Vancomicina: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
FlaBot (discussão | contribs)
Linha 25: Linha 25:
[[de:Vancomycin]]
[[de:Vancomycin]]
[[en:Vancomycin]]
[[en:Vancomycin]]
[[es:Vancomicina]]
[[fr:Vancomycine]]
[[fr:Vancomycine]]
[[ja:バンコマイシン]]
[[ja:バンコマイシン]]
Linha 30: Linha 31:
[[no:Vancomycin]]
[[no:Vancomycin]]
[[pl:Wankomycyna]]
[[pl:Wankomycyna]]
[[ru:Ванкомицин]]
[[tr:Vankomisin]]
[[tr:Vankomisin]]
[[zh:萬古霉素]]
[[zh:萬古霉素]]

Revisão das 01h07min de 1 de novembro de 2006

A Vancomicina é um antibiótico glicopéptidico usado no tratamento das infecções bacterianas. É um péptido tricíclico glicosilado não produzido em ribossoma, mas sim por enzimas específicas.Não é absorvivel no intestino e é administrada via intravenosa, excepto no tratamento de infecções do prórpio intestino.

Indicações

Ineficaz contra Streptococcus. É eficaz contra bactérias Gram-positivas. Usada como último recurso em casos de multi-resistência.

Mecanismo de Acção

Inibe a síntese da parede celular da bactéria. Ela bloqueia a incorporação no peptidoglicano das subunidades N-ácido acetilmuramico e N-acetilglucosamina, ao se ligar reversivelmente a estas moléculas. Com parede celular deficiente as bactérias não resistem às pressões osmóticas e morrem.

Até recentemente, a vancomicina era dos poucos antibióticos sem casos descritos de resistência. No entanto em 2002 uma mulher foi internada em Detroit com infecção por Staphylococcus resistente à vancomicina. A resistência é devida à alterações da estrutura do N-ácido acetilmuramico e N-acetilglucosamina, que nessa forma têm afinidade 1000 vezes menor para se ligar com a molécula do antibiótico. Em enterococcus também resistentes, aparentemente há uma enxima que modifica as estruturas desses péptidos.

O surgimento de resistência à vancomicina, um dos últimos recursos para tratar Staphylococcus multi-resistentes significa que agora existem estirpes de Staphyloccocus que são resistentes a todos os antibióticos em uso actualmente.

Efeitos Adversos

  • Febre
  • Reações alérgicas com manifestação cutânea
  • Ototoxicidade e Nefrotoxicidade: tóxicidade para o ouvido e rim (rara).

História

Foi isolada da fermentação por bactérias de um membro da familia dos Actinomicetes, ou bactérias semelhantes a fungos, Amycolatopsis orientalis (relacionado às Nocardia), pela farmacêutica Eli Lilly. A patente expirou em 1980.