos mais novo e segundo crónicas da época a união não foi propriamente feliz. Nasceram no entanto três filhos: Henrique, Geoffrey e Guilherme.

Entretanto, numa decisão inédita para a época, Matilde foi nomeada sucessora por Henrique I, que obrigou seus barões a jurarem-lhe fidelidade. A escolha não era popular por Matilde ser mulher, mas principalmente por ser casada com o Conde de Anjou, a casa tradicionalmente adversária da Normandia.

Em 1135 Henrique I morreu, mas a coroa de Inglaterra foi usurpada por Estevão de Blois, primo de Matilde, que era uma personalidade mais consensual. Matilde não se conformou e iniciou uma série de manobras para alcançar a herança do pai. Como aliados encontrou o rei David I da Escócia, seu tio materno, e Roberto de Gloucester, seu irmão bastardo. O resultado foi A Anarquia, um período de guerra civil, caracterizado não por guerra aberta, mas pela falha de todas as instituições políticas que a Inglaterra viveu nos 19 anos seguintes. Em 1141, Matilde obteve o seu maior sucesso e conseguiu depôr Estevão, tornando-se não rainha, mas Senhora dos Ingleses. A vantagem foi perdida meses depois, devido à sua personalidade arrogante e à influência de Geoffrey de Anjou sobre as suas acções. Matilde conseguiu escapar sozinha ao cerco de Oxford, sumindo-se a meio da noite, mas nunca recuperou o ascendente político. Em 1147 é por fim obrigada a escapar de Inglaterra depois da morte de Roberto de Gloucester.

Matilde nunca mais regressou a Inglaterra, mas foi o seu filho Henrique Plantageneta que pôs um fim à guerra civil obrigando Estevão a nomeá-lo como sucessor no tratado de Wallingford de 1153.

Matilde morreu num auto imposto exílio político num convento em Ruão.

Precedida por
Guilherme Adelin
Herdeira do trono inglês
como herdeira presuntiva

11201135
Sucedida por
Estêvão I