Cohen: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
→‎Curiosidades: Duas hiperligações.
Linha 38: Linha 38:
==Curiosidades==
==Curiosidades==
*Os cohanim aparavam o cabelo uma vez em trinta dias e o Cohen Gadol uma vez por semana.
*Os cohanim aparavam o cabelo uma vez em trinta dias e o Cohen Gadol uma vez por semana.
*O gesto de benção Cohen é bem semelhante a saudação dos Vulcanos (Vida Longa e Próspera) da franquia norte-americana ''[[Star Trek]]''.
*O gesto de benção Cohen é bem semelhante a [[saudação]] dos [[Vulcanos]] (Vida Longa e Próspera) da franquia norte-americana ''[[Star Trek]]''.


=={{Ver também}}==
=={{Ver também}}==

Revisão das 21h26min de 2 de fevereiro de 2016

 Nota: Para outros significados, veja Cohen (desambiguação).

Cohen ou Kohen (em hebraico כהן, sacerdote, pl. כהנים kohanim) é o nome dado aos sacerdotes na Torá, cujo líder era o Cohen Gadol (Sumo Sacerdote de Israel),[carece de fontes?] sendo que todos deveriam ser descendentes de Aarão.[1]

Hoje, dentro do judaísmo, Cohen é uma classe de pessoas que possuem a tradição e reconhecimento da comunidade judaica, de que sejam descendentes da casta sacerdotal. Realizam alguns serviços especiais nas sinagogas, e devem obedecer certos preceitos para garantir que estejam aptos a exercerem novamente o sacerdócio quando ocorrer a reconstrução do Templo de Jerusalém. Segundo as escrituras, e profecia de Ezequiel, somente os Cohenim da semente de Zadoque serão selecionados para o ministério sacerdotal.

As mãos em posicão do Cohen, tradicional benção que os sacerdotes judaicos dão para sua congregação.

Todos os Cohanin devem seguir certas regras, como casarem-se entre eles mesmos, par os cantos nem a fronte da cabeça, não tatuar o corpo tampouco fazer qualquer tipo de marca corporal. Os Cohen também tem seus nomes como Kahan, Koogan, Konenn, Coste, Costi, Costa. Existe um código genético particularmente especial que define e singularizar a classe kosher de todo o restante do a seres humanos. Isso se dá pelo fato de apenas uso Kohen terem esse código, o que torna fácil descobrir sua origem. A Família de Zadok preservou em segredo seus descendentes, de forma a protegê-los das consecutivas invasões que sofria o Reino de Iasrel. Essa família ainda existe e é protegida pelo alto escalão dos Mossadin, um grupo do serviço religioso secreto de Israel, que protege em segurança a família dos Cohen de Zadok, também conhecidas como os Cohen Gadol. Inúmeras tentativas de rastearem o paradeiro dessa casta superior sacerdotal falhou, a última de que se tem notícias terminou em tragedia no ocorrido de 1977 quando o paradeiro do comboio que levaria a família para um refúgio foi atacada na América do Sul, temia-se que teria acabado de vez a descendência de Zadok, porém o corpo do filho primogênito do casal, um bebê de três meses não foi encontrado o que reforça a teoria de que ainda esteja vivo. Atualmente dois importantes grupos procuram esses descendentes de Zadok, sendo eles: os judeus ultra-ortodoxos, para cdar cedibilidade a reconstrução do Terceiro Templo e o grupo extremista messiânico, que acredita que com sua aparição, trará am o reinado do anti-cristo.

Visão científica

Os estudiosos partiram da hipótese de que se todos os cohanim da atualidade descendem de Aarão, devem ter marcadores genéticos ou haplótipos comuns, o chamado Haplótipo Cohen. As pesquisa encontraram um marcador particular (YAP) detectado em 45% dos Cohanim. Sucessivamente a seleção dos marcadores do cromossomo Y foi ampliada e foram encontrados seis marcadores específicos em 97 dos 106 cohanim testados. Esse conjunto de marcadores chama-se "Cohen Modal Haplotype" (CMH) foi encontrada entre ashkenazim como sefaradim, e serve como meio de definição atualmente da linhagem sacerdotal. Entre não judeus, a seqüência praticamente inexiste, sendo encontrado com incidências de 14% entre Yemenitas e ~7% entre Jordanianos[2]. Esse estudo deu suporte à hipótese de uma origem comum para o CMH no Oriente Médio bem antes da dispersão do povo judaico em várias comunidades, e indica que a maioria dos Cohen da idade contemporânea descende de um número limitado de linhagens paternas.[3]

Sobrenome Cohen

O estatuto do Kohen no judaísmo não tem necessáriamente qualquer relação com o sobrenome. Embora seja verdade que muitas vezes descendentes de kohanim ostentar sobrenomes que reflectem a sua genealogia, existem muitas famílias com o sobrenome Kohen (ou qualquer número de variações), que nem sequer são judeus. Por outro lado, há muitos judeus Kohen que não têm esse nome como sobrenome.

