Material genético: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiqueta: Inserção de predefinição obsoleta
Linha 1: Linha 1:
'''Material genético''' refere-se aos [[ácidos nucleicos]] que codificam os [[genes]]. O material genético de uma [[célula]] é chamado [[genoma]].
{{Desambiguação|Material genético}}


O material genético contém a [[informação genética]] de uma forma de vida orgânica. Nos seres vivos e [[retrovírus]], o material genético consiste quase exclusivamente de ácido desoxirribonucleico ([[DNA]]) de cadeia dupla. No caso de alguns [[vírus DNA]], o material pode ser DNA de cadeia única, enquanto os [[vírus RNA]] têm o ácido desoxirribonucleico [[RNA]] como material genético.
* [[Ácido desoxirribonucleico]]
* [[Ácido ribonucleico]]
* [[Fundo genético]]
* [[Genoma]]


Cada célula tem uma quantidade média constante de material genético ao longo de sua vida.

Acredita-se que o primeiro material genético tenha sido o RNA, ocorrendo inicialmente em moléculas de RNA autorreplicantes, flutuando em corpos de água. Este período hipotético na evolução da vida celular é conhecido como o [[mundo do RNA]].<ref name="Cech2012">{{cite journal | vauthors = Cech TR | title = The RNA worlds in context | journal = Cold Spring Harbor Perspectives in Biology | volume = 4 | issue = 7 | pages = a006742 | date = julho de 2012 | pmid = 21441585 | pmc = 3385955 | doi = 10.1101/cshperspect.a006742 }}</ref> Tal hipótese é baseada na capacidade de o RNA agir tanto como material genético quanto como um [[catalisador]] ([[ribozima]] ou [[ribossoma]]). <ref>{{cite web|url=http://www.cs.stedwards.edu/chem/Chemistry/CHEM43/CHEM43/Ribosomes/Ribosome.HTML|title=Ribosomes|accessdate=2019-03-02|deadurl=yes|archiveurl=https://web.archive.org/web/20090320163538/http://www.cs.stedwards.edu/chem/Chemistry/CHEM43/CHEM43/Ribosomes/Ribosome.HTML|archivedate=2009-03-20}}</ref>
No entanto, uma vez que as [[proteínas]] que podem formar [[enzimas]] passaram a existir, a [[molécula]] de DNA, mais estável, tornou-se o material genético dominante - situação que perdura até a atualidade. A natureza de dupla cadeia do DNA não só permite a correção de mutações como também o ARN é inerentemente instável. As células atuais usam o RNA principalmente para construir proteínas a partir de instruções do DNA, na forma de [[RNA mensageiro]], [[RNA ribossômico]] e [[RNA de transferência]].

Tanto o RNA quanto o DNA são [[macromolécula]]s compostas de [[nucleotídeos]], dos quais existem quatro disponíveis em cada molécula. Três nucleotídeos compõem um [[códon]], uma espécie de "palavra genética", que é como um [[aminoácido]] em uma proteína. A tradução códon-aminoácido é conhecida como [[tradução (genética)|tradução genética]].

{{referências}}


{{esboço-genética}}
{{DEFAULTSORT:Material Genetico}}
{{DEFAULTSORT:Material Genetico}}
[[Categoria:Desambiguação]]
[[Categoria:Genética]]

Revisão das 02h24min de 3 de março de 2019

Material genético refere-se aos ácidos nucleicos que codificam os genes. O material genético de uma célula é chamado genoma.

O material genético contém a informação genética de uma forma de vida orgânica. Nos seres vivos e retrovírus, o material genético consiste quase exclusivamente de ácido desoxirribonucleico (DNA) de cadeia dupla. No caso de alguns vírus DNA, o material pode ser DNA de cadeia única, enquanto os vírus RNA têm o ácido desoxirribonucleico RNA como material genético.

Cada célula tem uma quantidade média constante de material genético ao longo de sua vida.

Acredita-se que o primeiro material genético tenha sido o RNA, ocorrendo inicialmente em moléculas de RNA autorreplicantes, flutuando em corpos de água. Este período hipotético na evolução da vida celular é conhecido como o mundo do RNA.[1] Tal hipótese é baseada na capacidade de o RNA agir tanto como material genético quanto como um catalisador (ribozima ou ribossoma). [2] No entanto, uma vez que as proteínas que podem formar enzimas passaram a existir, a molécula de DNA, mais estável, tornou-se o material genético dominante - situação que perdura até a atualidade. A natureza de dupla cadeia do DNA não só permite a correção de mutações como também o ARN é inerentemente instável. As células atuais usam o RNA principalmente para construir proteínas a partir de instruções do DNA, na forma de RNA mensageiro, RNA ribossômico e RNA de transferência.

Tanto o RNA quanto o DNA são macromoléculas compostas de nucleotídeos, dos quais existem quatro disponíveis em cada molécula. Três nucleotídeos compõem um códon, uma espécie de "palavra genética", que é como um aminoácido em uma proteína. A tradução códon-aminoácido é conhecida como tradução genética.

Referências

  1. Cech TR (julho de 2012). «The RNA worlds in context». Cold Spring Harbor Perspectives in Biology. 4 (7): a006742. PMC 3385955Acessível livremente. PMID 21441585. doi:10.1101/cshperspect.a006742 
  2. «Ribosomes». Consultado em 2 de março de 2019. Arquivado do original em 20 de março de 2009 


Ícone de esboço Este artigo sobre Genética é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.