Jan van Riebeeck: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Correcting link
STBot~ptwiki (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: id:Jan van Riebeeck
Linha 18: Linha 18:
[[es:Jan van Riebeeck]]
[[es:Jan van Riebeeck]]
[[fr:Jan van Riebeeck]]
[[fr:Jan van Riebeeck]]
[[id:Jan van Riebeeck]]
[[ms:Jan van Riebeeck]]
[[ms:Jan van Riebeeck]]
[[nl:Jan van Riebeeck]]
[[nl:Jan van Riebeeck]]

Revisão das 16h00min de 10 de julho de 2007

Jan van Riebeeck
Jan van Riebeeck

Johan Anthoniszoon "Jan" van Riebeeck (Culemborg, Holanda, 21 de Abril de 1619Batavia, actual Jakarta, 18 de Janeiro de 1677) foi um administrador colonial holandês.

Jan van Riebeeck começou a trabalhar em 1639 para a Companhia Holandesa das Índias Orientais (também conhecida pela sigla VOC) e ocupou vários postos, o mais importante dos quais foi o de chefe da sucursal da companhia em Tonkin, no Vietnam, mas foi afastado desse posto quando se descobriu que ele estava a fazer comércio para seu próprio benefício.

No entanto, ele ficou conhecido como fundador da Cidade do Cabo, onde ele chegou a 6 de Abril de 1652 e começou a fortificar como forma de apoio às frotas da VOC que ali se abasteciam na sua rota entre a Holanda e as Índias Orientais Holandesas (actual Indonésia) . O forte inicial era feito de argila e madeira e tinha 4 torreões – não deve ser confundido com o actual Castelo da Cidade do Cabo, que só foi construído mais tarde, tem 5 torreões e é feito de tijolos, pedra e cimento.

Van Riebeeck foi comandante da guarnição da Cidade do Cabo entre 1652 e 1662 e, durante o seu mandato iniciou-se a colonização da região vizinha. Ele também registou a primeira descoberta dum cometa na África do Sul, o C/1652 Y1, a 17 de Dezembro de 1652.