Tratado de Santo Ildefonso (1796): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Tumnus (discussão | contribs)
m {{Wikificar}}
Gabbhh (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:
O '''Tratado de Santo Ildefonso de 1796''' é um [[tratado]] bilateral firmado em [[18 de agosto]] daquele ano por [[Espanha]] e [[França]] em seguida à assinatura, em [[1795]], da [[Paz de Basiléia]]. Pelo tratado de [[1796]], ambas as Partes obrigavam-se à defesa e ataque mútuo contra a [[Inglaterra]] que, àquela altura, ameaçava a frota espanhola em suas viagens à [[América]].
{{Wikificar}}

A França queria romper a aliança anglo-portuguesa para poder fechar os portos portugueses ao comércio britânico, para isso pressionava a Espanha a invadir Portugal. Não foi outra a intenção do Segundo Tratado de Santo Ildefonso assinado sigilosamente entre a França e a Espanha, concluído em agosto de 1796, pelo qual esta última declarou guerra à Inglaterra a 8 de Outubro.
Com o acordo, a França tinha por propósito romper a aliança luso-inglesa de modo a fechar os portos portugueses ao comércio britânico.

== {{Ligações externas}} ==

*[http://es.wikisource.org/wiki/Tratado_de_San_Ildefonso_entre_Espa%C3%B1a_y_Francia_-_1796 Texto do segundo tratado de Santo Ildefonso (em espanhol)].

[[categoria:Tratados]]
[[categoria:História da Espanha]]
[[categoria:História da França]]
[[categoria:História de Portugal]]

[[en:Second Treaty of San Ildefonso]]
[[es:Tratados de San Ildefonso]]

Revisão das 15h48min de 21 de setembro de 2007

O Tratado de Santo Ildefonso de 1796 é um tratado bilateral firmado em 18 de agosto daquele ano por Espanha e França em seguida à assinatura, em 1795, da Paz de Basiléia. Pelo tratado de 1796, ambas as Partes obrigavam-se à defesa e ataque mútuo contra a Inglaterra que, àquela altura, ameaçava a frota espanhola em suas viagens à América.

Com o acordo, a França tinha por propósito romper a aliança luso-inglesa de modo a fechar os portos portugueses ao comércio britânico.

Ligações externas