Joshua Slocum: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
texto trocado por 'SYTE OF A DOWN COMANDA!!! VISITE MEU WEBSITE http://www.sityeofadown.com'
Linha 1: Linha 1:
SYTE OF A DOWN COMANDA!!!
[[Image:Sailing-Alone-Around-the-World-cover.jpg|200px|right|thumb|Capa do livro de Joshua Slocum]]
'''Joshua Slocum''' ([[Nova Escócia]], [[20 de fevereiro]] de [[1844]] – Desaparecido no mar em data próxima a [[14 de novembro]] de [[1909]]) foi um marinheiro, escritor e aventureiro, cidadão dos [[Estados Unidos da América]], embora nascido no [[Canadá]]. Escreveu livros sobre suas aventuras e se notabilizou por ser o primeiro a velejar em solitário ao redor do mundo.


VISITE MEU WEBSITE
==Infância e começo de carreira==


http://www.sityeofadown.com
Josua foi o quinto filho de John e Sara Jane Slocum, nascido na localidade de Wilmot, Nova Escócia, Canada. Saiu de casa aos doze anos para ser aprendiz de marinheiro com os pescadores na Baia de Fundy. Aos dezesseis navegou para a [[Inglaterra]] onde embarcou como marinheiro no navio ''Tanjore'', servindo nas rotas para o oeste, transportando carvão e cereais para [[São Francisco]], subindo na escala até se tornar chefe da tripulação. Em 1869, fixou residência nesta cidade, tornando-se cidadão americano. Finalmente em 1869, com 25 anos, ganhou o comando de uma escuna, navegando na rota [[Seatle]] – [[São Francisco]].

==Uma vida no mar==

Slocum passou a maior parte de sua vida no mar. Quando seu barco naufragou na costa do [[Brasil]] no ano de [[1887]], ele vendeu os salvados e construiu um barco de 35 pés chamado ''Liberdade'' (assim mesmo, em [[língua portuguesa]]), com o qual voltou com a família para [[Washington, DC]]. Em 1894 publicou seu primeiro livro, ''Viagem do Liberdade'' onde descreve esta aventura.

==Primeira circunavegação solitária==
[[Image:Spray.jpg|270px|left|thumb|O veleiro ''Spray'']]
Encontrava-se em [[Boston]] quando reformou um pesqueiro de 36,9 pés armado em ''sloop'' (um [[mastro]], uma [[vela]] grande e uma [[genoa]] avante) batizado ''Spray''. Em [[24 de abril]] de [[1895]] partiu de Boston para só retornar em [[27 de junho]] de [[1898]], ancorando em [[Newport]], tendo dado a volta ao mundo sozinho, uma distancia de 74.000 km, em pouco mais de três anos. Tinha reformado o barco, agora armado em ''yawl'' (um mastro maior avante e um menor atrás), após enfrentar problemas no [[Estreito de Magalhães]].

Em [[1899]], descreveu sua viagem no livro ''Sailing Alone Around the World'' (Navegando solitário ao redor do mundo),publicado em [[1900]], um livro de sucesso instantaneo, hoje considerado um clássico da [[literatura]] de viagens. É uma maravilhosa aventura da idade das viagens a vela e serviu de inspiração para muitos que vieram depois.

==Navegando em solitário==

Não podendo contar com equipamentos eletrônicos ou [[leme]]s de [[vento]], comuns hoje em dia mas inexistentes na época, Slocum utilizava um conjunto composto por [[cabo]]s e [[polia]]s para controlar o leme e manter o barco sempre alinhado no vento, uma vez que não podia alternar turnos com companheiros de viagem. Um lado da cana do leme era amarrado à escota da genoa e o outro no cabo da vela grande, com o auxilio de polias corretamente colocadas. Podia então dormir por breves períodos ou cuidar do restante do barco sem ter que permanecer ao leme todo o tempo. Dependendo do lado em que o vento variava, alterava diferentemente uma das velas, que pelo cabo atado ao leme, corrigiam a posição e evitavam que o barco virasse. Solução simples e engenhosa que aprendera com antigos pescadores, do tempo em que todos os barcos eram à vela.

==Desaparecimento==

Em novembro de [[1909]], Joshua Slocum foi visto pela ultima vez saindo pelo [[Rio Orinoco]] no ''Spray'', tendo desaparecido. Presumiu-se que tenha naufragado por uma colisão com uma baleia ou outro barco maior. Foi declarado legalmente morto em 1924.

=={{Link externo}}==

* {{en}} [http://www.gutenberg.org/author/Joshua+Slocum Livros no Projeto Gutemberg]
* {{en}} [http://www.joshuaslocumsocietyintl.org/ Sociedade Joshua Slocum]
* [http://www.nautica.com.br/colunas/viewcoluna.php?id=18 Nautica.com]

[[Categoria:Velejadores]]
[[ Categoria:Escritores dos Estados Unidos da América]]




[[bg:Джошуа Слоукъм]]
[[de:Joshua Slocum]]
[[en:Joshua Slocum]]
[[fi:Joshua Slocum]]
[[fr:Joshua Slocum]]
[[it:Joshua Slocum]]
[[pl:Joshua Slocum]]
[[sv:Joshua Slocum]]

Revisão das 10h03min de 17 de junho de 2007

SYTE OF A DOWN COMANDA!!!

VISITE MEU WEBSITE

http://www.sityeofadown.com