Rich Text Format: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Alterei informacoes que estavam faltando
m Desfeita(s) uma ou mais edições de 177.33.88.240, com Reversão e avisos
Linha 5: Linha 5:
Ao contrário da maioria dos formatos de ficheiros de processamento de texto, o formato RTF é um formato totalmente legível por humanos e possível de editar com editores de texto simples.
Ao contrário da maioria dos formatos de ficheiros de processamento de texto, o formato RTF é um formato totalmente legível por humanos e possível de editar com editores de texto simples.


O formato de ficheiro RTF não deve ser confundido com a designação ''Enriched Text'' (tipo de ficheiro "text/enriched" segundo o [[rfc:1896|RFC 1896]]) ou o seu predecessor ''Rich Text'' (tipo de ficheiro "text/richtext" segundo os [[rfc:1341|RFC 1341]] e [[rfc:1521|1521]]), nem com a norma interna da [[IBM]] RFT-DCA (''Revisable Format Text-Document Content Architecture''), uma vez que são especificações totalmente diferentes. S E C S U
O formato de ficheiro RTF não deve ser confundido com a designação ''Enriched Text'' (tipo de ficheiro "text/enriched" segundo o [[rfc:1896|RFC 1896]]) ou o seu predecessor ''Rich Text'' (tipo de ficheiro "text/richtext" segundo os [[rfc:1341|RFC 1341]] e [[rfc:1521|1521]]), nem com a norma interna da [[IBM]] RFT-DCA (''Revisable Format Text-Document Content Architecture''), uma vez que são especificações totalmente diferentes.


== Brasil ==
== Brasil ==
No Brasil, o formato RTF é o formato preferencial para edição e distribuição de documentos de texto oficiais conforme recomendação do [[Manual de Redação da Presidência da República]] <ref>{{Citar web|url=http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/index.htm|titulo=Download para texto em Word|acessodata=2017-06-08|obra=www.planalto.gov.br}}</ref>. Também os Tribunais Superiores (STF e STJ) são exemplos de entidades onde os documentos são guardados e distribuídos frequentemente em formato ''Rich R O L A''{{referências}}
No Brasil, o formato RTF é o formato preferencial para edição e distribuição de documentos de texto oficiais conforme recomendação do [[Manual de Redação da Presidência da República]] <ref>{{Citar web|url=http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/index.htm|titulo=Download para texto em Word|acessodata=2017-06-08|obra=www.planalto.gov.br}}</ref>. Também os Tribunais Superiores (STF e STJ) são exemplos de entidades onde os documentos são guardados e distribuídos frequentemente em formato ''Rich Text''.{{referências}}


== Ligações externas ==
== Ligações externas ==

Revisão das 22h38min de 15 de fevereiro de 2018

O RTF, acrônimo de Rich Text Format (literalmente, formato de texto enriquecido) é um formato de arquivo proprietário de documento desenvolvido pela Microsoft em 1987 e mantido até 2008, com o intuito de facilitar o intercâmbio de documentos entre diversas plataformas, com base no processador de texto WordPad.

Atualmente, e devido à sua simplicidade e documentação disponível, a maioria dos processadores de texto são capazes de ler e escrever documentos guardados em ficheiros RTF.

Ao contrário da maioria dos formatos de ficheiros de processamento de texto, o formato RTF é um formato totalmente legível por humanos e possível de editar com editores de texto simples.

O formato de ficheiro RTF não deve ser confundido com a designação Enriched Text (tipo de ficheiro "text/enriched" segundo o RFC 1896) ou o seu predecessor Rich Text (tipo de ficheiro "text/richtext" segundo os RFC 1341 e 1521), nem com a norma interna da IBM RFT-DCA (Revisable Format Text-Document Content Architecture), uma vez que são especificações totalmente diferentes.

Brasil

No Brasil, o formato RTF é o formato preferencial para edição e distribuição de documentos de texto oficiais conforme recomendação do Manual de Redação da Presidência da República [1]. Também os Tribunais Superiores (STF e STJ) são exemplos de entidades onde os documentos são guardados e distribuídos frequentemente em formato Rich Text.

Referências

  1. «Download para texto em Word». www.planalto.gov.br. Consultado em 8 de junho de 2017 

Ligações externas