Maria O'Neill: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 25: Linha 25:
[[Categoria:Escritores de Portugal]]
[[Categoria:Escritores de Portugal]]
[[Categoria:Espíritas de Portugal]]
[[Categoria:Espíritas de Portugal]]
[[Categoria:Vegetarianos de Portugal]]


[[en:Maria O'Neill]]
[[en:Maria O'Neill]]

Revisão das 00h05min de 15 de março de 2012

Maria da Conceição Infante de Lacerda Pereira de Eça Custance O'Neill (Lisboa, 19 de novembro de 1873 - Costa brasileira, 23 de março de 1932)[1] foi uma escritora, poetisa, jornalista, teosofista e espírita portuguesa.

Biografia

Estreou nas Letras com o livro de poesia "Nimbos", com prefácio de Raimundo António de Bulhão Pato. Seguiram-se outros trabalhos, como "A Luta de Sentimentos", "Ilusão Desfeita", "Um Drama de Ciúme", "Amar é sofrer", "Um noivado feliz", "Salmos de Amor", "Vida Real", "Almas Femininas", "A Víbora", "Folhas Soltas", "O Colar de Vera", "O Amor tudo consegue", entre outros. Os seus contos infantis, considerados dos melhores em língua portuguesa à época, foram traduzidos para vários idiomas. Tem colaboração na revista A Sátira: revista humorística de caricaturas (1911).

Participou no I Congresso Espírita Português (1925), tendo posteriormente colaborado com a Federação Espírita Portuguesa. Fez parte da redação da "Revista de Espiritismo", em que sempre colaborou.

Registou referências elogiosas em "O Comércio do Porto" (17 de novembro de 1929), na "Gazeta de Coimbra" (28 de novembro de 1929), "O Primeiro de Janeiro” (28 de novembro de 1929), entre outros.

Em 1930 viajou para o Brasil, onde realizou uma série de conferências sobre assuntos literários e espíritas. Retornou ao Brasil em Fevereiro de 1932, para novo ciclo de conferências sobre o espiritismo. Entretanto, o seu estado de saúde era bastante grave quando desembarcou em Salvador, na Bahia, tendo decidido retornar com urgência a Lisboa.

Faleceu em alto mar a bordo do vapor alemão "General Osório", dois dias depois de ter iniciado a viagem de regresso, tendo o seu corpo sido sepultado no mar.

Foi vegetariana.[2]

Referências

Ligações externas


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.