CUECA COMESTÍVEL, GERALMENTE UTILIZADA POR HOMOSEXUAIS EM FESTAS DO CARIMBO. ESTA CUECA POSSUI ALTO NÍVEL DE INFECÇÃO DO VÍRUS HIV.
'''Cueca virada''', '''calça virada''' ou '''orelha de gato''' no [[Brasil]] <ref> {{citar web|título=Calça Virada, Cueca Virada, ou cavaquinho, como quiser|url=http://www.clicsaoborja.com.br/culinaria/calca-virada-ou-cueca-virada-como-quiser/|autor=Clic São Borja}} </ref> <ref> [http://www.tudogostoso.com.br/receita/43108-orelha-de-gato-doce.html Receita de "Orelha de gato doce" no site TudoGotoso.com.br]</ref> ou '''coscorão''', no Brasil <ref>[http://guiadacozinha.uol.com.br/receitas/296-Receita-de-Coscorao Receita de coscorão do Brasil]</ref> e em [[Portugal]], é uma espécie de [[filhó]] <ref>Definição de coscorão no Dicionário da Sociedade de Língua Portuguesa</ref>, um doce feito de [[massa (alimento)|massa]] de [[farinha]] de [[trigo]] e [[ovo]]s, estendida numa tira larga e fina, que é [[fritura|frita]] e depois polvilhada com [[açúcar]]. Muitas vezes, antes de fritar, a tira de massa leva um corte no meio para se poder fazer um nó.
Este tipo de doce, tradicional em muitos países da Europa está normalmente associado às festas do [[Natal]] e [[Ano Novo]] e foi levado pelos [[colonização|colonos]] para várias regiões do mundo.
==Brasil==
[[File:Sfrappole.jpg|thumb|right|Massa crocante, mais tradicional na Itália]]
Este doce teria se popularizado no Brasil a partir da chegada de imigrantes italianos ao país em fins do século XIX. <ref> [http://tvg.globo.com/receitas/cueca-virada-512a90d8c5a6456b41000041 Receita de cueca virada da avó italiana]</ref>
Nas regiões bilígues de alemão / português do Rio Grande do Sul<ref>[http://g1.globo.com/economia/agronegocios/vida-rural/noticia/2013/07/no-rs-cueca-virada-e-receita-muito-apreciada-na-mesa-do-cafe-da-manha.html Globo.com: Economia e Negócios: Vida Rural: ''No RS, cueca virada é receita muito apreciada na mesa do café da manhã'';4/07/2013 06h20 - Atualizado em 07/08/2013 11h00, acessado em 22 de novembro de 2014.]</ref> e adjacências o nome deste doce é ''Howwel-Spän'' (veja [[Riograndenser Hunsrückisch]]).
Na [[Itália]] é conhecido como um "doce de [[carnaval]]" e possui vários nomes distintos, conforme a região do país, sendo os mais conhecidos grostoli, grostói e chiacchiere.
[[File:Verhuny.jpg|thumb|right| Massa macia, mais ao gosto brasileiro.]]
No Brasil é completamente ignorado seu vínculo com o carnaval e o doce geralmente é confeccionado com base em receitas que buscam uma massa macia e roliça, muito embora receitas mais tradicionais tenham como objetivo produzir massas crocantes e finas. Costumam ser polvilhadas com açúcar e canela.
O nome brasileiro é bem ao gosto galhofeiro do povo do Brasil, eis que aponta uma similitude na aparência de dupla [[trança]] do doce com a roupa íntima masculina quando é retirada do corpo após o uso. Outro nome Brasileiro para este doce é Cavaquinho, em referência a sua semelhança com o instrumento Musical.
==[[Lituânia]]==
Estes doces são conhecidos como zagareliai e também como krustai. <ref> [http://recipes.wikia.com/wiki/Zagareliai_I Receita de zagareliai no site wikia.com]</ref>
{{Referências}}
{{esboço-culinária}}
[[Categoria:Culinária da Europa]]
[[en:Angel wings]]
[[da:Klejner]]
[[es:Sfrappole]]
[[fr:Bugne]]
[[it:Chiacchiere]]
[[lt:Žagarėlis]]
[[pl:Faworki]]
[[scn:Pezzi vecchi]]
[[szl:Chrustki]]
|