Citocinese: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 1: Linha 1:
{{Portal-Biologia_Celular}}
{{Portal-Biologia_Celular}}
Terminada a divisão do [[núcleo]], ou seja, a [[cariocinese]], inicia-se a '''citocinese''' (''cito-'' significa célula e ''cinese'' movimento, logo "movimento da célula"), que é a divisão do [[citoplasma]] e da [[célula]] toda. A rigor, a citocinese normalmente se inicia já no final da [[metafase]], momento em que se pode perceber o início de um estrangulamento na região central da célula que está terminando sua divisão.
Terminada a divisão do [[núcleo]], ou seja, a [[cariocinese]], inicia-se a '''citocinese''' (''cito-'' significa célula e ''cinese'' movimento, logo "movimento da célula"), que é a divisão do [[citoplasma]] e da [[célula]] toda. A rigor, a citocinese normalmente se inicia já no final da [[metáfase]], momento em que se pode perceber o início de um estrangulamento na região central da célula que está terminando sua divisão.
Com a continuidade desse estrangulamento, a célula acaba por se separar completamente, o que caracteriza o fim da citocinese.
Com a continuidade desse estrangulamento, a célula acaba por se separar completamente, o que caracteriza o fim da citocinese.



Revisão das 23h36min de 21 de fevereiro de 2017

Predefinição:Portal-Biologia Celular Terminada a divisão do núcleo, ou seja, a cariocinese, inicia-se a citocinese (cito- significa célula e cinese movimento, logo "movimento da célula"), que é a divisão do citoplasma e da célula toda. A rigor, a citocinese normalmente se inicia já no final da metáfase, momento em que se pode perceber o início de um estrangulamento na região central da célula que está terminando sua divisão. Com a continuidade desse estrangulamento, a célula acaba por se separar completamente, o que caracteriza o fim da citocinese.

Citocinese animal (e de alguns protistas)

Na célula animal a citocinese consiste no estrangulamento do citoplasma. Nas células animais (sem parede celular) forma-se na zona equatorial um anel contráctil de filamentos proteicos - actina e miosina (proteínas existentes nas células musculares) -, que se contraem, puxando a membrana para dentro. Assim, é causado um sulco de clivagem que vai estrangulando o citoplasma, até se separem as duas células-filhas.

Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia celular é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

rg.csz.miopzmlua