Diferenças entre edições de "Permeabilidade (geologia)"

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
1 426 bytes removidos ,  13h42min de 22 de junho de 2016
Permeabilidade absoluta, permeabilidade efetiva
m (Foram revertidas as edições de 200.139.14.9 (usando Huggle) (3.1.20))
(Permeabilidade absoluta, permeabilidade efetiva)
Etiquetas: Editor Visual Possível conteúdo ofensivo
{{Sem-notas||ci|data=março de 2011}}
{{Ver desambig|o conceito eletromagnético|Permeabilidade magnética}}
* Na [[geologia]], a '''permeabilidade''' é a capacidade de um material (tipicamente uma [[rocha]]) para transmitir fluidos. É de grande importância na determinação das características de fluxo dos [[hidrocarbonetos]] em reservatórios de [[petróleo]] , gás e da água nos [[aquífero]]s. A unidade de permeabilidade é o ''Darcy'' ou, mais habitualmente, o ''mili-Darcy'' ou ''mD'' (1 Darcy = 1 x 10<sup>−12</sup>.m<sup>2</sup>). A permeabilidade é usada para calcular taxas de fluxo através da [[lei de Darcy]].
 
Para que uma rocha seja considerada um reservatório de hidrocarbonetos explorável, a sua permeabilidade deve ser maior que cerca de 100 mD (o valor exacto depende da natureza do hidrocarboneto - reservatórios de gás com permeabilidades mais baixas ainda são exploráveis devido à menor [[viscosidade]] do gás relativamente ao petróleo). Rochas com permeabilidades significativamente mais baixas que 100 mD podem formar ''selos'' eficientes (ver [[geologia do petróleo]]). Areias não consolidadas podem ter permeabilidades de mais de 5000 mD.
 
== Permeabilidade absoluta, permeabilidade efetiva e permeabilidade relativa ==
 
* É quando uma célula, vulgo a senhora trabalhadora da avó do Rafael, seleciona qual órgão sexual do sexo masculino deve passar por sua vagina, fazendo assim a ''semi permeabilidade.'' Boatos de que depois de selecionar o órgão perfeito, conhecido como "''The King of Kings"'' ela tirava a dentadura e mamava muito, essa senhora trabalhadora mamava tanto que sua pele ficava totalmente branca como neve, se tornando um com o líquido encontrado no órgão sexual.
* A '''permeabilidade absoluta''' é uma característica intrínseca do meio poroso em transmitir fluidos.
* Quando mais de um fluido preenche os poros de um material, a presença das demais fases interfere no escoamento de uma fase fluida. Denomina-se '''permeabilidade efetiva''' a capacidade de escoamento de uma fase fluida em presença de outras fases. É uma característica tanto do meio quanto da influência das demais fases no escoamento de um fluido.
* '''Permeabilidade relativa''' é a permeabilidade efetiva normalizada por um valor característico da permeabilidade, ou seja é o valor da permeabilidade efetiva dividido por uma medida de permeabilidade, geralmente a permeabilidade absoluta.
 
==Em Mecânica dos solos==
Utilizador anónimo

Menu de navegação