Existem inúmeras variações para a grafia do sobrenome Kohen. Estas são frequentemente corrompidas pela tradução ou transliteração nas outras linguas, a convergência com sobrenomes gentios como exemplificado abaixo (não uma lista completa).

  • em inglês: Cohen, Cahn, Carne, Cohn, Conn, Conway, Cohan, Chaplan (Cohan também é um apelido de origem irlandesa e Conway também é um sobrenome de origem galesa)
  • em alemão: Kohn, Kuhn, Kuhnen, Kuhin, Kuhim, Kahn, con / Coen, Katz (uma abreviatura para hebraico Kohen Zedek (כהן צדק), ou seja, "Kohen justos" ou "justo sacerdote ")
  • em neerlandês: Cohen, Conklin, Kon, katten (traduzido como "Kohen"), Kain / Kaein
  • em francês: Cahen, Cohen, Caen
  • em grego: Kots, Kotais, Kotatis, Kothanis
  • em italiano: Coen, Cohen, Sacerdote (italiano para "padre "), sacerdotes
  • em castelhano: Coen, Cohen, Koen, Cannoh, canno, Canoh, Cano
  • em russo: Kogan, Brevda, Kagedan / Kagidan (em hebraico, este nome é escrito "kaf-shin-daled-nun" e é um acrônimo para "Kohanei Shluchei DeShmaya Ninhu, "que é para aramaico", os sacerdotes são mensageiros do céu "). Kazhdan / Kazdan / Kasdan / Kasdin / Kasden são também possíveis variações deste nome.
  • em georgiano: Kotais, Kotatis, Kutatisi, Kutaïssi
  • em sérvio: Koen, Kon, Kojen
  • em polonês/polaco: Kon
  • em português: Cunha, Cão, Costa, Coêlho (Tânia Kauffman (professora renomada e reconhecida nacionalmente por estudar a história dos judeus no Brasil) disse que o sobrenome Coêlho vem de Cohen, tradicional família judia que foi forçada a mudar o sobrenome Cohen para o Coêlho, quando fugiram para Portugal, a fim de preservar a família e não serem mortos.)
  • em turco: Kohen
  • em árabe: al-Kohen
  • em japonês: Kinkaku
  • Antiga / Moderna hebraico: Kohen, Hakohen, ben-Kohen, bar-Kohen
  • Outros: Maze (acrónimo demi zerat Aharon,ou seja, "da semente de Arão"), Azoulai (acrónimo deishah zonah ve'challelah lo yikachu,que significa "uma mulher que ele estrangeiro ou divorciados devem não ter; "proibição vinculativa sobre Kohanim), Rappaport, Shapiro, Kahane, Quinn (gaélico ou Inglês), Kohanchi (persa).{ e Estell, Eshtelou , Estellka, Eshtell, Eishentell, Eshitellita, Eshrrelita e Esellita, Estellita de origem imarroquina.{carece de fontes}}

H No entanto, por quaisquer meios são todos os judeus com esses apelidos kohanim. Além disso, alguns "Kohen"-tipo sobrenomes são consideradas as mais fortes indicações de estado do que outros. "Cohen" é um dos mais difíceis de comprovar, devido à sua mera uniformização.

Na contemporânea Israel "Moshe Cohen" é o equivalente de "José da Silva" em Portugal e no Brasil - ou seja, proverbialmente o mais comum de nomes.

Curiosidades

  • Os cohanim aparavam o cabelo uma vez em trinta dias e o Cohen Gadol uma vez por semana.
  • O gesto de benção Cohen é bem semelhante a saudação dos Vulcanos (Vida Longa e Próspera) da franquia norte-americana Star Trek.

Ver também

Ligações externas

Referências

  1. Jewish Encyclopedia, Cohen [em linha]
  2. Hammer, Behar, et. al, Extended Y Chromosome haplotypes resolve multiple and unique lineages of the Jewish Priesthood. Human Genetics (2009) 126:707-717
  3. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2771134/
Ícone de esboço Este artigo sobre judaísmo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.