Soquete de rede: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 4: Linha 4:
Em geral, acredita-se que este período começou na África faz 2,5 milhões de anos, com a aparição da primeira ferramenta humana (ou pré-humana). A este período seguiu-se o [[Calcolítico]] ou Idade do Cobre e, sobretudo, a [[Idade do Bronze]], durante a qual as ferramentas desta [[liga]] chegaram a ser comuns; esta transição ocorreu entre [[VII milênio a.C.|6000 a.C.]] e [[III milênio a.C.|2500 a.C.]].
Em geral, acredita-se que este período começou na África faz 2,5 milhões de anos, com a aparição da primeira ferramenta humana (ou pré-humana). A este período seguiu-se o [[Calcolítico]] ou Idade do Cobre e, sobretudo, a [[Idade do Bronze]], durante a qual as ferramentas desta [[liga]] chegaram a ser comuns; esta transição ocorreu entre [[VII milênio a.C.|6000 a.C.]] e [[III milênio a.C.|2500 a.C.]].


[[Biface]] triangular, ferramenta de pedra talhadodos, por sua vez, encontram-se subdivididos. Os homens da caverna também utilizavam vários recursos para fazer suas pinturas, como: sangue de animais, terra, restos de animais e plantas. [[interface de programação de aplicativos]] [[sistema operacional]],
[[Biface]] triangular, ferramenta de pedra talhada.

Tradicionalmente vem-se a dividir a Idade da Pedra em ''[[Paleolítico]]'' (ou Idade da Pedra Lascada), com um sistema econômico de [[Caçador-coletor|caça-coleta]] e ''[[Neolítico]]'' (ou Idade da Pedra Polida), no qual se produz a revolução para o sistema econômico produtivo e sedentário: [[agricultura]] e [[pecuária]]. Há um período intermédio chamado de [[Mesolítico]], no qual usavam, ao mesmo tempo, instrumentos de [[pedra lascada]] e pedra polida. Os três períodos, por sua vez, encontram-se subdivididos. Os homens da caverna também utilizavam vários recursos para fazer suas pinturas, como: sangue de animais, terra, restos de animais e plantas. [[interface de programação de aplicativos]] [[sistema operacional]],


[[endereço de IP]] e um [[número da porta]],[[thread (computação)]]
[[endereço de IP]] e um [[número da porta]],[[thread (computação)]]

Revisão das 08h03min de 1 de outubro de 2020

e tiveram lugar fenômenos fundamentais para o ser humano, quanto às aquisições tecnológicas (fogo, ferramentas, moradia, roupa, etc.), a evolução social, as mudanças do clima, a diáspora do ser humano por todo o mundo habitável, desde o seu berço africano, e a revolução econômica desde um sistema caçador-coletor, até um sistema parcialmente produtor (entre outras coisas).anto em certos lugares como a Grã-Bretanha se vivia na Idade da Pedra, em outros, como Roma, Egito e China, já se usavam os metais e conhecia-se a escrita. Alguns grupos humanos nunca desenvolveram a tecnologia do metal fundido e, portanto, ficaram numa idade de pedra até se encontrarem com culturas tecnologicamente mais desenvolvidas.

Em geral, acredita-se que este período começou na África faz 2,5 milhões de anos, com a aparição da primeira ferramenta humana (ou pré-humana). A este período seguiu-se o Calcolítico ou Idade do Cobre e, sobretudo, a Idade do Bronze, durante a qual as ferramentas desta liga chegaram a ser comuns; esta transição ocorreu entre 6000 a.C. e 2500 a.C..

Biface triangular, ferramenta de pedra talhadodos, por sua vez, encontram-se subdivididos. Os homens da caverna também utilizavam vários recursos para fazer suas pinturas, como: sangue de animais, terra, restos de animais e plantas. interface de programação de aplicativos sistema operacional,

endereço de IP e um número da porta,thread (computação)

Soquetes de Rede

Um soquete de rede é o ponto-final de um fluxo de comunicação entre 2 aplicativos através de uma rede.

Em documentos de RFC (Request for Comments) relacionados aos protocolos TCP ou UDP, um soquete de rede em um computador é definido como a combinação de :

  • um endereço IP,
  • o número de uma porta do protocolo de transporte (TCP ou UDP) acessado por um programa específico que utiliza este protocolo.

Com um soquete, é possível identificar unicamente um aplicativo na rede de comunicação IP.

Um soquete de rede pode ser usado em ligações de redes de computadores para um estabelecer um elo bidirecional de comunicação entre dois programas que utilizam o mesmo protocolo que estão ligados na mesma rede.

Um soquete de rede é um conceito ou abstração computacional.

A interface padronizada de sockets surgiu originalmente no sistema operacional Unix BSD (Berkeley Software Distribution); portanto, eles são muitas vezes chamados de Berkeley Sockets.

Sockets e RPCs têm a função de implementar numa aplicação as funções de rede, mas fazem de formas diferentes.

Soquetes de CPU

Um soquete também pode ser o local das placas-mãe destinado a receber a CPU - o processador. Os nomes destes soquetes costumam indicar o número de pinos que o mesmo poderá receber. Ex.: Um soquete PGA 370 só admite processadores com 370 pinos.

Um soquete CPU fornece muitas funções, incluindo o fornecimento de uma estrutura física para suportar o CPU, fornecendo suporte para um dissipador de calor, facilitando a substituição (assim como a redução de custos) e, sobretudo formando uma interface elétrica tanto com a CPU e o PCB.

Um soquete CPU é feito de plástico e possui um metal ou alavanca e contatos de metal para cada um dos pinos ou terras na CPU. A maioria é desenhada para garantir a inserção adequada da CPU. CPUs com um pacote de PGA são inseridos no soquete e a trava fechada. Isso tem o efeito de garantir e proteger fisicamente o CPU, bem como provocando uma conexão elétrica entre os pinos do processador e do soquete. No caso de a CPU LGA é colocado no soquete e trava é fechada sobre o CPU, prendendo-o.

A maioria dos soquetes de CPU são projetados para suportar a instalação de um dissipador de calor. Ele deve ser capaz de proteger a CPU do peso do dissipador de calor, particularmente durante a instalação e remoção, mas também garantir o dissipador de calor faça bom contato térmico com a CPU.

Sockets de fluxo

– Implementam o tradicional modelo cliente/servidor.

– Os dados são transferidos como um fluxo de bytes.

– Usam TCP para comunicação, de modo que são mais apropriados quando a comunicação tem de ser confiável.

Sockets de datagrama

– Comunicação mais rápida, mas menos confiável.

– Os dados são transferidos por meio de pacotes de datagramas.

Par de sockets

– Par de soquetes conectados e não denominados.

– Limitado para ser usado por processos que compartilham descritores de arquivo.

Ver também