Diferenças entre edições de "Hóquei no gelo nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1998"

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
sem resumo de edição
m (→‎Medalhistas: padronizando predefinições utilizando AWB)
{{EsporteOlímpico2|Hóquei no gelo}}
 
Os eventos de '''[[hóquei no gelo]]''' realizados nos '''[[Jogos Olímpicos de Inverno de 1998]]''' tiveram como arena-sedesarenas o [[Big Hat]] e [[Aqua Wing Arena]], localizadas na cidade de [[Nagano]], no [[Japão]].
 
Esta foi a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno,em que jogadores da [[National Hockey League]] (NHL) conseguiram um período de férias,permitindo que cada time nacional fosse montado da melhor forma.Por causa deste fato,o torneio maculino foi apelidado de 'Torneio do Século''. Além disso,os atletas foram obrigados a se hospedarem na Vila Olímpica,ao contrário das edições anteriores em que as Confederações Nacionais poderiam optar por hotéis cinco estrelas.
 
As seleções de[[Canadá]] e [[Estados Unidos]] foram extremamente favorecidas com essa permissão,já que haviam se enfrentado na final da [[Copa do Mundo de Hóquei no Gelo de 1996]]. Após um resultado pífio na primeira fase,sendo eliminados apenas com uma vitória,vários jogadores americanos foram presos for vandalizarem seus quartos na Vila Olímpica.Mesmo pagando pelo prejuízo,os americanos nunca se desculparam pelo incidade <ref>http://www.canoe.ca/SlamNaganoHockeyMenArchive/feb20_angry.html</ref> O time canadense teve um inicio perfeito,mas acabou perdendo exatamente o jogo semifinal para a [[República Tcheca]], e como consequência jogaram a disputa do bronze completamente desmotivados.Existia uma expectativa que finalmente [[Wayne Gretzky]] iria ganhar uma medalha olímpica,algo que nunca aconteceu.Mesmo assim,Gretzky insistiu para que seus colegas fossem participar da cerimônia de encerramento.
 
Com problemas internos, a seleção da [[Rússia]] não conseguiu enviar alguns de seus melhores jogadores da NHL.<ref>http://www.apnewsarchive.com/1998/Czechs-Win-Hockey-Gold/id-1b8a324826480f0298c434dd488e0645</ref>.Mas,mesmo assim a Rússia acabou surpreendendo a muitos analistas e acabou chegando a final contra a [[República Tcheca]],do goleiro [[Dominik Hašek]], que era considerado o melhor goleiro do mundo,a época e após um jogo tenso os tchecos ganharam o inédito campeonato olímpico.
 
===Torneio Masculino===
 
O formato do torneio masculino foi severamente criticado,por que a NHL confirmou que não liberaria os jogadores para a disputa da primeira fase.Sendo assim,14 times disputaram o torneio que foi composto por 3 fases.Isto foi motivado pelas campanhas de Alemanha e Eslováquia que ganharam os seus grupos na primeira fase e não conseguiram evoluir para as semi finais.Além disso,várias críticas surgiram pois os oito times que chegaram a fase final estariam automaticamente classificados para as quartas de final.O formato foi mantido para os [[Jogos Olímpicos de Inverno de 2002]]. <ref>[http://www.hockeynut.com/olympics/nagarules.html qualification process]</ref>
 
====Preliminares====
Os sete piores ranqueados mais o time do Japão, participaram da chamada fase preliminar,divididos em dois grupos de 4(Grupos A e B).O formato deste torneio preliminar era simples,todas as seleções de cada grupo se enfrentaram e apenas o vencedor de cada grupo avançou para a primeira fase,para a definição da nona até a décima quarta posição.As equipes eliminadas fizeram jogos de consolação no mesmo formato, apenas para definir a posição final.
 
 
====Fase Final====
Os seis times automaticamente classificados, mais os dois times melhores ranqueados dos grupos A e B,se classificaram para a fase final.Eles foram novamente divididos em dois grupos de quatro times,o posicionamento dos times seguiu os resultados do [[Campeonato Mundial de Hóquei no Gelo de 1995]],com cada um jogando três jogos.
 
====Play-offs====
As quatro equipes de cada grupo avançaram para as automaticamente para as quartas de final, onde a partir de então se enfrentaram em jogos eliminatórios até se chegar aos dois finalistas. As equipes eliminadas durante as quartas fizeram jogos de consolação no mesmo formato, apenas para definir a posição final.
 
===Torneio Masculino===
 
Pela primeira vez foi realizado um torneio feminino, com o título ficando com os [[Estados Unidos]], a medalha de prata com o [[Canadá]] e o bronze com a [[Finlândia]].
 
 
No torneio masculino a [[República Checa]] conquistou a inédita medalha de ouro ao superar a [[Rússia]] na final por 1 a 0. Na disputa pela medalha de bronze a Finlândia superou o Canadá por 3 a 2, retomando a mesma posição da [[Hóquei no gelo nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1994|edição anterior]].
 
== Eventos ==
{{QMO|5|FIN|Inverno de 1998|0|0|2|2}}
|}
 
{{Referências}}
 
== {{Ligações externas}} ==
* {{link|en|2=http://www.sports-reference.com/olympics/winter/1998/ICH/mens-ice-hockey.html|3=Informações da competição masculina no site SportsReference.com}}
* {{link|en|2=http://www.sports-reference.com/olympics/winter/1998/ICH/womens-ice-hockey.html|3=Informações da competição feminina no site SportsReference.com}}
* [http://www.passionhockey.com/hockeyarchives/QualifJO1998.htm Olympic Qualifiers 1995-98] {{fr icon}}
* [http://hokej.sfrp.cz/oh/oh1997.html Hokej SFRP - Olympic Games 1998 Qualifikation] {{en icon}}
* [http://avlh.sweb.cz/ZOH-1998.pdf avlh.sweb.cz - Kvalifikace Zimních olympijských her 1998] {{cz icon}}
* [http://www.hockeyarchives.info/QualifJO1998.htm Hockeyarchives - Qualifications pour les Jeux Olympiques 1998] {{fr icon}}
 
{{Hóquei no gelo nos Jogos Olímpicos}}
19 004

edições

Menu de navegação

Ferramentas pessoais

Espaços nominais

Variantes