Humberto Cláiber: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m
m Desfeita(s) uma ou mais edições de Cesarbuenomarketing (sem fontes), com Reversão e avisos.
Linha 1: Linha 1:
{{sem-fontes|data=Dezembro de 2008}}
{{sem-fontes|data=Dezembro de 2008}}


'''Humberto Clayber''' ([[São Paulo (cidade)|São Paulo]], [[1937]]) é um [[Contrabaixo|contrabaixista]] [[brasil]]eiro.
'''Humberto Cláiber''' ([[São Paulo (cidade)|São Paulo]], [[1937]]) é um [[Contrabaixo|contrabaixista]] [[brasil]]eiro.


Nos [[anos 1960]] fez parte do [[Sambalanço Trio]], com [[César Camargo Mariano]] e [[Airto Moreira]].
“Considerado entre os dez melhores harmonicistas do mundo, com diploma concedido em 1979 pela Fábrica de Gaitas Hohner, Clayber pertence a escola moderna de ‘Toots Thielemans’ e seu estilo é inusitado. Inusitado, pois além de contrabaixo e diversos instrumentos de percussão, Clayber executa 40 tipos diferentes de harmônicas e, em arranjos especiais, pode executar até 6 instrumentos simultaneamente. Com 57 discos e Cds gravados em todo o mundo e, mais de 2000 jingles de propaganda, Clayber já atuou ao lado de [[Oscar Peterson]], [[Billy Eckstein|Billy Eckstein,]] [[Flora Purim]], [[Hermeto Paschoal]], [[Airto Moreira]], [[César Camargo Mariano]], além de ter integrado grupos como: [[Sambossa]]-5 e os trios [[Sambalanço Trio|Sambalanço]], [[Jongo trio|Jongo]] e [[Sambrasa]].


Em [[1970]] integrou o [[Jongo Trio]], com [[Paulo Roberto]] e [[Toninho]].
Há 60 anos no exercício da harmônica de boca, Clayber joga toda a sua experiência em um método próprio de ensino em que o aluno pode suprir todas as dificuldades utilizando-se de mais de 500 ‘Play-backs’ como processo de motivação. Blues, countries, chorinhos, jazz, valsas, e clássicos populares fazem parte do método ‘CLAYBER – HARMÔNICAS DE BOCA’.


{{esboço-baixista}}
Em 1993 apresentou-se no [[Teatro Municipal de São Paulo]], juntamente com a Orquestra Sinfônica de Repertório, sob a regência do maestro Jamil Maluf com a peça sinfônica ‘Street Music’. Foi o tema escolhido para a participação do Balet da Cidade. Clayber tocou como solista convidado com as gaitas ‘Blues’ e foi, assim, o primeiro artista sul-americano a participar de um evento desta magnitude.


{{DEFAULTSORT:Humberto Claiber}}
É diplomado como professor de Gaita de Boca e também diplomado como Instrumentista, ambos conferidos pela Academia Brasileira de Arte e Cultura. Foi diplomado como o melhor do Brasil pela Fabrica de Gaitas Hering, e diplomado pelo Instituto Cultural da Fraternidade Universal recebendo o título de Comendador Grã-Cruz”. Em shows executa: Bossa Nova, Jazz, MPB, Blues, Country, bem como jingles de sua composição.
{{semiw}}

Faz parte, nestes últimos anos, do espetáculo ‘Revolução Constitucionalista de 1932 – Os sons da Guerra’, o Show do Jingle, um retrospectivo da estória da propaganda Brasileira, e o seu próprio espetáculo “Clayber de Souza – Gaitas in Concert e Trio”.

{{DEFAULTSORT:Humberto Claiber}}


[[Categoria:Baixistas do Brasil]]
[[Categoria:Baixistas do Brasil]]

Revisão das 03h51min de 10 de setembro de 2015

Humberto Cláiber (São Paulo, 1937) é um contrabaixista brasileiro.

Nos anos 1960 fez parte do Sambalanço Trio, com César Camargo Mariano e Airto Moreira.

Em 1970 integrou o Jongo Trio, com Paulo Roberto e Toninho.

Ícone de esboço Este artigo sobre baixistas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.